Jump to content

Extrusada, sementes e farinhada: qual frequência?


Posts Recomendados

Boa noite, tenho oferecido ração extrusada megazoo(penso em trocar para a reino das aves) e mix de sementes(também reino das aves) para a minha calopsita de 4 meses. O que me deixa em dúvida é a respeito da quantidade e da frequência. O que eu costumo fazer é o seguinte:

- Oferecer 8g a 10g de extrusada diariamente, com exceção nos dias em que ofereço mix de sementes.

- Oferecer 2  a 3 vezes por semana 10g de mix de sementes reino das aves, mas mesmo assim, deixando cerca de 5g de extrusada no pote.

As quantidade e frequências estão corretas? O que me deixa mais na dúvida é se preciso realmente colocar extrusada no dia de oferecer sementes ou posso deixar somente sementes?

Comprei também farinhada (reino das aves, só pra completar o trio) para dar 1 vez na semana, como petisco, qual a quantidade que eu deveria dar, levando em conta que a calopsita tem cerca de 90g, e assim como o mix de sementes, oferecido junto a uma porção reduzida de extrusada?

Agradeço a atenção!

456c928f780c531e13a1da46cff98a0b.jpg

Editado por pedrogf
Inserir conteúdo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Normalmente, a recomendação dos veterinários é q a base alimentar seja a ração extrusada e sementes vc ofertar o equivalente a uma colher de chá por dia para cada calopsita, ou fornecer algumas vezes na semana em algum momento do dia. Não tem regra exata. Por mim eu sigo a dieta que meu veterinario de exóticos me recomendou de fornecer uma pequena dose diaria de sementes quase diariamente uma vez ao dia, sendo que a ração é oq fica nos comedouros o dia todo. Acredito que a ideia seja manter as sementes como 10 a 15% da dieta das aves, mas não mais que isto. E claro, sempre ofertar principalmente verduras, legumes, diariamente e sempre variando o máximo possivel (frutas tbm mas em menor quantidade devido ao açúcar). Eu não trocaria da Megazoo ou Nutrópica para nenhuma outra marca de ração, pois são as mais recomendadas, eu compro pacotes de 900g na Amazon que tem saído bem em conta. Muito raramente uso farinhadas, não vejo muita necessidade aqui pois eles já tem uma dieta bem variada com ração, sementes e alimentos naturais, e não incentivo os meus a procriarem.

menor qualidade.jpg

Alimentos Naturais para Calopsitas.png

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

Certo, e a respeito da farinhada? É indicada nas situações de muda de penas?

Infelizmente a megazoo está ficando fora do meu orçamento, ainda mais com a aquisição de uma companheira para ele que estou prestes a comprar.

13 horas atrás, Mitchel disse:

Normalmente, a recomendação dos veterinários é q a base alimentar seja a ração extrusada e sementes vc ofertar o equivalente a uma colher de chá por dia para cada calopsita, ou fornecer algumas vezes na semana em algum momento do dia. Não tem regra exata. Por mim eu sigo a dieta que meu veterinario de exóticos me recomendou de fornecer uma pequena dose diaria de sementes quase diariamente uma vez ao dia, sendo que a ração é oq fica nos comedouros o dia todo. Acredito que a ideia seja manter as sementes como 10 a 15% da dieta das aves, mas não mais que isto. E claro, sempre ofertar principalmente verduras, legumes, diariamente e sempre variando o máximo possivel (frutas tbm mas em menor quantidade devido ao açúcar). Eu não trocaria da Megazoo ou Nutrópica para nenhuma outra marca de ração, pois são as mais recomendadas, eu compro pacotes de 900g na Amazon que tem saído bem em conta. Muito raramente uso farinhadas, não vejo muita necessidade aqui pois eles já tem uma dieta bem variada com ração, sementes e alimentos naturais, e não incentivo os meus a procriarem.

menor qualidade.jpg

Alimentos Naturais para Calopsitas.png

 

Certo, e a respeito da farinhada? É indicada nas situações de muda de penas?

 

Infelizmente a megazoo está ficando fora do meu orçamento, ainda mais com a aquisição de uma companheira para ele que estou prestes a comprar.

Editado por pedrogf
Link para compartilhar
Share on other sites

Farinhada é recomendada em alguns períodos, como periodos de mudas de penas, postura de ovos, ou se vc quiser fazer um agrado pra ave. Os pacotes de 900g da Megazoo para duas aves devem durar 2 meses e meio, e sai basicamente o conteúdo de 3 pacotes pequenos pelo preço de 2 se vc comprar pela Amazon.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...