Jump to content

Calopsita morreu sem motivos


Charlles Henrique

Posts Recomendados

E aí galera, estou totalmente traumatizado, comprei uma calopsita e ja tenho ela a 3 meses, ela era muito brava mesmo porém ela amansou depois de uma semana, virou a calopsita mais mansa que já vi na vida, era loca pra ficar com agente e ela ficava praticamente solta quase o dia todo, e tinha sempre suas 12 horas de sono, porém mes passado ele ficou muito arrepiado e com a cara triste, corri para a veterinária que ela mesmo disse que nunca tinha visto uma calopsita tão dócil assim, e ela me disse que ela estava assim por eu apenas estar dando ração e ela estava muito magra, então ela me deu alguns remédios para dar a ele e me deu uma ração que supria suas necessidades e eu também dava cenoura que era única coisa que ele gostava fora isso, passando isso ele engordou um pouquinho e levei ele na revisão e está tudo bem, única coisa diferente que notava nele, era sempre de manhã mesmo em dias escaldantes ele estava com o pé totalmente roxo como a pele de pessoas que tem problema de coração, fora isso tudo normal e nada demais e levei na veterinária novamente e nada, hoje de manhã ele estava muito feliz e agitado cantando e gritando na casa toda, sua nova gaiola chegou hoje e eu a montei e botei ele nela por volta das 1 da tarde e o deixei lá para acostumar e arrumei suas comidas e água normal, quando chego lá agora mesmo ele estava no último suspiro não se mexia apenas estava piscando todo mole e acabou morrendo, me ajuda gente o que pode ter acontecido com ele, ele também estava muito magro, de 1 da tarde até agora ele emagreceu de uma forma espantosa que eu fiquei impressionado, e ele também tinha uma calopsita que era muito amigos sempre se viam no final de semana e divertiam muito.Me ajudem pfvr.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Q triste Charlles, não sei o q pode ser...

Queria poder ajudar...

Quando eles ficam doentes geralmente ficam estufados e quietinhos...já perdi alguns periquitos assim...mas como ele estava alegre não faço ideia do q seja...

Espero q alguem aqui no forum mais experiente possa te ajudar

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, Charlles....é difícil dizer o motivo...mas a sua calopsita provavelmente estava acometida de alguma doença! Talvez o fato de dar apenas ração tenha aberto precedentes para ela adoecer. Faltou nutriente, execesso do mesmo, baixou imunidade, podem ser vários os motivos. Como estavam as fezes?A veterinária é especialista em aves? Fez exames? É complicado a gnt ir contra o diagnóstico de uma pessoa com formação nisso! Calopsitas não morrem do nada...elas tendem a camuflar a doença, por questão natural (aves doentes são presas fáceis). Mas embora disfarcem, ainda deixam escapar algumas coisas. Por isso é importantíssimo observar fezes, penas, comportamento (se muda drasticamente)...esses mínimos detalhes. É importante dizer pra vc o seguinte...uma alimentação balanceada constitui em: ração extrusada, mix de sementes (com poucas sementes de girassol), farinhadas, osso de siba, grit de minerais,  frutas e verduras. As frutas e verduras podem ser oferecidas no mínimo 3x por semana (eu coloco todos os dias e deixo por no máx. 4h), o restante devem ficar 24h disponíveis para elas.  Verduras escuras são as preferidas (couve, brócolis, almeirão), milho pré-cozido e ovo cozido. Água trocas 2x ao dia e filtradas, pois geralmente as de torneira tem cloro! Ele talvez não estivesse se alimentando, apemas brincando com a ração e o fato das penas estarem arrepiadas não permitiu que notasse. Pode ser o contato com a outra calopsita (acho interessante levá-la a um veterinário,  pois se for contagioso, talvez ela tenha pego). Enfim, não dá para dizer! Mas se serve de conselho, na sua próxima ave. Faça os exes completos assim que ela estiver na sua casa e atente à dicas que citei acima. Não desista de criar, elas são especiais demais!

Link para compartilhar
Share on other sites

Sinto muito pela sua perda. Pelo seu relato ela deve ter morrido de inanição, por deficiência em alimentação. Toda calopsita necessita de sementes, pois essa é a principal alimentação dela. A ração é apenas um complemento de vitaminas que ela irá variar com as sementes para ter uma alimentação balanceada. 

Você falou que tinha ela a apenas três meses, então estou presupondo que ela era jovem. Nem as calopsitas adultas sobrevivem somente com ração, imagina uma mais jovem.  Você informou que ela se alimentava somente com ração e a veterinária percebeu isso e trocou por outra ração, não tinha muita lógica isso. Você teria que ter oferecido as sementes e na maioria dos casos quando a ave está extremamente magra independente dela estar se alimentando com alimentos sólidos entramos com papinha bem grossa pelo menos 3X ao dia, para fazer com que ganhe peso rapidamente, aliado a medicamentos que são extremamente necessários nesse período para evitar justamente o que aconteceu. 

Você errou em dar somente a ração e essa veterinária errou ao falar para você trocar a alimentação e deixar a coitadinha fazer o resto sozinha. Quando minhas aves estão magras por qualquer motivo que seja, meu veterinario manda eu entrar com a papinha imediatamente e suspendemos somente quando ela ganhar o peso necessário.

Infelizmente aprendemos com nossos erros também, agora não se culpe pois você não será o primeiro e nem o último que irá fazer alguma coisa dessa forma. Todos nós já erramos quando começamos a criar calopsitas.

