Jump to content

Diarréia vai e volta


Bruno Murbach
Go to solution Solved by Adrie =),

Recommended Posts

Galera, boa tarde!

Sou novo no fórum, desculpem se estou escrevendo na área errada.

Levei minha calopsita (Um macho silvestre com 4 meses) ao veterinário semana passada, pois ele estava magro e tremendo no fundo da gaiola, além de ter parado de cantar também.

O vet fez exame de fezes e detectou coccidiose. Dei Avitrin sulfa diluido na água por 5 dias, como a veterinária indicou. Ele melhorou, voltou a cantar, as fezes melhoraram, porém, 80% das fezes estão boas e 20% as vezes com diarréia. Eu não estou dando nada de diferente além da ração e farinhada nutrópica. Tirei até a couve e a maçã que ele adora, pra ver se as fezes ficavam melhores.

Alguém sabe o que pode ser?

Ele comia só mix de sementes, e agora só dou ração (indicação do vet). Ele não teve problema na troca do alimento, comeu a ração tranquilamente no primeiro dia de troca.

Obrigado! :)

 

 

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

  • Solution

Olá Bruno! Aconselho repetir os exames para ver se a doença foi 100% tratada. Caso não tenha sido, leve novamente ao veterinário para ele receitar outro tipo de sulfa. Ouvi falar que o avitrin não combate tão bem pois mata apenas um tipo (não sei explicar, mas é isso aí kkk). 

PS: pode ser da alimentação e a quantidade de água que a sua calô toma que estão deixando as fezes aguadas, mas devido ao histórico, aconselho repetir o exame para ter certeza.

Pergunte ao veterinário se vc pode suplementar com algum probiótico e prebiótico para ajudar no fortalecimento do intestino e do sistema imunológico. Pergunte também sobre alguma vitamina que ajuda a prevenir diarréia ..

Falo isso porque minhas calôs estavam com as fezes bem aguadas, mas no meu caso nao havia doença. Então o vet. indicou alguns suplementos.

obs: vc teve muuuitaa sorte da sua calô adaptar à ração! As minhas não comem de jeito nenhum, o que complica ainda mais alguma eventual recuperação. E agora eu tenho sempre que suplementar =/

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Haa! Outra coisa de suma importancia: desinfete a gaiola, poleiros, vasilhas, brinquedos, jogue a comida das vasilhas fora, lave e desinfete os locais por onde ela anda, para evitar nova contaminação. ok!?

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Até onde eu li...tratamento de coccdiose é longo e tb não é somente a sulfa que trata a doença. Acho que o problema está aí. A sulfa não pode ser dada por muito tempo mesmo, mas existem outros medicamentos que devem ser associados. Como a @Drika disse, rEtorne ao vet para novos exames e fale sobre o tempo de tratamento! Outra coisa que ela ressaltou é a limpeza da gaiola. Limpe e desinfete durante 3 meses por duas vezes ao dia. Existem no mercado 2 produtos excelente o herbalvet e o vancid10 (acho que o nome é esse). Não são baratos, mas duram mto tempo,  uma vez que vc usa poucos mls para cada litro. Depois vc pode passar a limpar uma vez por dia! Talvez esse vet não seja especialista em aves, mas uma vez que pagou, vc tem direito a retorno! Não rerire a maçã, ela é importante nessa hora! Misture organew na ração (probiótico para reconstituir a flora intestinal da ave). Ela não é cara e é ótima, poderá dar para o resto da vida dela! Não dê ovo por ser pesado demais para o intestino dela nesse momento, dê farinhada tb (ração, mix de sementes com pouquissimas de girassol e farinhada devem ficar disponíveis o tempo td pra ela). 

Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Bruno esse veterinário é especialista em animais silvestre ?  pois o que ele te recitou não cura  uma doença que extremamente contagiosa , e tem que ser tratada com antibiótico muito mais fortes para resolver 

Avitrin sulfa não serve para nada só camufla a doença , e a ave continua doente  te aconselho procurar outro veterinário e refazer os exames para saber se é coccidiose .que ele tem mesmo 

Acho que vc tem que continuar a fornecer as sementes  , não vai ser vc retirando alimentos que ele vai melhorar , aves precisa de sementes pois na naturezas e praticamente a base da alimentação delas

 Vi que vc é de São Paulo se vc quiser posso de indicar o Dr  Luiz Shimaoka ele é ótimo e entende tudo de aves silvestre, é um dos melhores veterinários do Brasil 

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, obrigado pela ajuda!

