Jump to content

Alimentação de Recém-nascido


Jasbinschek

Posts Recomendados

Boa tarde,

Minha calopsita recentemente colocou 4 ovos e 3 deles já nasceram, o primeiro filhote (nascido sábado passado 11/04) já está abrindo os olhos.

Notei que o pai e a mãe cuidam dos filhotes desde o primeiro dia e o papo deles está sempre cheio, só que o último filhote, que é bem menor que os outros, não está sendo alimentado, percebi que nunca ouvi ele reclamar de fome e notei que o papo dele tá vazio.
Os dois maiores tentam ocupar o espaço do pequeno, os dois maiores estão de papo cheio e o menor está de papo vazio.

Primeira dúvida: eu posso tocar nos filhotes? ou a calopsita deixa de cuidar se eu fizer isso?
Segunda dúvida: o que eu posso fazer? to com medo do filhote mais novo morrer.

Grato.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde,

Minha calopsita recentemente colocou 4 ovos e 3 deles já nasceram, o primeiro filhote (nascido sábado passado 11/04) já está abrindo os olhos.

Notei que o pai e a mãe cuidam dos filhotes desde o primeiro dia e o papo deles está sempre cheio, só que o último filhote, que é bem menor que os outros, não está sendo alimentado, percebi que nunca ouvi ele reclamar de fome e notei que o papo dele tá vazio.
Os dois maiores tentam ocupar o espaço do pequeno, os dois maiores estão de papo cheio e o menor está de papo vazio.

Primeira dúvida: eu posso tocar nos filhotes? ou a calopsita deixa de cuidar se eu fizer isso?
Segunda dúvida: o que eu posso fazer? to com medo do filhote mais novo morrer.

Grato.

​boa noite Jasbinschek, evite ao máximo mexer nos filhotes para que os pais não os rejeitem, tive uma experiencia horrível quanto a isso na primeira ninhada, mexíamos muito no ninho e nos filhotes... acabou que perdemos todos... no seu caso fique só monitorando, só mexa se for realmente necessário. 

a segunda dúvida... vc pode alimenta-lo na mão, após alimenta-lo devolva ele pro ninho....tem papinhas para recém nascidos (eu uso da Alcon) e usando uma seringa com a ponta especial (vc compra em casas de ração e pet shop) vc alimenta ele. só tenha bastante cuidado para não feri-lo. 

Editado por Renato de Freitas
Link para compartilhar
Share on other sites

Dos 3 ovinhos nasceram 2 e o segundo filhote morreu no segundo dia. Com 20 dias a fêmea apareceu morta e o pai continuou tratando até que começou a judiar do filhote, com 28 dias. Desde então tirei do pai e trato na mão, está se desenvolvendo muito bem, hoje com 31 dias. Sempre coloco perto do pai, com supervisão minha, mas ele ainda tema em bicar nele, mas vou insistindo par reaproximá-los. Gostaria de saber com que idade devo começar a ensinar a comer sozinho e tirar da caixinha e colocar na gaiola. Minha gaiola fica aberta e são soltos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Vc pode pegar esse filhote menor que ñ está sendo alimentado e dar um pouquinho de papinha e colocá-lo no ninho novamente pra ver se os pais cuidam. o que ñ pode é deixar ele ficar sem comida por muito tempo, senão enfraquece e morre.

Vá fazendo essa manobra sempre que notar que ele está com o papo vazio, mais não lota muito o papo dele ñ, pq senão ele ñ pede comida pros pais.

Cuidado com a temperatura da papinha e tb com a consistência, de a papa mais ralinha, pois ele ta novinho, e faça pouquinho, só o que ele for comer, e o que sobrar jogue fora.

Link para compartilhar
Share on other sites

Vc pode pegar esse filhote menor que ñ está sendo alimentado e dar um pouquinho de papinha e colocá-lo no ninho novamente pra ver se os pais cuidam. o que ñ pode é deixar ele ficar sem comida por muito tempo, senão enfraquece e morre.

Vá fazendo essa manobra sempre que notar que ele está com o papo vazio, mais não lota muito o papo dele ñ, pq senão ele ñ pede comida pros pais.

