carinamaranho Posted July 13, 2024 Share Posted July 13, 2024 Tenho o Rakan há dois anos, comprei ele na Cobasi onde disseram que fazem a sexagem e me garantiram que ele era macho. No entanto, estou começando a desconfiar disso kkkkkk. Ele vocaliza de maneira bem diferente da nossa fêmea (Yuki). Sempre seguiu ela para todos os lados e imitou algumas coisas que ela fazia, como bicar a parede e tomar banho junto. Recentemente, ele começou a imitar a dancinha de acasalamento dela, com a mesma vocalização e posição, ficando com o bumbum arrebitado. Agora, não sei se ele está apenas mimetizando o comportamento dela ou se ele também é uma fêmea. Na minha cabeça, esses comportamentos são instintivos para a espécie e sexo do pássaro, mas o Rakan parece não saber disso e fica imitando a fêmea, o invés de fazer a dança do macho. Será que ele faz isso por ser mais jovem e acaba imitando ela? Antigamente, a Yuki parava imediatamente de fazer a dancinha quando o Rakan chegava perto, mas agora ele se aproxima, bica as penas dela, e ela continua dançando sem se importar com a presença dele. Eles ainda vivem em gaiolas separadas, mas hoje em dia, quando abrimos as gaiolas, ela começou a ir até ele para ficar ao seu lado. Mesmo brigando com o Rakan de vez em quando, parece que ela está se acostumando com a presença dele. Outra coisa curiosa é que o Rakan também faz essa dancinha quando começo a fazer carinho nele. Ele fica todo dengoso pedindo carinho e então começa a imitar a Yuki kkkkk. Alguém sabe me dizer se isso é comum? Um macho imitar a fêmea nesse sentido? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lukky Rafazinha Posted September 1, 2024 Share Posted September 1, 2024 Esse comportamento é normal no periodo de acasalamento. O Rakan está imitando a Yuki provavelmente porque quer impressioná-la e conseguir acasalar. Eu não tenho tanto conhecimento sobre isso, porém, vou deixar uma citação das minhas pesquisas. Acasalamento de calopsitas: como saber que a ave está pronta A fêmea Os sinais variam de acordo com cada ave, mas de forma geral, a fêmea fica mais irritada, vocaliza um som característico, insinuando ao macho que está pronta para o acasalamento. Ela procura um lugar que considere seguro para seus ovos e, caso seja uma ave de viveiro (gaiola), arruma o ninho do seu próprio jeito, tornando-o o mais seguro e confortável possível, podendo inclusive “customizá-lo”, destruindo algumas partes da gaiola, como portal, assoalho e paredes. O macho Já os machos sinalizam mais claramente do que as fêmeas, vocalizando com mais intensidade. Também cortejam a parceira, ficam mais territorialistas, fazem a famosa “asa coração” e ajudam na construção do ninho. ---------------------------------------------------------------------------------- Espero ter ajudado. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts