Jump to content

Calopsita encorujada sem outro sintoma


MahMarzochi

Posts Recomendados

Olá, boa tarde, pessoal.

Eu tenho uma calo que peguei em julho com 4 meses mais ou menos, é uma machinho lutino.

Ele tem um problema em um ossinho da perna e ele é tortinho e os pés são meio fraquinhos com os dedos descoordenados, então ela manca e tem alguma dificuldade em fazer algumas atividades, mas no geral se vira muito bem na gaiola. Já levei algumas vezes no vet e ele disse que o único problema é mesmo estético, que de resto ele está bem.

Na última semana ele tem estado cada vez mais encorujado e sem cantar - ele canta muito e abre as asinhas se exibindo. Tem dias que está normal e tem dias que passa dormindo. Nos últimos 2 dias, só dorme... No começo eu achei que pudesse ser algum stress por causa da troca de penas, mas ele tem piorado.

Eu não sei o que ele tem, ele não tem mais nenhum outro sintoma tipo falta de ar, secreção, etc, as fezes estão normais, ele tem comido e bebido água.

Hoje eu dei um pouco de papinha com glicopan e adtil - a veterinária receitou dar glicopan por 40 dias para uma feminha debilitada que eu peguei, e dar o adtil 3 vezes por semana para todos.

Alguém já teve alguma calo com este quadro? Pode ser que ele tenha alguma doença crônica? Será alguma infecção bacteriana? Eu tenho 2 antibióticos em casa que usei com as calos e periquitos quando a vet receitou. Não sei se faço tratamento ou se posso piorar o quadro dele....

Por favor, me ajudem... eu não consigo pensar no que pode ser e estou aflita. Ele é meu xodó e vive no meu colo..

Obrigada

Abraços

Estou tentando upar video e foto dele de agora

 

V_20151129_130922.mp4

P_20151129_131950.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Para a calopsita estar assim existem inúmeros motivos, realmente tentar diagnosticar a olho nu é complicado. Eu já perdi uma calopsita por candidíase ela ficou com as penas todas úmidas em volta dos olhos e bicos, olhos caídos, ficava no fundo da gaiola e não comia nem bebia( atente para as causas dessa doença pra não deixar acontecer com a sua pq é muito triste). E a minha fêmea ficou assim igual a sua mas pq ela estava cansada de cuidar dos filhotes e perdeu as energias aí o ver receitou avitrin aminoácido (² gotas por dia no bico) é um energético específico pra eles mas q é muito forte por isso duas gotas. Mas nesse caso realmente não tem como saber pode ser inúmeras coisas. Se VC der qlq remédio sem saber oq de fato ela tem pode até piorar a situação, pq cada caso é um caso! Leve ao vet sem pensar duas vezes!

Link para compartilhar
Share on other sites

A minha calopsita tava  com candidíase mais diagnostiquei a tempo, eles geralmente ficam com uma casquinha do lado do bico e na lingua fica cheio de feridinhas parecendo aftas que impede dele se alimentar, o meu tava bem no inicio, ele ainda se alimentava bem, a Salete fortes me ajudou no meu caso de candidiase e eu pude salvar ele. olhe o bico dele e a lingua para ve se tem esses sintomas vou anexar uma foto da internet e veja se ele tem esse cascao no lado do bico.

Lesão por Candida em Comissura no Bico - Foto 1.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada, queridas!!

Vou falar com minha veterinária porque ele está exatamente assim no canto do bico...! Mas eu olhei na boca e não parece ter feridas, só que ele tem demorado muito pra comer e toda hora está no potinho.

Eu sinto que ele não está fraco nem nada, mas está cansando querendo dormir. Se eu pego ele, ele fica mais agitadinho, as vezes até canta um pouco. Eu já tive uma que quase morreu por maus tratos de quem estava com ela antes, não é a mesma coisa - graças a deus.

Será que por causa da muda de penas o sistema imunológico caiu? Pelo menos candidíase em humanos é assim, não?

Muito obrigada, de coração!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu nunca ouvi falar que  muda de penas poderia causar candidiase mais td acontece nessa vida, entao nao duvido, pq muda de penas abaixa a imunidade mais acho que n chega a uma ave saudavel a pegar doencas. pode ter sido estresse ou msm sementes que vem com aqueles pozinhos (contem fungos).O meu pegou candidiase em época de reproduçao acabou q deixou a femea tomando conta dos bbs, mas gracas a deus ele ta bem. Como vc notou no inicio ele vai ficar bom logo logo dê noticias 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Mah como esta seu bebe ?  esta melhor consegui levar ao veterinário ?