Cuidado com a temperatura da papinha e tb com a consistência, de a papa mais ralinha, pois ele ta novinho, e faça pouquinho, só o que ele for comer, e o que sobrar jogue fora.

​Eu tenho medo dos pais rejeitarem os outros filhotes se eu fizer isso, não existe esse risco?

Link para compartilhar
Share on other sites

Pode pegar!

Afinal vc vai ter que mexer com eles pra fazer a limpeza no ninho.

Eu sempre mexi com os meus e nunca tive problemas. Aqui em casa sempre nascia seis na ninhada, e as vezes um ficava sem comida, e eu ajuda pouquinho, e essa era a rotina, observar e ajudar se necessário.

Link para compartilhar
Share on other sites

Vc pode pegar esse filhote menor que ñ está sendo alimentado e dar um pouquinho de papinha e colocá-lo no ninho novamente pra ver se os pais cuidam. o que ñ pode é deixar ele ficar sem comida por muito tempo, senão enfraquece e morre.

Vá fazendo essa manobra sempre que notar que ele está com o papo vazio, mais não lota muito o papo dele ñ, pq senão ele ñ pede comida pros pais.

Cuidado com a temperatura da papinha e tb com a consistência, de a papa mais ralinha, pois ele ta novinho, e faça pouquinho, só o que ele for comer, e o que sobrar jogue fora.

​Eu tenho medo dos pais rejeitarem os outros filhotes se eu fizer isso, não existe esse risco?

​como a Rosii disse, vc vai ter que mexer neles alguma hora, para poder limpar o ninho e tal... quando eu disse que mexia muito no ninho e nos filhotes eu me referi a mexer mesmo....toda hora ia lá e colocava a mão... pegava o filhote, tirava foto... limpava o ninho toda hora... isso sim, está errado. 

A minha última ninhada foi um sucesso, quase não mexíamos no ninho, somente pra limpeza e ajudando o mais novo na alimentação.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá pessoal!!! sou novo aqui, tenho um casal de calopsita e  filhotes , um dos filhotes foi excluído da ninhada,  estou tratando na seringa com CC albium minha dúvida é que provalmente eu exagerei na quantidade de papa, percebo que o filhote está defecando normalmente e sem cheiro, mais ele não sente fome.

agora a pouco fui verificar o papo e ainda tinha vestígios de papa, e a ultima refeição dele foi as 15:00 de hoje, resolvi não dar mais até ele esvaziar completamente.Que mais devo fazer?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá pessoal!!! sou novo aqui, tenho um casal de calopsita e  filhotes , um dos filhotes foi excluído da ninhada,  estou tratando na seringa com CC albium minha dúvida é que provalmente eu exagerei na quantidade de papa, percebo que o filhote está defecando normalmente e sem cheiro, mais ele não sente fome.

agora a pouco fui verificar o papo e ainda tinha vestígios de papa, e a ultima refeição dele foi as 15:00 de hoje, resolvi não dar mais até ele esvaziar completamente.Que mais devo fazer?

 

​observe se há trânsito intestinal. Ou seja, verifique se a ave está evacuando. Ela tem que evacuar e esvaziar o papo, gradualmente. Se você encheu bem, vai demorar um pouco mais pra esvaziar. O ritmo de alimentação é ditado pelo ritmo de digestão.

Se você perceber que o papo não esvazia, procure um veterinário de aves urgente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ababei de retornar do Vet especializado em aves, e as noticias não são muito boas, existe um problema congênito no saco aéreo cervical foi realizado uma lavagem no papo para prevenir fungos,  já dei inicio ao tratamento com nistatina para o fluxo instestinal, AD TYL vitamina A e D para o saco aéreo se recompor ,bactrim ,plazil e ranitidina. e papa estou oferecendo um pouco mais liquida.

Se Deus quiser foi recupera-la, Grato pelas informações Balthazar.

Link para compartilhar
Share on other sites

É uma pena trazer essa notícia, mais o filhote não resistiu ao tratamento e veio a falecer as 09:30 da manhã.

é muito triste!

Realmente perder um filhote é uma sensação horrível. Lamento pela notícia mas como o Balthazar falou,  vc está de parabéns, fez tudo que estava ao seu alcance. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...