Jump to content

É o suficiente?


Myllena
Ir para a solução Resolvido por Myllena,

Posts Recomendados

Não. Muito pelo contrário, as sementes de girassol possuem muita gordura e faz mal pra elas! Deve ser dado muito raramente como forma de agrado. O ideal é você comprar uma mistura de sementes balanceada, ração extrusada e farinhada de ovo para complementar, além da alimentação natural com frutas, verduras e legumes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

kkkkkkk eu penso nessas coisas também xD
Mas é necessário.. vc está dando só o girassol? Ele vai ficar muito gordinho e pode dar algum problema cardiovascular :(
 

Se vc quiser também, eu posso te mostrar uma lista que tenho de alimentos frescos que podem ou não podem ser dados :)

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

ALIMENTOS FRESCOS

PODE DAR
Inhame
Rabanete
Brócolis
Batata doce
Berinjela
Vagem
Abóbora

Alcachofra
Couve-flor
Couve de Bruxelas
Couve
Pepino
Pimentas
Aspargos
Ervilhas
Aipo
Malaguetas
Pimentas
Beterraba
Abobrinha
Milho
Feijão verde
Chicória
Cenoura
Agrião
Figo
Maçã (retirar as sementes)
Damasco
Melancia
Uvas
Melão
Banana
Cerejas (retirar a semente)
Laranja
Pêssego
Ameixa
Mamão
Manga
Kiwi
Toranja
Ananás
Ovos (com casca)
Framboesa
Amoras


A COSIDERAR: Os seguintes são conhecidos como tendo um nível elevado de pesticidas
Morangos
Pimentões
Espinafre
Pêssego
Aipo
Maçã
Damasco
Feijão verde
Uvas chilenas
Pepino
__________________________
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NÃO PODE DAR (PROIBIDO)
Abacate
Chocolate
Ruibarbo
Cogumelos
Álcool
Cafeína (incluindo chá e café)
Batatas fritas
Bebidas gaseificadas
Cebola
Sementes de maçã e cereja
Iogurte
Carne (frango)
Queijo
Leite

____________________________⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
OCASIONAL
Espinafre
Tomate
Pipoca light (sem sal e sem óleo)
Barras com sementes
____________________________⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Suplementos saudáveis

Aloe vera - Na água para ajudar a digestão, boa para cortes e arranhões
Cayenne - Boa para a digestão e artrites
Canela - Boa para a digestão e níveis de açúcar no sangue
Blocos minerais - cálcio
Alho - antibiótico
____________________________⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Farinhadas especificas para psitacídeos, principalmente em períodos críticos como muda de penas, reprodução, mudança de tempo e animais convalescentes.

Vale lembrar que peguei essa lista de uma moça que tem uma página no facebook que chama Living with birds, ela dá bastante dicas também  e as aves dela são muuuito lindas xD

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

O girassol é totalmente prejudicial a saúde das aves, pois com o passar do tempo ataca o figado e na maioria das vezes leva a ave a óbito, sem dizer que é pobre em nutrientes e sua ave poderá ter muitos problemas de saúde, tendo uma vida muito curta.

Compre uma mistura de sementes própria para calopsitas, uma boa ração eu indicaria a megazoo PM13 e uma farinhada a sua escolha (eu uso a nutrópica de mel e ovo). Faça uma mistura das três numa proporção de mais ou menos 60% sementes, 20% de ração e 20% de farinhada e coloque num pote largo, pode ser uma banheirinha, assim ela irá visualizar todos os alimentos e por curiosidade provar de todos até se acostumar. Após o período de mais ou menos um mês você separa todos os alimentos cada um num pote, mas deixe eles disponível na gaiola um ao lado do outro e a água ao lado da ração, pois elas gostam de molhar a ração para comer. Nunca coloque os potes em lados opostos da gaiola, caso contrário ela irá sempre no de sementes e irá ignorar a ração e farinhada, mas o que importa é que ela de apenas algumas bicadas que já é o suficiente.

Vamos diminuir a lista do que pode oferecer, pois elas são enjoadas e não comem de tudo, ainda mais a sua que não come nada. Ofereça inicialmente verduras e legumes bem verdes que são a preferência delas como catalônia, brócolis, espinafre, almeirão, rúcula, couve, acelga, milho cru, berinjela, abobrinha, pepino e depois pode tentar outros alimentos como cenoura, e frutas. 

No início irá ocorrer algum desperdício, mas seja persistente e coloque todos os dias um punhado sempre no mesmo canto, assim ela irá por curiosidade mexer e comer e todos os dias quando colocar no mesmo canto ela entenderá que é comestível, assim poderá mudar os alimentos. Compre uma verdura inicialmente e coloque todos os dias ela mesmo que jogue fora no fim do dia, até que ela acostume.

Deixe diariamente na gaiola osso de siba e pedra de cálcio como fonte de cálcio pois é muito importante para elas. 