Pelas descrição ele esta com candidíase e só com antibiótico e ante fúngico para curar ,é uma doença bem perigosa pois a ave começa ficar encorujada e debilitada pois não consegue comer ,ai a doença toma conta da boca e dese para o papo ,ai pode ser tarde de mais . 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Olá, pessoal, td bem?

Eu levei ele ao veterinário na segunda passada (30/nov) e a doutora receitou um antimicrobiano ou algo assim para ele tomar por 5 dias, fazer pausa de 15 e voltar por 5.

Eu estou dando papinha para ele no bico porque ele está muito abaixo do peso certo e não estava mesmo conseguindo comer. Desde o início do tratamento, ele mostrou alguma melhora - a língua que estava inchada, desinchou, consegue comer melhor e se mostra um pouco mais ativo. Porém ainda passa a maior parte do tempo encorujado, as cascas da sementes que ele come ficam grudadas no bico, ele continua sem cantar, continua formando casquinha nos cantos do bico.... Não sei se está tendo uma real melhora..

Eu falei com a vet e ela pediu para prolongar o remédio para 10 dias ao invés de 5 - o que seria quinta - mas se ele ainda não está bom hoje, duvido que esteja quinta....

Estou muito preocupada e aflita! Alguém que passou por isso sabe me dizer quanto tempo leva para uma real melhora? Que tipo de remédio usou, etc? Porque eu li que antibióticos podem causar candidíase - já que a cândida é um fungo natural neles como é em nós, e as bactérias que controlam sua proliferação - então não sei se faz sentido dar antibiótico no tratamento, como citaram.

Enfim, estou muito preocupada e não sei o que fazer, qualquer ajuda de quem já passou por isso será muito bem vinda!

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando o passaro está com a imunidade muito baixo devido estar debilitado, o antibiótico pode causar problemas, mas um bom veterinário especializado quando indica antibióticos por longos períodos ele receita junto um anti-fungico justamente para evitar novas proliferações de doenças por baixa imunidade, pelo menos é o que o meu veterinário faz. 

Pelo que estou percebendo você já está a muito tempo nessa batalha e o problema está se agravando, pois o tratamento feito corretamente já teria apresentado melhoras nos primeiros dias, então não seria a hora de você procurar outro veterinário, pois essa não está sabendo o que fazer e como tratar.

Você está em que cidade, de repente podemos indicar algum veterinário conhecido para você buscar uma segunda opinião.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Quando eu recebi ajuda de uma colega daqui e comecei a dar os remédios a minha calopsita ela já apresentou melhora quase que imediata a primeira coisa a sair foi as feridas da língua em seguida saiu o cascao do bico dele e antes msm de acabar o tratamento ele já tava com a aparência de uma calopsita saudável novamente. eu concordo com a Célia acho que seria melhor leva-lá a outro profissional

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, pessoal!

Trocamos o tratamento, ele está sendo medicado desde ontem com os novos remédios e já mostra estar melhor.

Realmente, o tratamento anterior não estava fazendo sentido... muito menos efeito.

Eu não encontrei mais aquela crostinha branca dentro do bico e as feridas de volta pararam de crescer. De um lado, nem aparenta ter nada, do outro ainda tem uma pequena casquinha.

Hoje ele cantou por tipo 30 segundos mas quase me matou do coração de felicidade. Isso já mostra que ele está se sentindo um pouquinho melhor, né? Ele não comia mais que 5mLs de papinha por vez, agora está comendo 10mLs. Acho que a garganta e o papinho estão melhores.

Agradeço de coração toda a ajuda que recebi!! Vocês foram atenciosos demais!

Vamos continuar torcendo para ver melhoras.

Vou mandando notícias.

<3

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

BOA NOITE!

Alguém pode me ajudar minha calo vivi no viveiro soltei ele por dois dias  e  dai  ele parou de comer ta fraco ,quando pego ele da uma animada mais depois volta a ficar triste separei ele dos outros dois por que estavam brigando muito . Estou dando papinha p filhote  porem ele nao  e filhote.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 8 months later...

Olá pessoal, boa noite. Estou na correria, minha Calo que peguei filhote a poucos dias começou a ficar encorujada e quando vai para a gaiola fica toda (deprimida) olhinhos para baixo, já troquei a comida e dosei protovit (o próprio criador me informou). Nao sei o que fazer, foi de uma hora para outra e o veterinário especializado em aves está de férias só retorna dia 8.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...