Jump to content

Coração partido: Duas calopsitas morreram em menos de 3 meses. O que pode ser? Me ajudem antes que mais alguma morra....


Amanda França
Ir para a solução Resolvido por salete fortes,

Posts Recomendados

Gente, me ajudem!

Há quase dois anos adotei a minha primeira calopsita (uma lutino, Peppa), um amor, porém com um mês após a adoção começou a apresentar umas peculiaridades, suas penas eram ralas, faltava penas em muitas regiões do corpo (a falha genética normal, no papo, embaixo das asas, nas costas onde colocava o bico para dormir), em outros locais (mesmo depois de adulta), apresentava plumagem - principalmente próximo as patinhas embaixo das asas, e há uns 6 meses começou um crescimento irregular no bico, não apenas na ponta, mas todo ele, nada muito exagerado, era como se ela fosse nariguda. Depois dela comprei mais três calopsitas onde duas formaram casal e tiveram um filhote lindo S2. O problema é que no dia 30 de outubro deste ano minha querida Peppa faleceu, encontrei ela morta quando acordei, estava no chão do viveiro. até então atribuí essa morte a má nutrição, uma x que ela nunca se alimentou bem, não consegui fazer a transição dela para as sementes e comia apenas papinha (angú) e verduras. Mas hj a minha fêmea Lukka (mãe do filhotinho de 36 dias) faleceu. Ela sempre foi muito saudável, comia verduras, milho cozido, ração... sempre foi ativa. So que há dois dias atrás ela ja vinha meio estranha...

Estou aterrorizada, sobraram apenas o macho Lulu de dois anos (pai do filhote), uma fêmea Pitty de cerca de 3 meses eo filhote que está com 36 dias, será que é alguma doença que ira matar a todos?

 

Me ajudem, como devo proceder, não quero perder mais nenhuma, são todas jovens, Lukka tinha apenas dois anos.

O que vcs acham que é?

Obs: No viveiro coloquei pó de serra no piso, elas não levam vento, todos os dias coloco elas no sol, tiro elas pra que andem dentro de casa um pouco e sempre fico de olho para que não comam nada estranho. Elas brincam muito com o pó de serra, será que pode ser isso? ou se é que é alguma doença?

 

Quais exames devo fazer? Me ajudem antes que eu perca mais alguma. estou aqui aos prantos...

IMG-20150331-WA0067.thumb.jpeg.65a019089Peppa a Lutino que morreu e Lukka a CB que também morreu.

Nessa foto dá pra ver como o bico de Peppa era grande e as penas estranhas, pessoalmente era ainda mais estranho

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Vc deveria ter levado a Peppa a um veterinário. Esse crescimento exagerado se deve a falta de algum nutriente e o veterinário poderia ter aparado o bico dela. Fazendo isso ela, com toda a certeza, teria se alimentado melhor. Não comia pois o bico não a permitia que comesse. Ao primeiro sintoma ou comportamento diferente da sua ave, vc deve levá-la ao veterinário. Talvez uma doença não esteja ligada a outra. Só quem pode te afirmar isso é um veterinário! 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

O caso da sua linda Pepa deve ter sido por desnutrição, pois com o bico dessa forma ela não conseguia comer. Agora as demais pode ser alguma doença que esteja causando essas mortes. A higienização das gaiolas são feitas diariamente? As próprias fezes delas podem causar doenças nas aves que são transmitidas pela evaporação e pode causar coccidiose que mata lentamente e na grande maioria das vezes não demonstra nenhum sintoma, pois um protozoário vai comendo todos os orgão por dentro da ave trazendo ela a óbito. Faça um exame parasitológico completo nelas que tenha o exame de coccidiose para eimeira e isospora. Observe as fezes se estão com alguma coloração diferente, se as penas estão normais, se estão espirrando ou com qualquer sintoma que possa demonstrar que estejam doentes. Caso de negativo o exame leve elas para uma consulta com veterinário, pois somente ele poderá fazer um exame mais minucioso para descobrir o que elas tiveram.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Na realidade eu levei, so que aqui na minha cidade os veterinários (que são poucos) só entendem de cão e gato...

Ela não comia, não era por causa do bico, pois antes disso (ela tinha 1 ano e 8 meses) o bico era normal e msm assim não comia, na época tb suspeitei da doença do bico e das penas, se for isso as outras estariam contaminadas?

Por isso gostaria de saber o que devo fazer, pois os veterinários daqui, sinceramente...

Gostaria de saber quais exames devo fazer no laboratório

Obrigada Célia Maia!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu sei o que é isso...na minha cidade tb só tem médico de caes e gatos e até eu sou melhor que eles para diagnosticar algo! Talvez ela tivesse alguma doença, infelizmente não dá para saber. Mas siga o conselho da Célia. Faça o exame nessas suas que ficaram, aí vc já fica mais tranquila ou trata antes que elas venham a adoecer mesmo!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Fica difícil dizer qual exame fazer, pois existem dezenas e você pode fazer um e ser outra doença. No seu caso eu diria para você fazer aquele check up do plantel do São Camilo, pois ele possui muitos exames dentro de um só, inclusive o parasitológico, clamidia , salmonela, herpervirus, pulorose, aspergilose, pasteurelose, micoplasma, coccidiose eimeria e isospora entre outros e poderá dar uma idéia do que elas tem, inclusive ele tem esse exame do bico e penas.

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Complicado isso hein!

Vc alimentava a Peppa com angu? 

Se o Lulu já apresentou sintomas fica difícil aguardar resultado de exames. Agora é esperar que ele apresente alguma melhora com esse tratamento. Mantenha ele aquecido próximo a uma lâmpada, mas coloque um pano escuro para que a claridade ñ atrapalhe o sono dele, coloque uma pitada de açúcar na água pra dar energia. 

Sobre o pó de serra ñ vejo necessidade de usar, acho que pode acumular fezes e eles acabam tendo contato e sujeira faz mal.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Triste situação Amanda, tudo está levando a crer que seja uma doença contagiosa, pois quando é uma doença sem ser contagiosa mesmo que um venha a obto os outros continuam bem, mas infelizmente estão todos adoecendo aos poucos. Vou mandar uma mp para você com endereço de alguns veterinários que pesquise, quem sabe pode lhe ajudar. Fico na torcida pela recuperação deles.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.