Jump to content

Filhote com prognatismo


Bicuço
Go to solution Solved by Célia Maia,

Recommended Posts

Estou com um filhote de calopsita com a parte de baixo do bico pronunciada, a boquinha dele fica sempre abertinha. Ele tem um mês de idade, pesquisei e vi que é prognatismo. Alguém aqui já cuidou de alguma calopsita com essa condição? Quando eu levar ao veterinário qual procedimento ele vai fazer? Estou cheia de dúvidas.

Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Seria bom vc levar ele logo ao veterinário assim acho que tem como concertar enquanto ele ainda é filhote , nesses casos tem que fazer uma mini cirurgia .

Tem como vc postar foto dele para nos ter uma ideia do que esta acontecendo .

Link to comment
Share on other sites

Obrigada por responder. Não pude vir antes, desculpe a demora. Eu tirei essas fotos agora, o bico está menos pronunciado pq eu estou fazendo uns exercícios de colocar no lugar por alguns segundos e segurar. Eu vou marcar o veterinário pra ver, será que é caso de cirurgia? Estou com muita dó mesmo. Hoje ele estava tentando comer milho, não sei se comeu mas sujou bem o bico.

11222287_1499094450420497_4424959659833142160_n.jpg

12341323_1499094507087158_4031227808647706657_n.jpg

12345394_1499094413753834_6514019115959831770_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Talvez não seja, pq o prognatismo dele não me parece tão grave. O Qto antes vc levá-lo, mais fácil a recuperação sem a necessidade de cirurgia. Ainda mais que vc está fazendo exercícios e, pelo que vejo, está obtendo resultados! Enquanto isso ele come papinha?

Link to comment
Share on other sites

Ele é alimentado pelos pais e já se interessa por sementes e extrusada, já fica com a comida no biquinho mexendo pra lá e pra cá. Ele está alternando alguns momentos com o biquinho prognata e outros com o biquinho normal, me parece que ele tem "mania" de jogar a parte de baixo do bico pra frente.

Link to comment
Share on other sites

Prognatismo seria o crescimento anormal do bico que pode ser causado por deficiência na alimentação, fungos, bactérias ou outros agentes. Na maioria das vezes é sanado o problema fazendo o corte correto do bico ou lixando periodicamente por um veterinário ou pessoas que tenham experiência. 

Leve ele a consulta a um veterinário para que possa avaliar e descobrir a causa. Não adianta você ficar fazendo fisioterapia, pois se ele estiver com o crescimento irregular a medida que for ficando mais velho vai aumentar o problema e ele poderá se tornar um passaro triste por não conseguir se alimentar e vir a ficar doente.

É importante deixar disponível diariamente na gaiola fontes de cálcio como osso de siba, brinquedos de madeira para desgastarem o bico e manter uma alimentação equilibrada. Como ele ainda é filhote, pode ser que a alimentação que os pais estão oferecendo não esteja balanceada e esteja causando esse problema, mas somente um veterinário poderá avaliar e orientar como você deve proceder.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Já achei o veterinário e vou agendar. A alimentação é boa, eles comem: nutrópica frutas, mix de sementes, legumes e verduras, pedra de cálcio e osso de siba, eles só não aceitam farinhada e eu dou ovo cozido. Alguns filhotes do casal nasceram com mal formação nos pés e nas asas mas infelizmente não sobreviveram, eu não vou deixar esse casal reproduzir mais. Eu volto aqui pra contar como tudo foi resolvido.

Link to comment
Share on other sites

@Bicuço Pelo histórico do casal narrado por você tudo leva a crer que existe algo neles que está causando esses problemas como a má formação nos pés, asas e prognatismo. Esse casal não tem consaguinidade, pois seria um dos fatores que podem causar esses problemas de deformação. 

Independente do problema do bebê ele é lindo demais, é muito fofo:x

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

Olá Célia! Eu desconfio que eles tem problemas com consangüinidade pq foram comprados em lugar não confiável. Antes de estarem comigo eles tem um histórico de muitas mortes de filhotes ainda no ovo, além dessa experiência com os mal formados. Se depender de mim eles não vão procriar mais, é colocar bichinho no mundo pra sofrer sem necessidade. Volto pra dar notícias sobre o biquinho.

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

  • Solution

Infelizmente existem criadores não confiaveis que visam somente o lucro e não se importam com o bem estar dos bichinhos. Você pode deixar o casal junto, não precisa separar, deixe eles levarem uma vida feliz juntos, apenas quando botarem algum ovinho você espera o momento que eles forem se alimentar e retira os ovos e joga fora. Não precisa colocar ninho, mas isso não impedira de botarem os ovos, mas fica até mais fácil para retirar depois.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Estou com bebê assim também a mais o menos uma semana notei que o bico dele está para dentro oque faço me ajudem esta com 1 mês e 3 dias IMG_20180326_083722198_LL.jpg.2b0d6d698fbf17a99d8a7ad87e328ec7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...