Jump to content

Sumiço de filhote


Stochiero
Ir para a solução Resolvido por Stochiero,

Posts Recomendados

Bom dia pessoal!

Estou me aventurando no prazeroso hooby de criação de calopsitas, ou seja, sou novo no assunto e espero aprender muito com todos vocês. Um casal meu CB chocou três ovos e nasceram dois filhotes (um ovo não foi galado). Dois dois filhotes nascido fui olhar discretamente o ninho hoje e um misteriosamente sumiu, o mais novo. O ninho fica no alto de um viveiro de tamanho considerável (3,00 x 2,00 x 2,50) e bem vedado para evitar entrada de predadores. O que será que ocorreu pessoal? Verifiquei no viveiro e não há nenhum vestígio de sangue ou restos deste filhote. 

Obrigado

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Não acredito ser roedor, pois se fosse ele teria pego o outro também, mesmo que não pegasse na mesma hora voltaria depois para acabar o serviço, sem dizer que os pais teriam pânico noturno somente com o movimento dele dentro do viveiro.

Você olhou dentro do ninho embaixo da maravalha? Outra possibilidade seria um dos pais ter rejeitado e empurrado ele para fora do ninho e ele ter caido no fundo ou dentro de algum pote e você não tendo visto limpado e jogado fora. 

Já aconteceu isso comigo mas em relação a objetos, na hora de limpar eu juntava todas as folhas que cobriam as bandejas e jogava fora o objeto e quando dava por falta começava a procurar e não achava por nada, dai ia no lixo e retirava tudo que joguei fora e achava no meio.Como disse que seu viveiro é grande infelizmente pode ter ocorrido isso e você não ter percebido.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bom dia pessoal!!

Realmente dei uma olhada na maravalha que havia retirado do ninho durante a limpeza e o filhotinho morto estava em meio às fezes do outro filhote. Acredito que os pais devam ter empurrado ele, após falecer, para o canto em que ficam concentradas as fezes do filhote maior. Dei uma olhada no que faleceu e estava ainda muito pequeno e bem magro, fato que me leva à conclusão de que faleceu por falta de alimentação mesmo, haja vista o ninho estar sempre muito limpo e sem a presença de qualquer anormalidade. Como disse, sou novo na atividade e gostaria de aproveitar o momento e solicitar orientações de como proceder para que outros filhotes não morram assim.

Agradeço desde já!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Stochiero Sinto muito pela perda de seu filhote, mas imaginei que fosse algo parecido com isso que tivesse acontecido. Todos os dias quando eu limpo os meus eu costumo dar uma olhada em geral no fundo do viveiro para não jogar nada fora, pois essas danadinhas são imprevisíveis e arteiras e sempre tem alguma coisa que jogam fora. Como o filhote é muito minusculo imaginei que ele tivesse ficado perdido no meio da maravalha e por inexperiência você não percebeu.

Após o nascimento do filhote ele tem reserva de alimento por até dois dias adquirida dentro do ovo. Observe após esses dois dias  (eu diria 1 dia e meio) e se não perceber que os pais alimentaram ele, comece a fornecer a papinha seguindo essa tabela abaixo. 

Quando temos filhotes filhotes em casa é sempre bom deixarmos uma papinha e uma seringa a disposição para emergências pois nunca sabemos quando iremos precisar.

Após 30 dias coloque uma mistura de sementes, ração e farinhada (60% de sementes, 20% de ração e 20% de farinhada) num pote que pode ser uma banheirinha, assim os filhotes poderão enxergar todos os alimentos e como são curiosos passaram a mexer e a conhecer, em pouco tempo estarão se alimentando sozinho. Nunca interrompa a papinha antes do tempo previsto, pois muitos filhotes morrem de inanição pois não se alimentam sozinhos e ficam doentes vindo a obto. 

2 primeiros dias não precisa dar papinha observe os pais (eu começaria a dar com um dia e meio)
3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • Solução
1 hora atrás, Célia Maia disse:

@Stochiero Sinto muito pela perda de seu filhote, mas imaginei que fosse algo parecido com isso que tivesse acontecido. Todos os dias quando eu limpo os meus eu costumo dar uma olhada em geral no fundo do viveiro para não jogar nada fora, pois essas danadinhas são imprevisíveis e arteiras e sempre tem alguma coisa que jogam fora. Como o filhote é muito minusculo imaginei que ele tivesse ficado perdido no meio da maravalha e por inexperiência você não percebeu.

Após o nascimento do filhote ele tem reserva de alimento por até dois dias adquirida dentro do ovo. Observe após esses dois dias  (eu diria 1 dia e meio) e se não perceber que os pais alimentaram ele, comece a fornecer a papinha seguindo essa tabela abaixo. 

Quando temos filhotes filhotes em casa é sempre bom deixarmos uma papinha e uma seringa a disposição para emergências pois nunca sabemos quando iremos precisar.

Após 30 dias coloque uma mistura de sementes, ração e farinhada (60% de sementes, 20% de ração e 20% de farinhada) num pote que pode ser uma banheirinha, assim os filhotes poderão enxergar todos os alimentos e como são curiosos passaram a mexer e a conhecer, em pouco tempo estarão se alimentando sozinho. Nunca interrompa a papinha antes do tempo previsto, pois muitos filhotes morrem de inanição pois não se alimentam sozinhos e ficam doentes vindo a obto. 

2 primeiros dias não precisa dar papinha observe os pais (eu começaria a dar com um dia e meio)
3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

 

Valeu pelos esclarecimentos e excelentes dicas!

Dessa forma rapidinho irei aprender bastante coisa com vocês.

Grande abraço!!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.