Jump to content

Calopsita grita muito


powerlife
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal.

Há mais ou menos 10 dias, adquiri uma calopsita, esta a qual o criador dizia ter pra lá 2 meses. Realmente, percebe-se que se trata de um filhote. 

Nos primeiros 5 dias, ela se acostumou bem com a casa que é quentinha e confortável, inclusive pra ela. Na maior parte do tempo ela fica presa pois moro com amigos e estudamos mas isto não significa que não saia muito.

De uns dias para cá, ela começou a gritar muito quando tem a minha presença e dos meus amigos e só para quando se distrai com algum objeto que possa morder e bicar, como minha correntinha no pescoço. 

Sei que esses gritos dela não se tratam de problemas de saúde ou conforto (aliás, a gaiola dela é bem grande e robusta em adereços para brincar) então, deve ser algum comportamento de superioridade ou exigência por atenção, porém, mesmo assim, quando ela sai da gaiola e está em meu colo recebendo algum agrado, continua gritando sem parar...

Gostaria de saber se isso é normal em filhotes e depois para ou se devo agir de alguma forma para saciar os desejos dela e, assim, fazê-lo cessar os gritos.

 

Grato pela ajuda,

 

Henrique.

Link para compartilhar
Share on other sites

Esses gritos são de fome @powerlife! Ela ainda está na papinha? Ou já come sozinha? Se come sozinha, vc tem ctza de que come (engole)? Pq na maioria das vezes esses criadores vendem dizendo que ela come sozinha, mas ainda precisam da papinha. Ou pq apenas brinca com as sementes ou pq ela come bem pouco, precisando assim de um complemento. É uma transição mais crítica pra elas. Poste uma foto dela para vermos tb. Pq muitos criadores, para vender, dizem que a ave tem uma idade e depois verificamos que tem outra! Uma coisa importantíssima nesse momento. Filhotes não podem de maneira alguma pegar corrente de ar. Pois ainda não tem imunidade e facimente pegam pneumonia. Esse quadro é muito difícil de reverter, principalmente em bebês!  Procure um canto da casa em que ela não pegará vento algum e 20 minutos de sol durante a manhã ( entre 8h e 10h) ou fim de tarde (16 a 17h), ao menos 2x por semana, é imprescindível para ela.

Mais uma coisa, o local onde ela dorme precisa ser um local maos calmo onde não haverá movimento. Aves dormem das 18h às 6h (por-do-sol e nascer do sol) e esse período de 12h de sono por noite é importante para que a sua ave mantenha uma boa saúde. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, pode ser de fome como a stephanie disse, mas também pode ser que ela precise de mais atenção, pois pássaros como calopsitas são como crianças, ela precisa de carinho, atenção, e algo que deixe ela mais confortável com o ambiente que ela está vivendo, ela também precisa de uma alimentação saudável , uma calopsita que grita constantemente é porque ela tá precisando de algo, enfim.... Pode ser por algum desses motivos

 A calopstia é uma ave que não deve se manter muito presa em gaiolas, pois elas precisam se alongar e se exercitar constantemente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Mas como ele disse, @Myllena, ele estuda! E tb não é indicado que aves fiquem soltas sem a surpervisão do dono, pois pode acontecer um acidente e dependendo da gravidade deste, sem chance de socorro! O tempo que vc está em casa, ele fica solto? Se vc não passa tanto tempo em casa com ele, pense na possibilidade de adquirir uma companheira pra ele. Assim será mais fácil para ele suportar a sua ausência! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Não acredito ser fome. Isso é característico de ave que está incomodada com alguma situação e quer chamar a atenção de seu dono ou de outra ave. Normalmente quando ficam presas gritam muito como um alerta para que seu dono solte elas, gritam também para ter carinho e atenção ou gritam também quando tem falta de alguma outra calopsita que fazia parte de seu meio. 

Para mim ela está gritando pois está sentindo falta do antigo criadouro/loja onde "morava", pois ela tinha lá várias outras calopsitas que faziam companhia e interagia com pessoas o tempo todo. Quando ela chegou na sua casa ela deve ter ficado quieta pois tudo era novo e estranho para ela, passado esse momento de adaptação caiu a ficha dela que agora está num novo lar e sozinha. 

Aqui em casa todas são silenciosas, mas basta eu prender ou quererem chamar minha atenção para qualquer coisa, elas gritam até que tenham sua vontade atendida. Tenho um macho que é muito silencioso e bonzinho, as ele perdeu sua companheirinha de muitos anos a um mês atrás, foi um inferno esse mês, pois ele gritou todas as horas dos dias chamando a outra que nunca mais irá aparecer. Quando ele não gritava ele cantava um canto triste, foi de cortar o coração, mas agora ele está se adaptando novamente com outra que tenho, pois graças a deus ele era um casal de três. Está voltando a ficar silencioso, embora em determinados momentos ainda grite ou cante, mas muito menos que dias atrás.

Como você falou que deixa ele sozinho, eu diria para você arrumar outra calopsita para ficar junto com ele, pois ele deve estar sentindo muito e quando vê pessoas na casa grita para chamar atenção. Mesmo que você pegue ele num momento, como está agitado continua gritando. Precisaria que você ficasse dando atenção o dia inteiro para ele se acalmar e ir ficando calmo.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...