manuecalopsita Postado 3 de Janeiro Compartilhar Postado 3 de Janeiro Olá, esse é meu primeiro tópico Eu nunca alimentei um filhote de ave, e depois de pesquisar bastante decidi adquirir um filholte de calopsita. ha dois dias atrás eu comprei uma calopsita filhote que ainda estava no ninho, o criador me disse que ela tem aproximadamente 25 dias(ja esta com praticamente 100% das penas), ontem comecei a alimentar e ela não estranhou quase nada, só um pouco no início e depois ela comia até fazendo arte, então ontem eu alimentei ela 4 vezes no dia de 4 em 4 horas. Já hoje de manhã quando fui dar a papinha(umas 6 horas) ela comeu com muita vontade no início, mas logo fechou o bico e não queria comer mais, daí eu comecei a me desesperar até porque para mim isso não era normal,mandei mensagem para o criador e ele disse para eu forçar porque ela não pode ficar com fome, mas não teve jeito fui terminar de dar papinha pra ela umas 8 horas aí decidi não forçar mais para ela comer no próximo horário(10h) que foi a mesma coisa de antes,ela só comeu no início, e a papinha durou só 2 horas até o papo esvaziar e eu tive que alimentar ela meio dia(ela comeu pouco também) não sei se estou fazendo algo de errado e queria saber se por causa dessas circunstâncias eu poderia diminuir o intervalo que dou comida para ele e queria saber também se devo procurar um veterinário. também quero aproveitar para perguntar: qual a consistencia ideal da papinha? como saber se o papo está vazio?? E como saber quando o papo está cheio? Já posso começar a introduzir agua e sementes?? Gente eu tô tão medrosa e tão preocupada com essa fofurinha que vcs não tem ideia de 3 em 3 minutos eu olho na gaiola para ver se ela está bem e viva se puderem me ajudar eu agradeço infinitamente Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Mitchel Postado 3 de Janeiro Solução Compartilhar Postado 3 de Janeiro (editado) qual a consistencia ideal da papinha? Consistencia de yogurte. como saber se o papo está vazio?? Vc ve se o papo esta vazio olhando pra ele mesmo.Já posso começar a introduzir agua e sementes?? O alimento recomendado pelos veterinários para calopsitas quando elas saem da papa é a ração extrusada, e não o mix de sementes. Mix de sementes é alimento desbalanceado e gorduroso, que deve ser fornecido como petisco (1 colher de chá por dia ou fornecimento algumas vezes na semana). O alimento base das calopsitas é uma ração extrusada, oq fica nos comedouros pro resto da vida delas é a ração, e não o mix de sementes. As melhores rações são a Megazoo PM13 ou a Nutrópica Extrusado Natural. Acho a Megazoo melhor para filhotes por ter grãos mais miudinhos. Se o criador te forneceu informações para dar sementes para sua ave, saiba que isto é contra oq os veterinarios de exóticos recomendam, recomendo seguir a dieta base de ração extrusada, vou colocar um informativo alimentar abaixo. Uma dieta com base em uma boa ração extrusada como alimento principal, usando sementes e alimentos naturais como complemento, é a dieta de maior qualidade q vc pode fornecer pra garantir a saúde de sua ave. Com 30 dias de vida vc ja pode deixar um comedouro com ração extrusada para sua ave começar a bicar e se interessar pela ração, mas vc deve continuar fornecendo papinha até ela comer o suficiente da ração por conta própria e abandonar a papinha por vontade própria (oq deve ocorrer entre 45 e 60 dias se vc iniciar cedo a introdução da ração). Segue tbm uma tabela de papinha por dia de vida para para referencia, mas veja q vc pode fazer adaptações para sua ave, nao é necessário seguir absolutamente como esta escrito, é apenas para ter noção de valores proximos recomendados de papinha, mas vc pode fazer ajustes, fornecer um pouco menos se perceber que a ave ja esta saciada e se estiver se desenvolvendo bem. Iniciando a ração logo aos 30 dias de vida, ela logo estará se alimentando por conta própria e vc pode reduzir o fornecimento de papinha conforme ela for comendo o suficiente da ração por conta própria. Editado 3 de Janeiro por Mitchel 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
manuecalopsita Postado 3 de Janeiro Autor Compartilhar Postado 3 de Janeiro 1 hora atrás, Mitchel disse: qual a consistencia ideal da papinha? Consistencia de yogurte. como saber se o papo está vazio?? Vc ve se o papo esta vazio olhando pra ele mesmo.Já posso começar a introduzir agua e sementes?? O alimento recomendado pelos veterinários para calopsitas quando elas saem da papa é a ração extrusada, e não o mix de sementes. Mix de sementes é alimento desbalanceado e gorduroso, que deve ser fornecido como petisco (1 colher de chá por dia ou fornecimento algumas vezes na semana). O alimento base das calopsitas é uma ração extrusada, oq fica nos comedouros pro resto da vida delas é a ração, e não o mix de sementes. As melhores rações são a Megazoo PM13 ou a Nutrópica Extrusado Natural. Acho a Megazoo melhor para filhotes por ter grãos mais miudinhos. Se o criador te forneceu informações para dar sementes para sua ave, saiba que isto é contra oq os veterinarios de exóticos recomendam, recomendo seguir a dieta base de ração extrusada, vou colocar um informativo alimentar abaixo. Uma dieta com base em uma boa ração extrusada como alimento principal, usando sementes e alimentos naturais como complemento, é a dieta de maior qualidade q vc pode fornecer pra garantir a saúde de sua ave. Com 30 dias de vida vc ja pode deixar um comedouro com ração extrusada para sua ave começar a bicar e se interessar pela ração, mas vc deve continuar fornecendo papinha até ela comer o suficiente da ração por conta própria e abandonar a papinha por vontade própria (oq deve ocorrer entre 45 e 60 dias se vc iniciar cedo a introdução da ração). Segue tbm uma tabela de papinha por dia de vida para para referencia, mas veja q vc pode fazer adaptações para sua ave, nao é necessário seguir absolutamente como esta escrito, é apenas para ter noção de valores proximos recomendados de papinha, mas vc pode fazer ajustes, fornecer um pouco menos se perceber que a ave ja esta saciada e se estiver se desenvolvendo bem. Iniciando a ração logo aos 30 dias de vida, ela logo estará se alimentando por conta própria e vc pode reduzir o fornecimento de papinha conforme ela for comendo o suficiente da ração por conta própria. Muitíssimo obrigada Confesso que eu estava perdida, não sabia que tinha que oferecer ração extrusada, já vou providenciar!! A ave voltou a comer normalmente acho que ele tinha estranhado um pouco E tenho uma pergunta, aqui na minha cidade está um clima bem chuvoso e úmido e eu vi uns vídeos falando que podia dar fungo no papo da ave,e eu apenas reforcei a higiene. Quais seriam outros cuidados que eu poderia tomar? Ah e onde você recomenda que a ave dessa idade fique?? Ela está em uma gaiola um pouco grande por enquanto Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.