Jump to content

Calopsita macho imitando a fêmea?

carinamaranho

Posts Recomendados

Tenho o Rakan há dois anos, comprei ele na Cobasi onde disseram que fazem a sexagem e me garantiram que ele era macho. No entanto, estou começando a desconfiar disso kkkkkk.

Ele vocaliza de maneira bem diferente da nossa fêmea (Yuki). Sempre seguiu ela para todos os lados e imitou algumas coisas que ela fazia, como bicar a parede e tomar banho junto. Recentemente, ele começou a imitar a dancinha de acasalamento dela, com a mesma vocalização e posição, ficando com o bumbum arrebitado. Agora, não sei se ele está apenas mimetizando o comportamento dela ou se ele também é uma fêmea. Na minha cabeça, esses comportamentos são instintivos para a espécie e sexo do pássaro, mas o Rakan parece não saber disso e fica imitando a fêmea, o invés de fazer a dança do macho. Será que ele faz isso por ser mais jovem e acaba imitando ela?

Antigamente, a Yuki parava imediatamente de fazer a dancinha quando o Rakan chegava perto, mas agora ele se aproxima, bica as penas dela, e ela continua dançando sem se importar com a presença dele. Eles ainda vivem em gaiolas separadas, mas hoje em dia, quando abrimos as gaiolas, ela começou a ir até ele para ficar ao seu lado. Mesmo brigando com o Rakan de vez em quando, parece que ela está se acostumando com a presença dele.

Outra coisa curiosa é que o Rakan também faz essa dancinha quando começo a fazer carinho nele. Ele fica todo dengoso pedindo carinho e então começa a imitar a Yuki kkkkk.

Alguém sabe me dizer se isso é comum? Um macho imitar a fêmea nesse sentido?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

• 1 month later...

Esse comportamento é normal no periodo de acasalamento. O Rakan está imitando a Yuki provavelmente porque quer impressioná-la e conseguir acasalar. Eu não tenho tanto conhecimento sobre isso, porém, vou deixar uma citação das minhas pesquisas.

Acasalamento de calopsitas: como saber que a ave está pronta

A fêmea

Os sinais variam de acordo com cada ave, mas de forma geral, a fêmea fica mais irritada, vocaliza um som característico, insinuando ao macho que está pronta para o acasalamento. 

Ela procura um lugar que considere seguro para seus ovos e, caso seja uma ave de viveiro (gaiola), arruma o ninho do seu próprio jeito, tornando-o o mais seguro e confortável possível, podendo inclusive “customizá-lo”, destruindo algumas partes da gaiola, como portal, assoalho e paredes.

O macho

Já os machos sinalizam mais claramente do que as fêmeas, vocalizando com mais intensidade. Também cortejam a parceira, ficam mais territorialistas, fazem a famosa “asa coração” e ajudam na construção do ninho.

----------------------------------------------------------------------------------

Espero ter ajudado. 💜

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.