Mude de imediato a alimentação dessa pequena, caso contrário a vidinha dela será bem curta.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

ALIMENTAÇÃO das minhas calopsitas
 
Todos os dias:

* Mistura de sementes: (não compro pronta pois a maioria das misturas não são balanceadas com quantidades de sementes incorretas, pois muitas marcas colocam mais sementes baratas como o painço nacional, ou algumas vêem contendo muito girassol, ou vêem com amendoim e até pedaços de pão, e também, muitas não vêem contendo muitas das sementes necessárias para uma alimentação adequada)

Minha própria mistura:

500g de Painço (amarelo, vermelho, verde, preto), 
200g de Alpiste,
150g de Aveia com Casca,
100g de Arroz com Casca, 
100g de Girassol
100g de Cártamo
100g de Linhaça prefiro a Dourada (porque contém omega 3, 6 e 9 e a marrom não contém omega 9)
100g de Senha
50g de Nabão 
10g de Pimenta Rosa 

Aveia em Flocos (as vezes preferem comer além da com casca) dou em pote separado

Colza (pequena quantidade porque é gordurosa)

Quinoa (muitooooo rica em nutrientes) coloco em um pote separado junto com a colza pq são pequenas

Trigo sarraceno/mourisco (adoram) também deixo em pote separado

Perila em pote separado, é chamada de semente da saúde, pois tem ação anti-inflamatória tornando um excelente protetor contra danos nas mucosas, principalmente dos intestinos, mas por ser gordurosa deve oferecer pouco, 1 vez por semana.

Ração extrusada - as melhores marcas são:
* Nutrópica (as minhas não gostam por terem grãos muito duros)
* Megazoo tem de 3 tipos: Calopsitas e periquitos - grãos bem pequenos, igual uma semente de quinoa, não possui corantes; Calopsitas e maritacas - grãos maiores e redondos achatados, não possui corantes e Calopsita frutas e verduras - que é uma linha nova (os meus gostam de todas elas)
* Biotron - os 3 tipos de ração da biotron que os meus gostam são: Bambito (não possui corantes, grão médio e formato parecido com uma pirâmide); Papagaio mix que apesar do nome pode ser oferecido para as calopsitas, é a preferida das minhas, tem grãos grandes, vermelho verde e amarelo e por ela ser maior que um grão de feijão, eu quebro elas para facilitar deles quebrarem e comerem; Saporito frutas mix trinca ferro e mesmo sendo próprio para trinca ferro, um vet recomendou ela, tem grãos coloridos, girassol, cartamo, sorgo, trigo mourisco, mas tem q tirar os girassóis pois não pode dar muito girassol, e os girassóis que vem nela ficam úmidos, e já contendo na mistura de sementes, não pode dar mais pois as calopsitas tem muito problemas no fígado que já é da espécie então tem q cuidar com sementes gordurosas.
* Alcon possui 3 tipos para calopsitas: a Psita bits que é praticamente igual a Papagaio mix da Biotron, os grãos são iguais no tamanho e cores mas é mais seca, com menos corantes e não é cheirosa, as calopsitas gostam mais da papagaio mix; Alcon eco club periquitos, grãos pequenos e coloridos, que também pode ser dado para calopsita, mas possui muito corantes; Alcon eco club calopsita não possui corantes e grãos pequenos iguais a de periquitos.
Vai da sua calopsita se adaptar melhor!
Eu ofereço diariamente 3 tipos de rações para as minhas, como nós, tem dias q elas comem melhor uma do q outra e no outro dia vice e versa.

Água sempre limpa e fresca eh essencial também!

Farinhada é bom sempre oferecer por ser fonte de proteínas, mas os meus não gostam, já comprei da Nutropica e da Biotron, elas comem muito pouco, mas outras calopsitas adoram, então sugiro que ofereçam para suas! 

Osso de siba todos os dias, é fonte de cálcio! É melhor dar o osso de siba NATURAL (com formato oval comprido inteiro) do que aquelas redondinhas q são pedra de cálcio ou aqueles quadrados bem duros cinza pois essas prendem o intestino por conterem muito gesso. Mas na época que elas botarem ovos, precisa dar o avitrin cálcio pois elas tem uma grande perda de cálcio. Não é necessário dar aquelas misturas de areia e farinha de ostras, pois as calopsitas descascam as sementes então não precisam disso para ajudar na digestão, até mesmo faz mal usar esse tipo de grid para calopsitas.

2 ou 3 vezes por semana (escolher 1 ou 2 da lista por semana)

Uva
Maçã
Banana 
Beterraba
Abóbora 
Cenoura
Chuchu 
Couve
Almeirão
Espinafre 
Rúcula
Chicória 

Trigo Integral (para oferecer para as calopsitas tem q preparar, deixar pré germinado... Para isso você deve lavar o trigo integral e deixar de molho na água por 2 a 3 horas, escorrer a água e deixar ele secar NATURALMENTE, sem deixar no sol ou algo assim, tem q esperar cerca de um dia e então já estará pré germinado)...
Dá para dar uma vez por semana, elas adoram!