Esqueci de dizer que a vet é sim especialista em aves. E ela indicou organew e um multivitamínico para o fígado (vitasil). 

O problema é que ela falou pra dar na seringa direto no bico, porém não consigo fazer isso. Ele se debate todo e fica debilitado. Estou jogando o organew junto com a ração e ele come de boa!

Ele melhorou bastante. Está cantando, comendo, mais forte...

A única coisa que eu notei é que de manhã as fezes dele estão muito mais aguadas do que de noite.

Tenho retorno com ele agora a tarde.. quando voltar da consulta eu escrevo aqui.

 

Salete.. onde fica esse vet, por favor?

 

Ah... e eu vou comprar o desinfetante sim. Obrigado pelas dicas! :)

 

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Precisa de um antibiótico....o avitrin sulfa não é. Fale com ela sobre essas dúvidas. Organew é prebiótico e probiótico. Que dosagem vc dá dele? Na ração é omaos correto de dar mesmo! O polivitamínico dê direto no bico sem seringa ou se der na seringa coloque papinha junto. Será mais agradável pra ele. 

Link to comment
Share on other sites

Galera.. voltei da consulta agora. 

Ela disse que ele está bem e que só precisa se fortalecer agora. 

O bico está com umas rachaduras e os pés meio ressecados (cinza).. ela disse que agora que estou dando Nutrópica ao invés das sementes, em 3 meses ele fica mais forte, o bico vai ficar lisinho, os pés mais claros e menos ressecados e as penas bem melhores também..

Agora é esperar!

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Bruno o Dr Luiz  Alberto Shimaoka fica próximo ou Horto Florestal  fica na 

Av  Parada Pinto 671  fones 38519768    39857622   ele é ótimo entende tudo de aves tem mais de 20 anos no ramo ,posso de dizer que confio plenamente no diagnostico  que ele indica já salvou 2 aves minhas  1 de pneumonia  e outra com candidíase  e de varis pessoas aqui do clube inclusive a Célia  que cuda das aves dela com ele .

Ele atende de segunda a sábado  até as 8 horas da noite  , particularmente eu te aconselho ter opinião  de outro veterinário  para ter certeza que ele esta bem .

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, salete fortes disse:

Bruno o Dr Luiz  Alberto Shimaoka fica próximo ou Horto Florestal  fica na 

Av  Parada Pinto 671  fones 38519768    39857622   ele é ótimo entende tudo de aves tem mais de 20 anos no ramo ,posso de dizer que confio plenamente no diagnostico  que ele indica já salvou 2 aves minhas  1 de pneumonia  e outra com candidíase  e de varis pessoas aqui do clube inclusive a Célia  que cuda das aves dela com ele .

Ele atende de segunda a sábado  até as 8 horas da noite  , particularmente eu te aconselho ter opinião  de outro veterinário  para ter certeza que ele esta bem .

Obrigado, Salete!

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Eu concordo. Se realmente tiver coccidiose, Acho difícil ter curado tão rápido. Vejo muitos tópicos aqui de casos que duram meses... Leve em um mais experiente!

Link to comment
Share on other sites

a doença pode estar camuflada mesmo e talvez volte com mais agressividade (imagina um ser humano com pneumonia mal curada?!).

Você parece ser muito cuidadoso com sua calô! Parabéns pela sua preocupação! e por ser uma pessoa que realmente se preocupa, recomendo que leve seu bichinho nesse veterinário e repita os exames.

Boa sorte e que seu animalzinho se recupere bem rapidinho :D

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Gente, ele está curado e forte!

O peito dele parece de um frango de padaria! hahaha

Estou muito feliz do meu periquito estar alegre, forte, cantando! xD

Amanhã tenho retorno com ele no vet só para ter 101% de certeza que ele está bem.

Obrigado à todos pela ajuda!

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Que ótima noticia Bruno, que bom que lele esta bem , agora é só felicidade :D 

Ma  quando der refaça os exames dele ,para ter certeza que ele esta curado .

 Abraço se precisar  estamos aqui :)

Link to comment
Share on other sites

Bruno, fezes aguadas não significam diarreia. A excreta da calopsita é composta por 3 partes: a parte líquida, que é a urina, a parte marrom-esverdadeada e a parte branca, podendo às vezes vir só a urina sem as outras duas partes verde e branca e às vezes só a parte branca e verde sem a urina. A diarreia é quando a parte marrom-esverdeada está pastosa, molenga, diferente da sua textura normal. Agora em época de calor é normal a excreta vir com mais urina, pois elas bebem mais água. Mas não é diarreia.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...