Jump to content

Calopsita com piado rouco


carinamaranho

Posts Recomendados

Tem alguns dias que o piado de uma das minhas calopsitas (Yuki) está meio estridente e rouco. Normalmente eu deixo eles na janela tomando um ventinho, mas esses dias como está frio eu deixo eles pouco tempo e coloco de volta na gaiola. Será que ela pode estar com resfriado? O Rakan (minha outra calopsita) não está assim, só a Yuki.

Vi alguns sintomas de gripe e ela não apresenta sintomas fortes (o que me faz pensar que pode ser um resfriado), está comendo bem, bebendo água, está voando tranquilamente, pedindo carinho, sai da gaiola pra interagir... Ela espirrou uma vez hoje e saiu aquela secreção transparente quando eles espirram normalmente. Só o piado mesmo que está assim. Como se estivesse "derrapando", sabe som de carro derrapando pneu? É literalmente assim.

Estou tentando postar o vídeo aqui (tem 10 segundos, mas está falando que é pesado). 

Ela tem uns 13-15 anos já. Uma vet me disse uma vez que quando eles estão balançando muito o rabinho, pode haver alguns motivos pra isso:

Ou é dificuldade em respirar, ou está com ovinho pra botar. Mas esses dias ela não está chocando, então pode ser que seja algo no pulmão?

Tenho alguns antibióticos aqui em casa que eu dava pra eles quando estavam doentinhos, mas tenho medo de dar se não for nada demais...

Já mandei mensagem pra vet pra saber o que pode saber. Gostaria de saber se já passaram por algo parecido. 😢

Link para compartilhar
Share on other sites

Ave com problema respiratório é correr pro veterinário de exóticos. Se precisar de indicação informe sua cidade. Nao se trata nada de questao respiratoria via mensagens, sua ave precisa ser levada no veterinario e fazer pelo menos um raiox.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 23/02/2024 at 16:23, Mitchel disse:

Ave com problema respiratório é correr pro veterinário de exóticos. Se precisar de indicação informe sua cidade. Nao se trata nada de questao respiratoria via mensagens, sua ave precisa ser levada no veterinario e fazer pelo menos um raiox.

Levamos ela no mesmo dia para o veterinário, fizeram raio-x e escutaram o pulmãozinho dela. Viram se as vias aéreas estava obstruída, e não estava. Felizmente não encontraram nada no raio-x! Disseram que pode ser um resfriado - suspeitamos que seja um dia na qual eles estavam na janela e começou a chover, fui tirá-los de lá mas eles resolveram tomar banho de chuva, acabei deixando. 😢

Me passaram uma nebulização pra fazer durante 7 dias, com gentamicina e acetilcisteína. A veterinária já deixou as ampolas desses dois medicamentos com a gente, só tivemos que comprar o soro e o aparelho de nebulização, que chegará amanhã.

Estamos de olho também na outra calopsita, pra ver ela não apresenta sintomas. Mas como ela ficou junto da outra todos esses dias, os veterinários disseram que pode não ser infeccioso, mas que é bom deixá-los separados um tempo.

Agora é esperar o aparelho chegar pra iniciar o tratamento.

Caso alguém de São Paulo precise de alguma clínica 24hrs, essa que fomos é a Intersilpet, fica na rua Pio XI, 1817. Alto de Pinheiros.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...