Compre outra, mas desde o início ofereça uma alimentação composta de sementes, ração e farinhada, mesmo que tenha a impressão que ela não está comendo deixe na gaiola, pois se ela der somente uma bicada na ração já é o suficiente. Complemente essa alimentação com verduras, legumes e frutas. Se não tiver disponibilidade de variar compre uma verdura no início da semana e todos os dias ponha um punhado dela na gaiola para ela comer, pois já é o suficiente, o ideal seria variar, mas na impossibilidade já ajuda. 

O grit serve para elas facilitarem a digestão e alguns possui calcio que ajuda no fortalecimento e crescimento do bico, evita ovo mole e preso no caso das fêmeas, etc., mas não é impressindivel, você pode colocar somente osso de siba que já tem a mesma função.

Para os outros servirá como um alerta para não retirarem as sementes, pois recentemente tivemos até alguns casos de pessoas que diziam que queriam retirar a sementes e deixar só a alimentação baseada em ração. Tudo é questão de tempo, a tragédia pode acontecer mais cedo para uns e mais tarde para outros, mas inevitavelmente ela acontecerá.

Fique em paz, que Deus conforte seu coração e depois que estiver melhor compre outra que tenho certeza que trará tantas alegrias para você como essa estava trazendo. Nenhuma será igual a essa, mas serão tão especial quanto ela foi para você.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Galera queiram me desculpar, porém não expliquei uma coisa direito, ela me passou uma ração mais não é só a ração, eu sempre dava frutas a ele depois de ter voltado da veterinária, e ela me deu uma ração e uma outra ração que na verdade era uma mistura de vários grãos tinha girassol e muitas e muitas frutas picadas, depois disso ele melhorou bastante e deu até uma engordada, creio que o problema realmente foi outro, eu acredito muito profundamente que ele tinha algum problema cardíaco devido a coloração de seus pés que não era machucado, e outra galera queria ter feito exames porém minha cidade e muitoooo pequena e tem apenas uma veterinária e não tem como fazer exames em aves senso tinha levado na hora. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Sinto muito pela sua perda é muito doloroso perder um animalzinho que amamos :(

Pode até ter sido  doença do coração , não tem como saber , agora se vc pretende daqui algum tempo adquiri outa ave , procure prestar mais atenção nela no dia a dia ,  como fezes , espirros , encorujamento, muito quietas , e ate se for uma ave arica e derepente ficar mansa fique atenta ela pode estar muito doente , e sempre fique passando a mão no peito dela para ver  se esta gordinha ,  assim vai perceber os sintomas e ter tempo de fazer exames e cuidar se for uma doença , mais grave .

Exames vc pode fazer no laboratório São  Camilo  biotecnologia vc manda as fezes via correio e em ate 5 dias o resultado esta pronto .

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre observava ele, ele era companhia minha o dia todo, suas fezes estavam normais, ele estava muito magro dava pra sentir os ossos em seu peito, depois que levei na veterinária e ele mudou alimentação melhorou, engordou 15g monitorei seu peso, ele sempre foi bem manso nunca foi agitado, foi uma morte totalmente sem esperar, eu tô muito depressivo mesmo galera mesmo que ele esteje a pouco tempo comigo peguei muito afeto a ele

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu entendo o que voce deve estar passando.... Ano passado, meu companheiro para tudo era Napoleão Bonapássaro. Ele cantava, brincava, fazia tudo... Ele ficou doente, com pneumonia, e magriiinhoo. Fizemos o tratamento, ele ganhou peso também, mas um dia simplesmente me deixou. Até hoje eu não sei o porquê dele ter morrido assim, porque ele estava super bem, gordinho..... Eu sinto muito mesmo! Eu fui superando pouco a pouco, mas a saudade nunca passa.... NO entanto, tenho certeza que você vai se sentir melhor com o tempo, viu? Assim como eu me senti.

Link para compartilhar
Share on other sites

Valeu aí pelo apoio amigos, pretendo ter duas calopsitas quando me mudar de cidade, meus pais são os melhores de vida da família, e nunca podemos ter nenhum animal sempre morrem de uma hora pra outra parece que de tanto mal olhado de algumas pessoas, sempre tratamos muito bem e corremos atrás para ajudar mais nunca adianta nada, já cansei de acontecer isso, animal de estimação agora só quando me mudar. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
4 horas atrás, Calopsita Nina disse:

Oi Charlles, eu não sei o motivo, eu também ficaria muito triste perder minha Calopsita, mas talvez poderia ser a higiene, ou algo que trouxe doença, é difícil saber, como era o dia dia da sua Calopsita?

Não pude deixar de comentar, mas pelo tempo que a calopsita dele morreu, hummm... Acho que ele não vai mais lembrar :D.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
André Luis Lopes Grangeiro

Sinto pela perda, ontem perdi meu macho Lutino Fred, então aconteceu semelhante, mas como falei com minha esposa as aves tem o metabolismo muitíssimo acelerado um dia fica doente e no outro morre,  as vezes nem dá tempo de cuidar e para meu azar ontem carnaval tudo fechado, na segunda cantando gritando comendo, passeando pelo viveiro, e aconteceu, pedi no laboratório são camilo os kits de testes de DNA pois não sei se a "Outra " é fêmea pois canta e grita muito também, vou fazer os exames e comprar outra urgente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...