Jump to content

A melhor alimentação para calopsitas


notmisstime

Posts Recomendados

Boa tarde amigos!

Gostaria de saber se alguém aí tem uma sugestão diária de alimentação para calopsitas.

Por exemplo: segunda > couve, terça > jiló...

Alguém já montou um cardápio assim e poderia me passar? Não sei o que tanto dar para as minhas calopsitas, elas não gostam muito de frutas, só de verduras verdes (só ofereci almeirão e couve).

Link para compartilhar
Share on other sites

As minhas tb não comem mta fruta! Não acho legal montar cardápio mesmo pq elas precisam de variedades na alimentação! Mesmo as minhas não gostando, eu coloco frutas pra elas. Uma hora irão se interessar. Procuro não colocar juntamente com uma verdura que elas gostam pq aí que elas não comem mesmo! As minhas gostam mto de milho, batata doce, couve, brócolis, almeirão, cenoura, beterraba (esses dois últimos rego com óleo de côco pq é antibacteriano e antifúngico natural e um pouco de canela em pó, elas amam), ovo, laranja, pimentas. Pão e pipoca feita na água sem óleo e sem sal, esses dou uma vez na semana! Como elas comem mtas coisas, se eu monto um cardápio, deixo de dar algo. Então não tenho uma regra, só procuro não dar a mesma coisa naquela semana!

Link para compartilhar
Share on other sites

Juntamente com as verduras frutas dou farinhada, mix de sementes (com pouquíssimas de girassol), ração extrusada com Organew (que é prebióticos + probióticos+ vitaminas) e grit de minerais. Todos esses disponíveis todos os dias. Elas próprias variam o cardápio.

Link para compartilhar
Share on other sites

ALIMENTAÇÃO das minhas calopsitas!
 
Todos os dias:

500g de Painço (amarelo, vermelho, verde, preto), 
200g de Alpiste,
150g de Aveia com Casca,
100g de Arroz com Casca, 
100g de Girassol.
100g de Cártamo
100g de Linhaça prefiro a Dourada (pq contém omega 3, 6 e 9 e a marrom não contém omega 9)
100g de Senha
50g de Nabão 
10g de Pimenta Rosa 

Aveia em Flocos (as vezes preferem comer alem da com casca) dou em pote separado

Quinoa (mto rica em nutrientes) coloco em um pote separado junto com a colza pq são pequenas
Colza (pequena quantidade pq eh gordurosa)

Trigo sarraceno/mourisco (adoram) tbem deixo em pote separado

Ração extrusada - a ração que as minhas calopsitas adoram eh a Papagaio Mix da Biotron, eh aquela vermelha verde e amarela, mas por ela ser um pouco maior que um grão de feijão, eu quebro elas para facilitar deles quebrarem e comerem, apesar do nome pode ser dado para calopsitas, maritacas, ring necks!
Mas também tem a da Nutropica que eh a melhor marca do mercado (as minhas não comem por ser dura), também tem a da MegaZoo (tem vários tipos e tbem agora tem uma linha especial de frutas e verduras), a bambino da biotron, saporito frutas mix da biotron (elas tbem adoram e mesmo sendo próprio para trinca ferro, um vet sem saber q eu já usei, recomendou ela), tem tbem a Alcon eco club a de calopsita e de periquitos q tbem pode ser dado para calopsita, vai da sua calopsita se adaptar melhor!

Água sempre limpa e fresca eh essencial também!

Farinhada eh bom sempre oferecer mas os meus não gostam, já comprei da nutropica e da Biotron, elas comem mto pouco, mas outras calopsitas adoram, então sugiro que ofereçam para suas! A da Nutropica eh mto cheirosa e vitaminada, gostei da sabor mel.

Osso de siba todos os dias, eh fonte de cálcio! Eh melhor dar o osso de siba (natural) do que aquelas redondinhas q são pedra de cálcio, pois essas prendem o intestino! Mas na época que elas botarem ovos, precisa dar o avitrin cálcio pq elas tem uma grande perda de cálcio, mesmo se não for pra chocar!

2 ou 3 vezes por semana (escolher 1 ou 2 da lista por semana)

Uva
Maçã
Banana 
Beterraba
Abóbora 
Cenoura
Chuchu 
Couve
Almeirão
Espinafre 
Rúcula
Chicória 

Trigo Integral (para oferecer para as calopsitas tem q preparar, deixar pré germinado... Para isso vc deve lavar o trigo integral e deixar de molho na água por 2 a 3 horas, escorrer a água e esperar cerca de um dia, até o trigo estiver seco naturalmente e então já estará pré germinado)...
Agora no inverno da para dar umas 3 vezes na semana, elas adoram!

2 ou 3 vezes por semana - todos devem ser cozidos sem sal e sem temperos! (Cada semana eu dou um diferente)

Milho
Lentilha
Grão de Bico

1 vez por semana: (cada semana eu escolho um diferente, dar pouco pq são gordurosas)

Avelã
Nozes
Castanha do Pará

Tbem pode dar 1 vez por semana Neston Flocos eles adoram, mas não dêem mto, pq prende o intestino!

Nunca esqueçam de dar vermífugo de 6 em 6 meses ou de 1 em 1 ano, dependendo da recomendação do veterinário! Eu dou o da marca Avitrin!

Geralmente em 6 em 6 meses eu dou avitrin complexo Vitamínico por 15 dias!... Uma semana depois que dou o vermífugo, dizem q eh recomendado, e tbem para garantir q eles estão com tds as vitaminas em dia! Kkkkk

ALIMENTOS PREJUDICIAIS A SAÚDE DAS CALOPSITAS

alimento com sal
berinjela
pêra e serralha 
leite e seus derivados - queijo branco (calopsitas não possuem enzimas que processam o leite)
sementes de frutas (são toxicas, principalmente a semente da maçã)
folhas de verduras escuras (possuem excesso de ferro que é prejudicial)
fermentados (pão, bolacha, bolo)
pedras de cálcio (prendem o intestino pois contém gesso)
amendoim (possui uma toxina que causa problema no fígado e também pode possuir fungos causadores de doença fatal)
alface e acelga (causa diarréia)
agrião (irrita as mucosas do intestino e do estomago)
frutas ácidas (limão, laranja, morango)
abacate, manga, cereja, figo
pêssego e ameixa (seus caroços também são tóxicos)
chá e café
bebidas alcoólicas 
chocolates
amêndoas
ração de cachorro
folhas de batata
tomate, ervilha, feijão de fava, cebola
cogumelos
azaléia, begônia, lírio, comigo ninguém pode, jasmim, samambaia, prímula
salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalipto, açafrão, fumo

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...