desarquitetado Postado 25 de Abril Compartilhar Postado 25 de Abril Sempre sonhei em ter uma calopsita e na segunda feira realizei esse sonho. Tenho uma calopsita macho, e como moro em cidade pequena, comprei num dos poucos lugares que vendiam. Me falaram que com o tempo ele iria se amansar e tal, porque ele tava sempre vendo pessoas e era muito assustado, mas que era normal e depois ele ficaria manso. Já faz alguns dias e eu tô com uma dúvida se realmente dá pra amansar. Quando eu chego perto ele já não se afasta e até aprendeu uma palavra, mas qualquer coisinha que eu faço ele se assusta, ou se eu abro a gaiola para limpar ele fica muito assustado e corre de um lado para o outro e tenta voar por medo. Ele nem tenta me bicar, ele só corre. Queria saber se dá ainda pra amansar (não acho que ele seja uma criança) porque eu realmente fico triste só de pensar que ele tem medo de mim e não consigo ter a coragem de trocar ele, fico com muita dó, e se eu trocar ele eu ficaria vendo o outro e sabendo que não é ele. Alguém tem algumas dicas de como fazer isso? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lorena Xavier Postado 30 de Maio Compartilhar Postado 30 de Maio On 25/04/2024 at 12:14, desarquitetado disse: Sempre sonhei em ter uma calopsita e na segunda feira realizei esse sonho. Tenho uma calopsita macho, e como moro em cidade pequena, comprei num dos poucos lugares que vendiam. Me falaram que com o tempo ele iria se amansar e tal, porque ele tava sempre vendo pessoas e era muito assustado, mas que era normal e depois ele ficaria manso. Já faz alguns dias e eu tô com uma dúvida se realmente dá pra amansar. Quando eu chego perto ele já não se afasta e até aprendeu uma palavra, mas qualquer coisinha que eu faço ele se assusta, ou se eu abro a gaiola para limpar ele fica muito assustado e corre de um lado para o outro e tenta voar por medo. Ele nem tenta me bicar, ele só corre. Queria saber se dá ainda pra amansar (não acho que ele seja uma criança) porque eu realmente fico triste só de pensar que ele tem medo de mim e não consigo ter a coragem de trocar ele, fico com muita dó, e se eu trocar ele eu ficaria vendo o outro e sabendo que não é ele. Alguém tem algumas dicas de como fazer isso? Primeiramente, amansar calopsita é um processo de partes, se ela for novinha é bem fácil, se for adulto, é mais difícil. 1 - Quando à ave chega na sua casa, o ideal é deixar ela se acostumar com o ambiente primeiro, antes de começar o amansamento. Deixa ela quietinha nos primeiros dias, só troque a água e comida. 2 - Ao longo dos dias, você vai colocar a mão por fora da gaiola, para que ela possa ver que você não irá machuca-lá. Nesse processo, não invada a privacidade dela, não coloque a mão diretamente dentro da gaiola, ela ficará com muito medo e não aceitará contato. As minhas até hoje ficam bravas quando eu coloco a mão dentro do espaço delas (gaiola). 3 - Leve a gaiola para perto de você, para que ela consiga te observar e acostumar. O ideal, é que você tenha uma gaiola que ela consiga sair por vontade de própria, deixe a gaiola aberta e aos poucos ela se interessará em ir para perto. Elas são muito curiosas. 4 - Quando você já tiver feito todo esse processo de colocar a mão por fora da gaiola, chegou a hora de oferecer petiscos com a sua mão. Comece pegando o pote dela e aproximando para que ela consiga comer. Depois, passe a comida para a sua mão e aproxime aos poucos. Importante te lembrar, que esse processo é cansativo e as calopsitas são seres como nós, por isso, tem o seu tempo e cada uma tem a sua personalidade. Por exemplo, eu tenho duas calopsitas, tenho uma que aceita carinho com as mãos, é menos assustada e super carinhosa. A outra, que é o macho, é manso também, mas não tanto quanto a fêmea, ele gosta mais de beijinhos e não aceita carinho com as mãos, também é mais assustado, mas gosta de ficar próximo de mim. Quando eles chegam na sua casa, estão num lugar estranho, com uma pessoa estranha, então é normal estarem assustados. Por isso, é ideal deixar à ave se acostumar primeiro. O principal é não desistir, eles são seres incríveis e vivem ao nosso lado, são muito carinhosos e temos que manter o contato diário. Se a sua calopsita for mais velha, o processo será mais difícil, mas aos poucos conseguirá. Espero ter ajudado! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 30 de Maio Compartilhar Postado 30 de Maio Além disso tudo, observe se vc esta ofertando uma dieta de qualidade pra sua ave. Se sua cidade for pequena, provavelmente não é local onde orientam corretamente sobre alimentação. Providencie boa ração extrusada (recomendo a Megazoo PM13) e pacotes de sementes sempre de pacotes lacrados. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.