Jump to content

Asa machucada novamente


Myllena
Go to solution Solved by Célia Maia,

Recommended Posts

Olá,  meu calopsita é bastante assustado e ele voa com qualquer barulho que seja diferente ou um pouco mais alto, com isso, ele já machucou a asa várias vezes, eu preciso da ajuda de vocês, pois a asa dele sangrou bastante, daí eu peguei algodão e soro fisiológico para passar na área e o sangramento parou, tenho medo que inflame, isso pode acontecer?

Link to comment
Share on other sites

Pode! Passe um antisséptico ou mertiolathe na área de sangramento. Tenho uma calopsita um pouco mais assustada que a outra. Então eu sempre preparo ela para que não se assuste. Ex: elas ficam em um quarto somente delas. Sempre que a porta está fechada, eu aviso (falo com elas) antes de abrí-la. Outra coisa, quando sei que na minha casa terá barulho excessivo, coloco-as na gaiola (lugar mais seguro) e qdo o barulho cessa, vou conversar com ela e a pego. Não sei se ajo da forma correta, mas tem melhorado. Esses dias vieram cortar a grama e eu já vi que ficaram mais tranquilos! 

Link to comment
Share on other sites

  • Solution

As calopsitas são extremamente assustada. Para acabar com esses sustos repentinos, procure se antecipar a situação e ao problema.

Quando eu saio de casa sempre deixo uma luz acesa no como anterior ao que elas se encontram, no meu caso é a cozinha, pois se retornar mais tarde quando já está escurecendo elas ficam com uma meia claridade e não assustam quando chego e entro com o carro, sem dizer que ao abrir a porta já grito lá da entrada "tô chegando", pois assim reconhecem a minha voz e não se assustam. Uma vez ao retornar para minha casa, já estava escurecendo e ao entrar com o carro elas se assustaram e tiveram um pânico de fim de tarde, quando cheguei no quintal tinha sangue para todo o lado e elas estavam apavoradas. 

Outra situação que também evito é quando chega alguém de diferente na minha casa, nunca deixo entrar na minha frente, normalmente vou até elas e converso dizendo que está chegando uma pessoa diferente, depois de alguns segundos que entrei deixo a pessoa entrar, dai elas empinam o topete e ficam com aquela cara de assustada, mas não voam e nem se machucam. 

Elas são muito inteligentes embora assustadas, então se conversar com elas e preparar elas entendem e não se assustam tanto, criar um laço com elas para que saibam identificar a voz das pessoas que moram na residência e sempre que for chegar próximo a elas já falar a distância, assim evita que se assustem e se machuquem. Nunca chegar no local onde estão de forma abrupta, sempre de forma suave e delicada. Pelo menos é o que faço em relação as minhas.

Verifique se tem alguma pena que ainda está sangrando, caso isso ocorra precisará ser arrancada com o auxílio de uma pinça. Caso contrário deixe como está. Se ele tiver perdido muito sangue, dependendo da quantidade precisará tomar suplemento de ferro para repor o sangue perdido, pois caso contrário poderá ter anemia que leva a morte.

  • Gostei 3
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...