Jump to content

Calopsita Idosa


FernandesFernandes

Posts Recomendados

Oi gente, sou nova no fórum, tenho uma calopsita que já é idosa. Chama Ariel, e eu sei que é um macho, mas como passei minha vida toda chamando de Ariel vou continuar chamando no feminino aqui. Enfim, cresci com ela mas nunca fui a cuidadora principal, meu pai foi o responsável e só agora comecei a pesquisar mais sobre o cuidado e manejo de uma calopsita e queria dar um bom finalzinho de vida para minha companheira, e estava pensando em procurar um parceiro para ela. Como eu ganhei ela bem novinha imagino que tenha no mínimo 16 anos.

Vocês recomendam uma fêmea ? Se eles acabarem cruzando a idade da Ariel pode prejudicar os filhotes? Além disso, é uma ave que não parece ser infeliz, ela come bem, canta o tempo todo, é bem mansinha e ativa. 

20231221_134854 (1).jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

É bom ter uma compania, especialmente ele q nunca pôde aproveitar isto, e eles são aves de bando. Agora, antes de juntar qualquer ave, vc deve fazer quarentena de 40 dias em gaiolas separadas para evitar trazer qualquer doença para sua ave que ja esta em casa. Não subestime esta recomendação, pois ja vi pessoas perderem aves por trazer ave nova, ou ave de conhecido para passar um tempo em casa e em poucos dias as aves novas contaminarem as outras. Uma quarentena antes te permitirá ver se realmente as aves estao saudáveis antes de juntá-los. Lembrando tbm que o comportamento deles pode mudar, e eles podem aceitar ou não a nova ave, mas só vai saber após juntar. Use o periodo de quarentena para aproxima-los aos poucos à distancia.

Eu tenho uma ave de 19 anos, ele está na terceira idade das aves, mas espero que viva pelo menos ate os 25, vou fazer o possivel para isto. Ele tem 19 anos mas nao esta muito diferente de quando tinha 10 anos, parece o mesmo adultinho saudável de sempre.

De qualquer forma, segue as orientações de alimentação abaixo. É sempre recomendável que a ração extrusada seja a base alimentar das calopsitas, mas como ele ja viveu quase a vida toda provalvelmente comendo sementes e ja esta na terceira idade, recomendo que apenas adicione a ração extrusada em comedouro extra, pra ele ter a opção de comer se quiser, mas mantenha em paralelo a dieta atual q ele tem. Não faça mudanças bruscas e rápidas, mas caso ele aceite a ração, a saúde dele deve melhorar, vai limpar o figado do excesso de gordura das sementes. Recomendo ar ação Megazoo PM13 q costuma ter facil aceitação por ter grãos bem miudinhos, mas a Nutropica tbm é uma das melhores opções. Os alimentos impróprios vc pode cortar e fornecer sempre verduras, legumes e frutas saudáveis.

menor qualidade.jpg

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...