Jump to content

Periquito macho ou femea ?


Luis Silva

Posts Recomendados

Ola... 

Estou começando com uma criação de piriquiros agora, então fui comprar um casal e achei um macho adulto, porem a fêmea não tinha adulta, então trouxe um piriquito que o vendedor me garantiu que era femea.

Só que ele ta bem novinho, e não da pra saber se realmente e femea, gostaria muito da ajuda de vocês que já possuem experiencia, mesmo que seja no chute rs rs ..

eu vejo eles se beijando sempre, e ficam o dia todo um do lado do outro, ate na hora de dormi, a suposta femea ate entra no ninho as vezes .... 

Seguem as fotos, o que me digam?

Obrigado !!

 

IMG_20151203_102046750.jpg

IMG_20151203_102102879.jpg

IMG_20151203_102038320.jpg

IMG_20151203_102018749.jpg

Editado por Luis Silva
Link para compartilhar
Share on other sites

É uma fêmea  , macho tem as narinas azuladas , me parece bem novinha , então nessa faze é bom vc ensinar eles a comerem , verduras e frutas menos alface que da diarreia ,maçã sem sementes e abacate , no club tem um tópico de alimentos venenosos para aves é bom vc ler assim não vai cometer eros na alimentação deles e terá aves saudáveis 

Tenho periquitos a muito tempo inclusive tenho uma fêmea que já tem uns 11 anos , nunca ficou doente , e come de tudo deve ser por isso que é tão forte . 

Dou ração extrusada , farinhada de ovo e mel  e mix de sementes para periquitos , verduras e frutas , ela adora couve , brócolis milho verde pre cozido , maçã ,catalonia  almeirão .

Deixe sempre osso de siba na gaiola para repor o cálcio das aves 

Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado pelas respostas.

Eu fiquei sabendo que o nariz do macho só fica na cor azul quando ele esta adulto, só que essa minha suposta fêmea esta bem novinha, então fica muito difícil de saber, eu acho que e fêmea tambem, só que sempre fico com o pe atrás rs rs

Hoje estava percebendo que o nariz esta mais branco ... Vou mandar algumas fotos tiradas agora mesmo.

 

 

Em relação a alimentação estou tentando suprir tudo, porém eles não gostaram muito de maça, banana, jiló, milho verde e almeirão ... Vou testar outras coisas agora rs rs.  O que eles adoram mesmo e ovo cozido, já que e ótimo em proteínas e vitaminas.

IMG_20151212_181513302.jpg

IMG_20151212_181504643.jpg

IMG_20151212_181402894.jpg

Editado por Luis Silva
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente esse periquito ainda é bem novinho... Da pra ver pelos olhos dele q ainda são todo preto, se vc comparar com os olhos do macho da foto q vc mandou vai ver a diferença, esse é um dos sinais q ele é novinho, e tmbm essas listras na testa dele conforme ele fica mais velho vão sumindo igual o macho da foto q vc mandou.

Acredito q ainda é cedo pra dizer o sexo dele, pois ainda pode mudar a coloração do nariz...mas eu chutaria fêmea tmbm kkk

Mas certeza mesmo só daqui um tempo:D

Editado por GabrielEger
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá também crio periquitos e adoro, pois transmitem uma energia muito boa. A respeito do sexo acredito que seja uma fêmea porém bem nova com menos de 4 meses, devemos prestar atenção pois em alguns casos como: albinos, luinos e creminios, que são as cores claras os machos não apresentam coloração azulada do "nariz", não é o seu caso.  E algumas fêmeas em determinadas épocas tendem a ficar com um tom  leve de azul, na narina podendo confundir. Teve uma época que cheguei a ficar com 29 no viveiro grande que tenho. Agora tenho só 14..rsrsrss.

Desculpe a imagem não estar ótima.

machos: O amarelo é um creminio adulto e "não têm nariz azul",já foi pai várias vezes.

WP_20151216_030.thumb.jpg.6be4e617233120

Fêmeas:

WP_20151216_032.thumb.jpg.6054496d98b152

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, sim estão no viveiro e separado os machos das fêmeas, pois estou dando vermifugo para eles.É recomendado pelo menos uma vez ao ano. Quanto as brigas sim sempre acontecem, quando estão separados como eu fiz, os machos brigam pelo poleiro mais alto assim como as fêmeas, e as fêmeas disputam o ninho. Então se for ficar todos no mesmo viveiro, é bom que seja grande, o melhor é que se tenha todos  casais formados, "solteiro(a) da disputa", 2 ninhos para cada casal, pois sempre um casal quer o ninho do outro. E muitos alimentos, sempre complemento a alimentação deles com vitaminas. As brigas só se evita colocando apenas um casal por gaiola.

Abraços.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...