Jump to content

Filhotes Mortos


Savio Vinicius

Posts Recomendados

Olá Pessoal, Sou novo aqui e quero dividir um pouco com vocês minha pequena experiencia com meu 1ª casal de calopsita. Comprei esse casal a um amigo meu veterinário e ele me falou que ja era sua 3ª postura esse ano, só que havia notado que devido um certo stress a fêmea estava tipo que abando nando os ovos. Quando eu comprei foi preciso realizar os trasportes deles até minha casa.O casal veio em um viajante e os 3 ovinhos vinharam dentro de um potinho de plastico.Quando cheguei em casa notei que 2 ovinhos estavam fazendo um piado como se tivesse filhote ,o 3ª ovo estava vazio. No dia seguinte pra minha surpresa nasceu o 1ª filhotinho,por não ter cascalho dentro do ninho vi ele varias vezes bolando de um lado para o outro e algumas vezes o macho o alimentando. após 2 dias de nascido quando olhei no ninho ele estava morto. O 2ª ovinho tava quebrado pela metade eo filhotinho ainda estava vivo,corri até um pet e compre cascalho de ramister e coloquei no ninho(não sei se fiz certo) mas os pais demorava entrar no ninho, pouco depois ele não saiu do ovo e acabou morrendo. Pergunto aos amigos,será que o stress da mudança influenciou? o que sera que aconteceu de errado? Era pra mim ter tratado do filhote com alimentação via papinha?:( Fiquei um pouco triste confesso ,mais vamos esperar nova reprodução. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá. Esse cascalho que vc se refere é a maralhava né? Então, tem que forrar o ninho sempre com maravalha, pois ajuda a segurar os ovos, ajuda na sustentação e no aquecimento dos filhotes, principalmente quando os pais estão no ninho. Difícil precisar a causa da morte, mas pode ter sido todos esses fatores somados. Terceira postura esse ano? É bom dar um descanso para esse casal.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

O recomendado é duas posturas ao ano. Os pais estavam estressados e por isso ficavam mais fora. Concordo com a Daniela, a junção desses fatores acarretaram na morte do bebês. Faça reposição de cálcio e vitaminas nos pais, retire o ninho e deixe eles descansarem. Eles devem estar exaustos. Muito me admira um veterinário permitir isso...mas enfim...se vc quer o bem dos seus bebês, deixe que eles descansem e dê uma alimentação balanceada a eles. Ração extrusada, mix de sementes (com o mínimo de sementes de girassol), farinhada e grit de minerais (estes disponíveiso tempo todo pra elas); frutas, verduras (no mimínimo 3 x na semana. Ovo, milho e batata doce as recuperam bem tb). 

Editado por Stephanie
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Savio Vinicius disse:

Olá Pessoal, Sou novo aqui e quero dividir um pouco com vocês minha pequena experiencia com meu 1ª casal de calopsita. Comprei esse casal a um amigo meu veterinário e ele me falou que ja era sua 3ª postura esse ano, só que havia notado que devido um certo stress a fêmea estava tipo que abando nando os ovos. Quando eu comprei foi preciso realizar os trasportes deles até minha casa.O casal veio em um viajante e os 3 ovinhos vinharam dentro de um potinho de plastico.Quando cheguei em casa notei que 2 ovinhos estavam fazendo um piado como se tivesse filhote ,o 3ª ovo estava vazio. No dia seguinte pra minha surpresa nasceu o 1ª filhotinho,por não ter cascalho dentro do ninho vi ele varias vezes bolando de um lado para o outro e algumas vezes o macho o alimentando. após 2 dias de nascido quando olhei no ninho ele estava morto. O 2ª ovinho tava quebrado pela metade eo filhotinho ainda estava vivo,corri até um pet e compre cascalho de ramister e coloquei no ninho(não sei se fiz certo) mas os pais demorava entrar no ninho, pouco depois ele não saiu do ovo e acabou morrendo. Pergunto aos amigos,será que o stress da mudança influenciou? o que sera que aconteceu de errado? Era pra mim ter tratado do filhote com alimentação via papinha?:( Fiquei um pouco triste confesso ,mais vamos esperar nova reprodução. 

 

Obrigado meninas pelas dicas,pode ter a certeza que irei seguir as orientações de vocês, pois como falei é o meu 1ª casal de calopsitas e quero trata-las super bem e realizar uma postura das minhas aves saudáveis!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa três posturas por ano não pode, no máximo 2  postura por ano , para que eles tenham tempo de se recuperem pois é uma faze muito cansativa e desgastante para o casal , 

 Esta fase que eles estão em postura não se deve nem mexer no ninho e nem ficar mudando a gaiola de lugar ,imagina fazer a mudança que vc fez   coitadinhas devem estar muito estressada e cansadas , seu amigo é veterinário e  te deixou vc mudar c eles em choco ? 

Reforce a alimentação delas e faça os exames básico de saúde para saber se elas etão bem para depois deixar procriar .

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não te condeno, @Savio Vinicius. A nossa inexperiencia nos faz acreditar no que os outros dizem. Ainda mais vindo de um veterinário! Eu já cai em uma tb, aprendi na dor como vc! Mas cuidando bem e dando mto amor elas te darão muitos netos e amor!!! E o mais importante, viverão muito tempo, bem e felizes!! Sem sofrimento,  de forma natural, como tem que ser!

Link para compartilhar
Share on other sites

Certeza, Stephanie;)

10 horas atrás, Stephanie disse:

Não te condeno, @Savio Vinicius. A nossa inexperiencia nos faz acreditar no que os outros dizem. Ainda mais vindo de um veterinário! Eu já cai em uma tb, aprendi na dor como vc! Mas cuidando bem e dando mto amor elas te darão muitos netos e amor!!! E o mais importante, viverão muito tempo, bem e felizes!! Sem sofrimento,  de forma natural, como tem que ser!

 

Agora, Savio Vinicius disse:

Certeza, Stephanie;)

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...