Jump to content

Calopsita senil/idosa/velha


giovannagdaut
Ir para a solução Resolvido por Mitchel,

Posts Recomendados

Olá gente, tenho um lutino macho de 16 anos chamado Pisco, faz 17 anos em julho! 

 

Na verdade essa é a idade estimada dele, pq ele caiu na garagem do prédio que eu morava e o porteiro que achou deu pra gente, entao nao sei quantos anos ele tem. Ele era muito agressivo e só vem comigo 

 

Estou observando que ele está soltando muita pena... Penas que nunca haviam caído, como do topete, estão caindo também

 

Será que pode ser somente a velhice? 

 

Ele come mix de sementes misturado com extrusada, fiz a introdução no final do ano passado. Gosta de frutas mas não de folhas. Gosta muito de banho mas fica apenas parado relaxando kkkk... Brinca bem pouco durante o dia no armário de copos e se escondendo em cantinhos esperando um contato de que o encontrei.

 

Não voa. Fica solto na maior parte do dia, mas sabe pedir para ir para gaiola para dormir e ficar junto de uma miçanga que ele estourou de uma pulseira e faz de ovinho. Lá ele descansa com a miçanga num cantinho sem ninho (tem o ninho mas ele não entra, acabou servindo de apoio para um ponto de comida). 

 

Água e comida são de fácil acesso, tem no chão e tem no alto. Ele utiliza dos dois. Tem outros estímulos na gaiola mas ele não usa, apenas roi o bico. Não canta mais tem algum tempo, hoje me comunico com sons de beijinhos ao invés de associar

 

Ele gosta mesmo é de ficar na minha companhia... Minha preocupação é que estão caindo penas que nunca cairam: penas BEM pequenas(da bochecha eu achei uma!!), parecem novas; penas do topete, já guardei 7 e nunca tinha visto cair; e as normais, médias, caindo muito, coisa de umas 15/20 por dia... Bebe boa quantidade de água. Não suporta mais calor e não gosta mais de muito vento.

 

Eu acho que percebi ele exalando mais cheiro... Não que seja um cheiro ruim (eu particularmente adoro cheiro de calopsita kkkkkk) mas sempre que toma banho está cheirando mais (até brinco perguntando que shampoo ele ta usando), mas posso estar enganada tbm que isso não ocorre, não sei... 

 

A minoria das penas que caem são grandes, mas quando caem percebo que tem um pontinho preto as vezes, ou que uma vem com o canhao rachado... Ontem caiu uma pena que estava quebrada! Acham normal caso não aconteça com nem metade das que caem? 

 

Eu não vejo muito material sobre calopsita senil na internet, quero proporcionar o melhor pra ele. Mesmo que os sinais estejam bem, vocês têm dicas e informações de comportamentos saudáveis de uma calopsita senil? 

 

E se não estiver saudável, vocês acham que daria para ver somente atraves de exame físico das asas ou é provável que precise de exame de sangue? 

 

Obrigada desde já!!! 

Editado por giovannagdaut
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Mitchel disse:

Posta uma foto dele por favor. 

 

8 minutes ago, giovannagdaut disse:

 

 

IMG_20240318_101725.jpg

8 minutes ago, giovannagdaut disse:

 

IMG_20240318_101741.jpg

 


 

IMG_20240318_101709.jpg

Editado por giovannagdaut
Link para compartilhar
Share on other sites

Dificil dizer qualquer coisa sobre sua ave, ela parece ter um bom aspecto, ainda q esteja com penas caindo. Como ela ja tem certa idade, recomendo que a leve num veterinario de animais exóticos para avaliação, especialmente se ela nunca foi, ela merece uma consulta, para garantir que tudo corra bem nesta etapa da vida dela. Informe sua cidade para recomendação de clínica de exóticos. Normalmente pra analisar a saude da ave se faz um hemograma e se necessário um exame de fezes, pq no hemograma mostra taxas da saúde do fígado, rins, ácido urico e da pra ter uma ideia da saúde geral da ave. Enquanto no exame de fezes costuma-se usar para identificar infecções por parasitas, bacterias, fungos, etc.

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Mitchel disse:

Dificil dizer qualquer coisa sobre sua ave, ela parece ter um bom aspecto, ainda q esteja com penas caindo. Como ela ja tem certa idade, recomendo que a leve num veterinario de animais exóticos para avaliação, especialmente se ela nunca foi, ela merece uma consulta, para garantir que tudo corra bem nesta etapa da vida dela. Informe sua cidade para recomendação de clínica de exóticos. Normalmente pra analisar a saude da ave se faz um hemograma e se necessário um exame de fezes, pq no hemograma mostra taxas da saúde do fígado, rins, ácido urico e da pra ter uma ideia da saúde geral da ave. Enquanto no exame de fezes costuma-se usar para identificar infecções por parasitas, bacterias, fungos, etc.

Ah tá ótimo! Com certeza, foi o que eu pensei, que ele merece mesmo ir como você disse. 

 

Eu Moro em Vargem Grande Paulista, não fica muito longe do hospital da USP, como ele já foi lá uma vez (a 16 anos atrás para sabermos o sexo) pensei em levar lá pelo valor social. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Se vc precisar de uma clínica mais barata sim, a USP é uma boa opção, mas se for numa clínica para atendimento mais tradicional recomendo a clínica Wildvet. Tendo a opção de levar lá eu não levaria em outra, pois é uma das melhores para atendimento e tratamento de exóticos.

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/03/2024 at 20:44, Mitchel disse:

Se vc precisar de uma clínica mais barata sim, a USP é uma boa opção, mas se for numa clínica para atendimento mais tradicional recomendo a clínica Wildvet. Tendo a opção de levar lá eu não levaria em outra, pois é uma das melhores para atendimento e tratamento de exóticos.

Muito obrigada pelas respostas!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...