Jump to content

Fêmea arrancando penas dos filhotes


debora
Ir para a solução Resolvido por Cristianne rodrigues,

Posts Recomendados

Pessoal, estou preocupada, a minha calopsita fêmea está arrancando as penas dos filhotes! Eles têm 26 dias... E não comem sozinhos ainda pra eu separar eles... Alguém tem alguma idéia do que eu possa fazer? Ela alimenta eles normalmente, o macho esta com o comportamento normal, alimenta normal, porém, não sei como proceder com a fêmea e os filhotes... Tadinhos, estão ficando horríveis =/

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola Debora!! Aconteceu a mesma coisa comigo..mas no caso o meu macho (pai) que estava arrancando as penas dos filhotes...tive que retira-los e eu mesma cria-los com papinha, pois ele já estava maltratando os filhotes...estavam ficando tudo depenados, tadinhos, rsrs Conversando com diversas pessoas e grupos deram muitos motivos do pq desse comportamento, mas, no fundo o que me ajudou foi separa-los..agora vai de vc, da sua disponibilidade..pq o processo exige muita paciencia, carinho e amor!! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @debora, geralmente o pai ou a mãe começam a arrancar penas dos filhotes quando querem iniciar nova postura, então fazem isso para expulsar os filhotes do ninho, O que vc pode fazer é retirar o ninho e colocar os filhotes em uma caixa no fundo da gaiola, pode ser o próprio nino, só que sem a tampa, se essa for a única causa da agressão da mãe, (botar novamente) isso ajudará a parar, agora, se mesmo fazendo isso ela continuar com a agressão, aí vc terá que intervir, e alimentar vc mesma esses filhotes. Pois com o tempo, o arranque pode se transformar em agressão pior e até a morte dos filhotes. Boa sorte.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Muitas das vezes esse comportamento é causado pelo estresse que o passaro vive no período de postura, pois é muito desgastante para eles. Tente tirar um pouco dessa carga que ela está vivendo com eles ajudando na alimentação dos filhotes oferecendo papinha. Se persistir separe eles, pois já estão grandinhos e poderão ser alimentados com papinha. Você poderá de vez em quando colocar eles junto com os pais para ver se diminuiu a agressão e continuar alimentando eles com papa. Eu não deixaria junto com a mãe, pois eles sofrem com as agressões dela tirando as penas, pois é dolorido e eles são indefesos e não sabem reclamar.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Fulvia, @Sueli Caciatori, @Célia Maia... Obrigada gente... como minha vida é um tanto corrida, quem me ajuda cuida dos bebês e dos pais é minha mãe, esta semana nesses dias críticos eu não estava em casa, apenas minha mãe, e ela não consegue dar papinha pra eles (tem medo e eles não comem) :S ai testamos assim, deixamos os filhotes na gaiola com o pai, colocamos o ninho no fundo, e trocamos a mãe de gaiola, ai quando eles começam pedir comida, minha mãe colocava a fêmea na gaiola de novo, ela ajuda o macho a alimenta-los sem agredi-los, eles dão comida e a fêmea é colocada novamente na gaiola separada... Será que estamos fazendo a coisa certa?

Os pais os alimentam, porém não sei se é suficiente o que eles dão? eles não pedem mais, mas noto que eles não fazem muito papo, as vzs é muito pouquinho... 

Eu sou um pouco insegura com as papinhas dadas em seringa, pois morro de medo que estagne o papo =/ também nunca sei qual eh a temperatura da papinha, deixo ela morna, mas quando coloco na seringa percebo que já esfriou, ai sempre dou a papinha com muiiiita insegurança =/ 

Estou meio sem saber como proceder, pois como não estou sempre em casa, tenho medo que eles passem fome =/

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa ,Débora , que situação difícil , tenta retirar o ninho e colocar eles em uma caixa ou até mesmo um pote plástico , se vc ficar em casa final  de semana deixa a mãe com eles e observa pra ver se ela vai mudar de comportamento . Eu também tenho as mesmas dúvidas em relação a papinha .

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Cristianne rodrigues nem me fale :( quando minha mãe me contou por telefone fiquei desesperada, agora estou em casa e a mãe esta na gaiola com os filhotes, mas eles não ficam 1 minuto se quer com ela sem que eu esteja observando, se ela chega perto deles, que não seja pra dar comida, eu já estou perto chamando atenção dela, e ela se afasta, ai durante a noite, eu separo ela, é triste, mas não da pra brincar e deixar ela junto que ela se aproveita da situação durante a noite... 

E o pai sozinho não vence dar comida pra eles, precisa da ajuda dela, que felizmente ela ajuda sim a dar comida... já que sou tão insegura com a questão da papinha... outra duvida que tenho é que dizem que não se deve administrar a papinha quando ainda resta comida que os pais deram no papo... ai toda vez que eles gritam de fome, e quero ajudar com a papinha, eles ainda tem alguma coisinha no papo, mesmo que minima =/ tenho medo de fazer alguma coisa que prejudique eles

aff, não tá fácil kkk passei o sabado todo ao redor deles, tadinhos...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Complicado demais , ontem um veterinário especializado em aves exóticas veio aqui em casa para uma consulta em todos , e ele falou que graças a Deus estão todos ótimos , só o pai ( Otelo ) está um pouco magrinho mas ele falou que está dentro da normalidade por ele estar alimentando os filhotes bem mais que a fêmea . Passou uma vitamina pra ele por 15 dias . E também pediu pra ficar de olho no tratamento dos pais com os filhotes ,deve ser algo do tipo que está acontecendo com os seus netinhos que ele estava se referindo . Vou ficar de olhos abertos . Ontem o mais velho conseguiu sair do ninho sozinho pela primeira vez e já está craque hoje ..rsrsrs . Não sei como mas ele só desce e sobe pela escadinha e nem caiu .... Uma graça .

20151128_125926.jpg

20151128_125825.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Cristianne rodrigues Meu Deus que lindooooos! *-*:x:x

Eu estou tão triste, pois na minha cidade não existe nenhum veterinário especializado em aves =/ e os que tem de cachorro e gato, não entendem absolutamente nada, só sabem receitar avitrin pras aves... qualquer coisa que possam ter, receitam avitrin >:( e o lugar mais próximo que tem veterinário de aves, fica 80 km daqui... me sinto tão insegura, pois se chega acontecer alguma coisa aqui, não sei pra onde correr :( não é fácil morar no fim do mundo kkkk

os meus bebês que sobem em cima da casinha e pulam no poleiro? hahahaha... um até ensaia uns saltos de um poleiro pra outro, sem contar que já remexem nas sementes e na farinhada... porém ainda não conseguem comer... hj a tarde, estava a mãe e os 2 filhotes, que são iguais a ela, próximos enquanto eu os observava... e eles são iguais hahaha os 3, é dificil identificar de longe!!! =D já estão enormes! estou torcendo para que aprendam a comer logo, já que estou com esse problema =/

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa , Débora , os seus também estão levados ..rsrsrs . Posta fotos deles ! Tomara que eles possam começar a comer logo pra vc ficar mais tranquila . Muito preocupante mesmo esse negócio de não ter veterinário ai ,encontrei um excelente que ainda por cima vem em casa . Me passou seu WhatsApp e se colocou à disposição pra qualquer emergência . 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...