Jump to content

Calopsita filhote comendo pouco/dúvidas


manuecalopsita
Ir para a solução Resolvido por Mitchel,

Posts Recomendados

Olá, esse é meu primeiro tópico

Eu nunca alimentei um filhote de ave, e depois de pesquisar bastante decidi adquirir um filholte de calopsita.

ha dois dias atrás eu comprei uma calopsita filhote que ainda estava no ninho, o criador me disse que ela tem aproximadamente 25 dias(ja esta com praticamente 100% das penas), ontem comecei a alimentar e ela não estranhou quase nada, só um pouco no início e depois ela comia até fazendo arte, então ontem eu alimentei ela 4 vezes no dia de 4 em 4 horas.

Já hoje de manhã quando fui dar a papinha(umas 6 horas) ela comeu com muita vontade no início, mas logo fechou o bico e não queria comer mais, daí eu comecei a me desesperar até porque para mim isso não era normal,mandei mensagem para o criador e ele disse para eu forçar porque ela não pode ficar com fome, mas não teve jeito fui terminar de dar papinha pra ela umas 8 horas aí decidi não forçar mais para ela comer no próximo horário(10h) que foi a mesma coisa de antes,ela só comeu no início, e a papinha durou só 2 horas até o papo esvaziar e eu tive que alimentar ela meio dia(ela comeu pouco também) 

não sei se estou fazendo algo de errado e queria saber se por causa dessas circunstâncias eu poderia diminuir o intervalo que dou comida para ele e queria saber também se devo procurar um veterinário.

também quero aproveitar  para perguntar:

qual a consistencia ideal da papinha?

como saber se o papo está vazio??

E como saber quando o papo está cheio?

Já posso começar a introduzir agua e sementes??

Gente eu tô tão medrosa e tão preocupada com essa fofurinha que vcs não tem ideia😭😭 

de 3 em 3 minutos eu olho na gaiola para ver se ela está bem e viva

se puderem me ajudar eu agradeço infinitamente🙏🙏

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

qual a consistencia ideal da papinha?
Consistencia de yogurte.

como saber se o papo está vazio??
Vc ve se o papo esta vazio olhando pra ele mesmo.

Já posso começar a introduzir agua e sementes??
O alimento recomendado pelos veterinários para calopsitas quando elas saem da papa é a ração extrusada, e não o mix de sementes. Mix de sementes é alimento desbalanceado e gorduroso, que deve ser fornecido como petisco (1 colher de chá por dia ou fornecimento algumas vezes na semana). O alimento base das calopsitas é uma ração extrusada, oq fica nos comedouros pro resto da vida delas é a ração, e não o mix de sementes. As melhores rações são a Megazoo PM13 ou a Nutrópica Extrusado Natural. Acho a Megazoo melhor para filhotes por ter grãos mais miudinhos. Se o criador te forneceu informações para dar sementes para sua ave, saiba que isto é contra oq os veterinarios de exóticos recomendam, recomendo seguir a dieta base de ração extrusada, vou colocar um informativo alimentar abaixo. Uma dieta com base em uma boa ração extrusada como alimento principal, usando sementes e alimentos naturais como complemento, é a dieta de maior qualidade q vc pode fornecer pra garantir a saúde de sua ave.
Com 30 dias de vida vc ja pode deixar um comedouro com ração extrusada para sua ave começar a bicar e se interessar pela ração, mas vc deve continuar fornecendo papinha até ela comer o suficiente da ração por conta própria e abandonar a papinha por vontade própria (oq deve ocorrer entre 45 e 60 dias se vc iniciar cedo a introdução da ração).
 

menor qualidade.jpg

alimento-extrusada-pm-13-350-g-1616597466415.jpg

Alimentos Naturais para Calopsitas.png

Segue tbm uma tabela de papinha por dia de vida para para referencia, mas veja q vc pode fazer adaptações para sua ave, nao é necessário seguir absolutamente como esta escrito, é apenas para ter noção de valores proximos recomendados de papinha, mas vc pode fazer ajustes, fornecer um pouco menos se perceber que a ave ja esta saciada e se estiver se desenvolvendo bem. Iniciando a ração logo aos 30 dias de vida, ela logo estará se alimentando por conta própria e vc pode reduzir o fornecimento de papinha conforme ela for comendo o suficiente da ração por conta própria.

tabela papinha.jpeg

Editado por Mitchel
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Mitchel disse:

qual a consistencia ideal da papinha?
Consistencia de yogurte.

como saber se o papo está vazio??
Vc ve se o papo esta vazio olhando pra ele mesmo.

Já posso começar a introduzir agua e sementes??
O alimento recomendado pelos veterinários para calopsitas quando elas saem da papa é a ração extrusada, e não o mix de sementes. Mix de sementes é alimento desbalanceado e gorduroso, que deve ser fornecido como petisco (1 colher de chá por dia ou fornecimento algumas vezes na semana). O alimento base das calopsitas é uma ração extrusada, oq fica nos comedouros pro resto da vida delas é a ração, e não o mix de sementes. As melhores rações são a Megazoo PM13 ou a Nutrópica Extrusado Natural. Acho a Megazoo melhor para filhotes por ter grãos mais miudinhos. Se o criador te forneceu informações para dar sementes para sua ave, saiba que isto é contra oq os veterinarios de exóticos recomendam, recomendo seguir a dieta base de ração extrusada, vou colocar um informativo alimentar abaixo. Uma dieta com base em uma boa ração extrusada como alimento principal, usando sementes e alimentos naturais como complemento, é a dieta de maior qualidade q vc pode fornecer pra garantir a saúde de sua ave.
Com 30 dias de vida vc ja pode deixar um comedouro com ração extrusada para sua ave começar a bicar e se interessar pela ração, mas vc deve continuar fornecendo papinha até ela comer o suficiente da ração por conta própria e abandonar a papinha por vontade própria (oq deve ocorrer entre 45 e 60 dias se vc iniciar cedo a introdução da ração).
 

menor qualidade.jpg

alimento-extrusada-pm-13-350-g-1616597466415.jpg

Alimentos Naturais para Calopsitas.png

Segue tbm uma tabela de papinha por dia de vida para para referencia, mas veja q vc pode fazer adaptações para sua ave, nao é necessário seguir absolutamente como esta escrito, é apenas para ter noção de valores proximos recomendados de papinha, mas vc pode fazer ajustes, fornecer um pouco menos se perceber que a ave ja esta saciada e se estiver se desenvolvendo bem. Iniciando a ração logo aos 30 dias de vida, ela logo estará se alimentando por conta própria e vc pode reduzir o fornecimento de papinha conforme ela for comendo o suficiente da ração por conta própria.

tabela papinha.jpeg

Muitíssimo obrigada🙏🙏

Confesso que eu estava perdida, não sabia que tinha que oferecer ração extrusada, já vou providenciar!!

A ave voltou a comer normalmente acho que ele tinha estranhado um pouco

E tenho uma pergunta, aqui na minha cidade está um clima bem chuvoso e úmido e eu vi uns vídeos falando que podia dar fungo no papo da ave,e eu apenas reforcei a higiene.

Quais seriam outros cuidados que eu poderia tomar?

Ah e onde você recomenda que a ave dessa idade fique??

Ela está em uma gaiola um pouco grande por enquanto

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...