Jump to content

Meu calopsita é muito assustado


Myllena

Posts Recomendados

Olá,  meu calopsita é bastante assustado e ele voa com qualquer barulho que seja diferente ou um pouco mais alto, com isso, ele já machucou a asa várias vezes, eu preciso da ajuda de vocês, pois a asa dele sangrou bastante, daí eu peguei algodão e soro fisiológico para passar na área e o sangramento parou, tenho medo que inflame, isso pode acontecer?

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi, Myllena. Olha, saiba que você não está sozinha. O meu Cacau é igualzinho, se passar uma mosquinha perto dele ele voa do meu ombro. Por sorte, eu sempre consigo botar a mão embaixo e acabo não deixando ele bater no chão. Eu levaria no veterinário se fosse comigo porque, quando minha calopsita perdeu as penas do rabo, meu antigo veterinário disse que não havia problema algum. No entanto,  ele teve um sério ferimento e precisou de antibiótico e anti-hemorrágico, e eu só percebi quando começou a sair sangue junto das fezes. Espera mais pessoas responderem, mas eu achava legal você confirmar se não foi algo mais sério que um sangramento. Boa sorte!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Myllena Procura não abrir mais de um post com o mesmo assunto. Segue abaixo resposta que coloquei no outro e seria a mesma coisa.

As calopsitas são extremamente assustada. Para acabar com esses sustos repentinos, procure se antecipar a situação e ao problema.

Quando eu saio de casa sempre deixo uma luz acesa no como anterior ao que elas se encontram, no meu caso é a cozinha, pois se retornar mais tarde quando já está escurecendo elas ficam com uma meia claridade e não assustam quando chego e entro com o carro, sem dizer que ao abrir a porta já grito lá da entrada "tô chegando", pois assim reconhecem a minha voz e não se assustam. Uma vez ao retornar para minha casa, já estava escurecendo e ao entrar com o carro elas se assustaram e tiveram um pânico de fim de tarde, quando cheguei no quintal tinha sangue para todo o lado e elas estavam apavoradas. 

Outra situação que também evito é quando chega alguém de diferente na minha casa, nunca deixo entrar na minha frente, normalmente vou até elas e converso dizendo que está chegando uma pessoa diferente, depois de alguns segundos que entrei deixo a pessoa entrar, dai elas empinam o topete e ficam com aquela cara de assustada, mas não voam e nem se machucam. 

Elas são muito inteligentes embora assustadas, então se conversar com elas e preparar elas entendem e não se assustam tanto, criar um laço com elas para que saibam identificar a voz das pessoas que moram na residência e sempre que for chegar próximo a elas já falar a distância, assim evita que se assustem e se machuquem. Nunca chegar no local onde estão de forma abrupta, sempre de forma suave e delicada. Pelo menos é o que faço em relação as minhas.

Verifique se tem alguma pena que ainda está sangrando, caso isso ocorra precisará ser arrancada com o auxílio de uma pinça. Caso contrário deixe como está. Se ele tiver perdido muito sangue, dependendo da quantidade precisará tomar suplemento de ferro para repor o sangue perdido, pois caso contrário poderá ter anemia que leva a morte.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pela ajuda, irei comprar uma vitamina para pôr na água dele. Eu tranquei chico ( meu calopsita) na gaiola, e vou deixar até que ele se recupere completamente. Caso eu veja que precise irei leva- lo para veterinário.

Editado por Myllena
Link para compartilhar
Share on other sites

Tadinho, não precisa trancar, dai sim ele ficará mais tristinho. Você pode cuidar dele sem precisar manter ele em cativeiro, basta que tome os devidos cuidados para que ele não se machuque. Para repor o sangue precisa ser suplemento a base de ferro, isso se ele perdeu muito sangue (mais de 20 gotas)

Link para compartilhar
Share on other sites

Você sabe o nome de algum suplemento que eu possa dá a ele? 

  Ele não esta triste, porém mesmo assim me preocupo, então vou deixa-lo na gaiola quando sair de casa, pois ele pode voar e se machucar novamente, daí não ter ninguém para ajuda-lo. Vou comprar merthiolate para ajudar na cicatrização. Não sei dizer se ele perdeu cerca de 20 gotas a mais, acho que foi um pouco menos que 20 gotas de sangue. Mesmo assim devo dá a vitamina ou suplemento?

Editado por Myllena
Link para compartilhar
Share on other sites

Só quando ocorrer uma perda muito grande de sangue precisa dar suplemento, agora se não ocorreu apenas com uma boa alimentação ele irá se recuperar. Ofereça ração, verduras bem verdes, farinhada de ovo que são ricas em ferro e poderão auxiliar. Quando digo para deixar ele solto é sempre que tiver alguém em casa, quando sair deve sempre prender para evitar acidentes. As minhas deixo o dia todo soltas, mas se eu saio de casa tranco todo mundo no viveiro até a minha volta.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...