Jump to content

Calopsita fêmea comendo muito e calopsita macho muito irritado.


Lea
Ir para a solução Resolvido por Mitchel,

Posts Recomendados

Olá, sou uma mãe novata de calopsitas, e a minha preocupação, é com uma calopsita fêmea (cara branca), de apenas 2 meses e meio, que adquiri faz três dias e observei alguns comportamentos diferentes, digo, diferente, por que já tenho outra calopsita macho (cara amarela) e não sei se é normal. Logo quando ela chegou reparei que ela estava suja, na barbicha perto do bico, calda e também na penugem ao redor da cloaca, além disso ela não terminou a cobertura das penas, e ela come e bebe bastante água e passa a maior parte do tempo cochilando e não é muito ativa, costuma ficar mais no seu cantinho e observando, (parecendo meio tristonha), me pergunto se há necessidade de levá-la ao veterinário, pois minha outra calopsita, "macho" não teve nenhum desses comportamentos desde que chegou aqui em casa, ele sempre foi bem agitado, claro que no começo ele estava estranhando mais hoje em dia ele já está acostumado, ele tem 6 meses mais quando adquiri ele, ele tinha a mesma idade que ela, e ultimamente está muito irritado. Minhas seguintes perguntas são: realmente devo levar no veterinário? Ela pode ter algum tipo de doença ou é apenas o comportamento da fêmea, ou pelo fato de ser muito novinha? E minha calopsita macho está com algum problema também, por estar muito irritado? Devo dá algum suplemento para ajudar com a penagen dela? Sei que são muitas perguntas, mais se puderem me ajudar, eu agradeço demais!

Link para compartilhar
Share on other sites

Poste imagens de sua calopsita para a gente entender oq vc esta falando. Algumas calopsitas são mais quietas que outras, mas veja bem, se a cloaca da calopsita está suja de fezes, e se ela passa muito tempo dormindo, é um sinal que algo pode estar errado. Algumas doenças como coccidiose, megabactéria, e outras, causam essa sujeira na cloaca por conta das fezes alteradas. Sua ave deve ser sempre limpinha. Por precaução, se vc esta notando que ela passa muito tempo triste num canto e ainda esta com a cloaca suja, eu a levaria numa consulta em veterinário de exóticos para avaliação (onde eu esperaria que a ave passasse no minimo por um exame de fezes bem abrangente). Precisando de indicação de clínica informe sua cidade. Sobre a sujeira proxima ao bico, imagino q vc esteja falando de papinha. Vc pode colocar uma vasilha com água para suas aves se banharem, se quiserem, vez ou outra na semana. Nesta idade, elas ainda nao passaram pela muda de penas q ocorre entre 6 e 9 meses, entao após este periodo, ela vai passar por uma troca completa de penas e as novas penas devem estar mais limpas agora q elas estao num ambiente mais limpo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On 28/02/2024 at 11:52, Mitchel disse:

Poste imagens de sua calopsita para a gente entender oq vc esta falando. Algumas calopsitas são mais quietas que outras, mas veja bem, se a cloaca da calopsita está suja de fezes, e se ela passa muito tempo dormindo, é um sinal que algo pode estar errado. Algumas doenças como coccidiose, megabactéria, e outras, causam essa sujeira na cloaca por conta das fezes alteradas. Sua ave deve ser sempre limpinha. Por precaução, se vc esta notando que ela passa muito tempo triste num canto e ainda esta com a cloaca suja, eu a levaria numa consulta em veterinário de exóticos para avaliação (onde eu esperaria que a ave passasse no minimo por um exame de fezes bem abrangente). Precisando de indicação de clínica informe sua cidade. Sobre a sujeira proxima ao bico, imagino q vc esteja falando de papinha. Vc pode colocar uma vasilha com água para suas aves se banharem, se quiserem, vez ou outra na semana. Nesta idade, elas ainda nao passaram pela muda de penas q ocorre entre 6 e 9 meses, entao após este periodo, ela vai passar por uma troca completa de penas e as novas penas devem estar mais limpas agora q elas estao num ambiente mais limpo.

Olá, levei ela ao veterinário, e ela está bem, o Vet me explicou como realmente uma ave parece quando está doente,  depois comecei a perceber que isso é apenas a personalidade dela de ser tranquila e ela já está interagindo. Porém meu machinho está com aquele comportamento estressado que comentei antes, e ele também começou a bicar e tirar algumas penas da calda dela e começou a sangrar, eu conversei com o Vet e ele me falou que isto pode está acontecendo com ele por ele está com deficiência de cálcio, tive que separar os dois e estou tratando com um suplemento vitamínico espero que ele melhore e pare de tentar bicar a calda dela.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Suas aves estão comendo uma boa ração extrusada? Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusado Natural são as mais recomendadas. Vc recebeu informações de alimentação para migrar para a ração, caso esteja fornecendo sementes? Enffim, providencie uma boa ração e inicie uma transição para dieta a base de ração para suas aves para garantir que eles estão bem nutridas.

menor qualidade.jpg

image.png.6e3f204dc6c935f87039fb23ab1cc58f.png

alimento-extrusada-pm-13-350-g-1616597466415.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Mitchel disse:

Suas aves estão comendo uma boa ração extrusada? Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusado Natural são as mais recomendadas. Vc recebeu informações de alimentação para migrar para a ração, caso esteja fornecendo sementes? Enffim, providencie uma boa ração e inicie uma transição para dieta a base de ração para suas aves para garantir que eles estão bem nutridas.

menor qualidade.jpg

image.png.6e3f204dc6c935f87039fb23ab1cc58f.png

alimento-extrusada-pm-13-350-g-1616597466415.jpg

Sim, eu estou dando a ração extrusada natural da nutropica, mais não ofereço muitas frutas ou legumes para elas e sementes eu ofereço uma quantidade bem pequena.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...