2 ou 3 vezes por semana - todos devem ser cozidos sem sal e sem temperos! (Cada semana eu dou um diferente)

Milho
Lentilha
Grão de Bico

1 vez por semana: (cada semana eu escolho um diferente, dar pouco pq são gordurosas)

Avelã
Nozes
Castanha do Pará

Também pode dar 1 vez por semana Neston Flocos eles adoram, mas não dêem mto, pois prende o intestino!

Vermífugo de 6 em 6 meses, eu dou o da marca Avitrin por ser mebendazol o princípio ativo que é mais específico para calopsitas do que de outras marcas.

Vitamina de 6 em 6 meses eu dou uma semana depois que dou o vermífugo. Pode ser dado Avitrin Complexo Vitaminico, Aminomix, Organew que são todos ótimos, durante uns 15 dias.
Há veterinário que diz que pode dar todo mês vitamina, mas há também quem diga que faz mal se não haver necessidade. Eu prefiro dar uma alimentação balanceada e dar somente de 6 em 6 meses, para não sobrecarregar os rins e fígado, já que as calopsitas são muito propensas a terem problemas nesses órgãos!

Na época de muda (troca das penas) é necessário dar uma vitamina especial para essa época, já que a calopsita fica fraca devido a troca das penas, dou a Avitrin Muda.

Se as penas não estiverem bonitas ou não estiverem desenvolvendo direito, o bico meio descascado, uma das causas é a falta de vitaminas, então é recomendado dar o Avitrin Plumas, que são vitaminas próprias para formação das penas.

Postura (botando ovinhos) nessa época há uma grande perda de cálcio e é necessário uma complementação com cálcio, então sugiro o Avitrin cálcio. 

Avitrin Boldo não necessariamente precisa ser usado como um remédio, é interessante dar 1 vez ao ano para desintoxicar o fígado, já que as calopsitas são muito propensas a ter problemas nele.

Indiquei os medicamentos da Avitrin, pois a maioria dos veterinários indicam essa marca e são fáceis de ser encontrados!

SITES que vendem produtos para calopsitas e são confiáveis!

--editado--(bastante produtos e frete mais barato)

--editado-- (mais variedade de produtos do que outros sites e vende perila que é uma semente que só encontrei para vender nesse site)

--editado-- (bastante produtos e alguns produtos diferentes de outros sites)

--editado-- (vende bolacha própria para calopsita, único site que sei que vende elas, Biscottini Pet Calopsitas)


ALIMENTOS PREJUDICIAIS A SAÚDE DAS CALOPSITAS

alimento com sal
berinjela
pêra e serralha 
leite e seus derivados - queijo branco (calopsitas não possuem enzimas que processam o leite)
sementes de frutas (são toxicas, principalmente a semente da maçã)
folhas de verduras escuras (possuem excesso de ferro que é prejudicial)
fermentados (pão, bolacha, bolo)
pedras de cálcio (pode dar mais prendem o intestino pois contém muito gesso então sugiro que não dêem)
amendoim (possui uma toxina que causa problema no fígado e também pode possuir fungos causadores de doença fatal)
alface e acelga (causa diarréia)
agrião (irrita as mucosas do intestino e do estomago)
frutas ácidas (limão, laranja, morango)
abacate, manga, cereja, figo
pêssego e ameixa (seus caroços também são tóxicos)
chá e café
bebidas alcoólicas 
chocolates
amêndoas
ração de cachorro
folhas de batata
tomate, ervilha, feijão de fava, cebola
cogumelos
azaléia, begônia, lírio, comigo ninguém pode, jasmim, samambaia, prímula
salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalipto, açafrão, fumo

Editado por Lucas Oliveira
Proibido links externos
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@valeska.apache.blush eu estava dando uma olhada nos alimentos com misturas prontas e realmente percebi que contém uma grande quantidade de girassol. Acho que realmente a melhor opção é comprar separadamente como você falou. Obrigada!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu dou um mix de sementes q não contem o girassol, compro pra dar de petisco a semente de abobora e sempre q comem melão em casa pego as sementes, lavo e seco no forno, espero esfriar e dor para eles.. Fazem a festa...

Alem do mix de sementes dou a ração todos os dias, a farinhada dou 1 vez por semana e sempre estou dando algum alimento fresco pra eles...

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 3 semanas atrás...
Ester Lacerda Correia

Retire URGENTE o girassol dela. É aconselhado dar até 10 sementes por mês mais ou menos. A sua deve estar cheia de gordura no sangue e o fígado fica comprometido. Eu aconselharia dar ração e semente, mas como a sua está se alimentando APENAS de girassol, corte ele por uns meses. Deixe ela voltar a saude normal para voltar a oferecer POUCO girassol e POUCA semente. Compre nutropica ou megazoo, se ele não aceitar tenta dar amolecida, os meus só comem nutropica assim. Boa sorte e espero que ele melhore de saúde. E cuidado com a farinhada, não dê em excesso, 1x a cada 15 dias está otimo.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.