Jump to content

Sono excessivo e vômito esbranquiçado


timmy

Posts Recomendados

Olá pessoal, meu calopsito tem me deixado bem preocupada desde ontem! O relato é um pouco comprido mas me ajudem, por favor!

Ontem, estava tudo bem com ele pela manhã e ele estava bem alegre e cantando (meu irmão, pessoa favorita dele, estava aqui). Pela tarde, quando meu irmão foi trabalhar, o pequeno começou a apresentar muita sonolência e passou praticamente o dia inteiro dormindo. Pensamos que poderia ser por conta do clima aqui que deu uma esfriada, mas chegando a noite ele vomitou uma gosma branca semelhante a mingau! Já vi calopsita vomitando mas eram sempre sementes, já esse vômito branco era bem processado e denso, então comecei a chorar preocupada. Importante ressaltar também que ele mal comeu durante o dia.
Depois desse vômito ele deu uma leve animada, cantou um pouco e já parecia bem, dei umas gotas de água com boldo pra ele por precaução.
Hoje pela manhã ele parecia melhor, ainda mais recatado, mas um pouco melhor. Vi que durante a noite ele não comeu também, então peguei o pote onde guardo a comida dele e ele veio correndo animado mas quando coloquei, ele nem encostou. Pensei então que poderia ser um problema com essa comida, então compramos uma nova e aí sim ele comeu, mas não muito ainda. Hoje, não vomitou, mas novamente passou o dia inteiro dormindo.
Já cogitei ser o clima, ou muita dependência/saudade do meu irmão (apesar dele não ficar muito em casa, o timmy gosta mais dele do que de mim, que fico praticamente o dia aqui rsrs), a comida anterior ou intoxicação por algo que ele comeu e não vimos.
Sei que o recomendado é levar a ave ao veterinário, mas como aqui é cidade pequena, não há veterinários especializados em aves. Pra eu conseguir ir em um, teria que me deslocar pra cidades vizinhas, sem contar que estou sem condições de arcar com o valor da consulta no momento. Então se alguém puder me ajudar nisso, conseguir identificar ou me dar soluções pra essa situação, ficaria extremamente grata.
Tenho muito medo de perder ele, tive um anterior e infelizmente ele fugiu, isso já faz 3 anos mas meu coração ainda dói muito como no dia do acidente. :(

Editado por timmy
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, timmy disse:

Brazlândia - DF

Sugiro levar sua ave imediatamente na clinica Exotic Life de Brasília. Segue endereço abaixo:

Exotic Life: https://maps.app.goo.gl/LrveZCtyEFRDB6VS6

Alem disso, fornecer sempre ração extrusada de boas marcas como alimento base para sua calopsita (Megazoo PM13 ou Nutropica Extrusado Natural).

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Bom, galera, venho aqui trazer atualizações caso alguém se interesse/passe pela mesma situação.
Como eu mencionei no texto, não estava em condições de levar à clínica veterinária naquele momento (muito menos na Exotic Life, que é a mais distante daqui em comparação as existentes nas cidades vizinhas rsrs) apesar de entender completamente a necessidade e inclusive, ser grata pelo seu aconselhamento, Mitchel.
Enfim, como resolvemos isso afinal, né? Acontece que após aquele vômito, fiz uma pesquisa em peso pra ver o que seria viável pra ajudar meu pequeno e a que mais me ajudou foi fazer uma infusão com folhas de boldo e dar umas gotinhas pra ele tomar. Não vomitou mais. Na manhã seguinte ainda estava um pouco recluso, mas foi questão de horas até ele voltar completamente ao normal. Descobrimos que muito provavelmente o motivo do vômito pode ter sido um desses: a ingestão das lascas de uma parede que estava descascando aqui e não percebemos que ele estava bicando aquilo, então resolvemos isso também OU (mais possivelmente esse) tinha algo errado com a ração que estávamos oferecendo pra ele, pois mesmo depois da melhora, ele ainda rejeitava mesmo com muita fome. Resolvemos isso também, trocamos de marca.
Graças a Deus, o pequeno Timmy tá lindinho e saudável como antes e esbanjando seu canto desafinado.
Obrigada!

Editado por timmy
Link para compartilhar
Share on other sites

Que bom que ele está melhor. Parede, rodapés, e outros materiais contem tinta, chumbo e outras partículas que podem causar intoxicação nas aves, não pode deixar eles roerem paredes, fios, papel com tinta de impressão, roer madeira com tinta, ferrugens, etc... Forneça uma boa ração para sua ave (Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusado Natural costumam ser as mais recomendadas).

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 28/03/2024 at 22:58, Mitchel disse:

Que bom que ele está melhor. Parede, rodapés, e outros materiais contem tinta, chumbo e outras partículas que podem causar intoxicação nas aves, não pode deixar eles roerem paredes, fios, papel com tinta de impressão, roer madeira com tinta, ferrugens, etc... Forneça uma boa ração para sua ave (Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusado Natural costumam ser as mais recomendadas).

Pode deixar, muito obrigada pela ajuda viu!
Tenho dúvida sobre a ingestão de pequenos pedaços de tecido, pois ele gosta de ficar bicando tecidos pela casa especialmente toalhas. Você sabe me informar se isso também pode comprometer a saúde das calopsitas?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...