Jump to content

Calopsita parecendo suja e oleosa. Como proceder?


KamilaF

Posts Recomendados

Olá, pessoal.

Eu tenho um baby que está com dois meses e meio, é minha primeira calopsita. Ele é bem ativo, está com as penas bem formadas.

Há uns dias venho percebendo que ele está com as penas mais oleosas, quando passo o dedo pra fazer carinho, sinto que sai uma sujeirinha oleosa na minha mão. Ele precisou ser separado dos pais muito novinho e não tem outros pássaros adultos para aprender com eles, como sou "mãe de primeira viagem", não sei como proceder. Ele já tentou tomar banho na vasilha de água dele, mas foi só fogo de palha, não quis continuar. Ele também já me seguiu ao banheiro quando fui tomar banho algumas vezes, mas ele não toma banho. Ao contrário, vaza fora assim que sente os respingos de água.

Essa oleosidade começou agora. Isso é normal? Como posso fazer pra ele não ter medo dos respingos e aprender a tomar banho? Ele vai aprender sozinho?

Estou um pouco preocupada pois vi recentemente um programa de uma médica veterinária que tratou de uma calopsita adulta e mais velhinha que estava com as penas horríveis de sebosas pois ela não se limpava. o bichinho estava sofrendo muito. Mas o programa se passou num lugar frio enquanto na minha cidade está muuito quente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

O banho precisa ser estimulado. Coloque uma banheira no fundo da gaiola toda vez que ele for tomar banho de sol. Verifique sempre se ela está limpa pois se estiver suja eles não tomam. Tenho duas calopsitas. Uma gosta de tomar banho na banheirinha a outra nunca havia tomado. Peguei a duas e levei para o banheiro cmg. A que não tomava não demorou muito e se enfiou embaixo. Chegou a dormir. A outra já teve mais receio e ficou nos respingos. É questão de estimular. Leve a sua para o banheiro uma vez por semana e deixe-a a vontade. Se ela se sentir segura ela vai tomar. E tb como citei acima, coloque uma banheirinha no banho de sol. Onde ela se sentir mais segura irá tomar banho. Com relação a oleosidade das penas, nunca havia escutado isso. Não sei como te ajudar. Vc já fez os exames de saúde nela? Para saber se está 100%?

Link para compartilhar
Share on other sites

O vet disse que essa oleosidade que eu vejo é normal, fruto de uma glândula que impermeabiliza as penas e só será um problema se as penas ficarem ensebadas, sem limpeza. Com a limpeza normal que elas fazem e os banhos, isso é normal e fica controlado.

Agora é incentivar meu baby a tomar banho, né. rsrs

Muito obrigada pelas dicas. Postarei aqui notícias. 9_9

Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho 2 calopsitas uma toma banho numa banheirinha e a outra só toma banho com spray (aqueles de cabeleireiro) ou mangueira, mas só dou quando tem bastante sol, vc pode tentar com spray na sua, se ele começar a abrir as asas para vc jogar a agua é pq ele esta gostando, mas se ele fugir ai é bom esperar outro dia ou tentar outra coisa.  

Link para compartilhar
Share on other sites

Kamila os meus também não gostam de tomar banho em banheirinha eu deixo no viveiro o dia todo eles nem ligam  , ai resolvi dar com o borrifador como o Igor faz , eles adoram abrem as assa e parecê que esta tendo uma convulsão  ,mas é sinal que esta gostando , eu prefiro não dar em chuveiro eles podem se machucar ou respingar sabonetes  e outros produtos que não podem usar só use água pura , acho melhor assim coloque sempre água mineral no borrifador limpo nunca reutilize os de limpeza compre um só para dar banho nele .

Só de banho no calor e em  dias ensolarados , depois do banho deixe ele no sol um pouquinho para ele se secar , não deixe ele em lugar com vento e não encharque muito as penas só umas borrifadas ta bom.

Link para compartilhar
Share on other sites

@salete fortes eu levo para o chuveiro, mas jogo uma água antes e puxo com o rodo. Para tirar qualquer resíduo de sabonete e shampoo. Foi bom vc ter atentado a isso! Esqueci de fazer essa observação. Tb deixo eles no sol, mas uma vez a minha femea tomou banho em um dia que não tinha sol, mas não estava frio. Só me preucupei com corrente de ar mesmo. Por ainda estar calor, coloquei no quartinho delas. Ficou secando dentro de casa! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Coloquei uma banheirinha maior, gente. Ele passa dentro dela pra lá e pra cá, mas fica por isso mesmo. Vou tentar no borrifador, acho que vai dar certo pois quando respigo água nele com a mão, ele abre as asas e pia alto, mas eu pensava que eles estava odiando kkkkkkkkkkk Pelos relatos de vocês, vi que eu estou muito enganada. E eu confirmei pelo fato dele não fugir, apenas gritar e agitar as asas.

Gente, que dó desses bichinhos que o pessoal da banho em pia e afins! Tadinhoooos :(

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Adivinhem quem tomou um super banho hoje? Kkkkkkk

Depois do banho de sol, eu estava trocando a água e lavando os comedouros, Aegon entrou numa bacia e tentava catar os pingos que tinham ficado pra secar. Eu coloquei água na bacia e ele começou a tomar o banho! Eu ajudei dando uns respingos com os dedos.

Agora estamos no jardim pra ele se secar no solzinho que está dando. As penas estão ficando tão lindas! Está ficando mais lindo do que já é <3 rsrs

Obrigada por todas as dicas, pessoal :)

 

 

WP_20151215_09_41_19_Pro.jpg

Editado por KamilaF
substituir a foto enviada erroneamente pela foto correta.
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...