Jump to content

Nao está comendo ração


Sacha

Posts Recomendados

Oi Sacha!
Vc parou de dar totalmente as sementes? Para eles comerem a ração, demora um pouquinho. Mistura semente + ração. As sementes vão continuar sendo essenciais na alimentação deles.

Conforme eles forem comendo, vão acabar ciscando a ração. Eu particularmente prefiro dar a megazoo calopsitas e periquitos, pois os grãos são menores eles acabam comendo. Eu já tentei Nutrópica algumas vezes em casa e pelos grãos serem grandinhos, os meus nunca arriscaram em comer.

A @Célia Maia pode te orientar melhor nesse caso! :D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Sacha , se ela não esta comendo a ração , não deixe de dar as sementes e a farinhada , pois sem comer ela não pode ficar . no começo vc tem que misturar 

60% de mix de sementes  

20% ração extrusada 

20% farinhada de ovo e mel

Faça essa misturinha e coloque em uma banheirinha no chão da gaiola , para que ela tenha fácil acesso e sempre deixe um pote de água mineral no lado da comida pois eles gostam de molhar a ração na água para comer

Os meus não se acostumaram com a nutropica , tentei varias vezes mas nem tocaram ,ai desisti e comecei a dar a da megazoo calopsita periquito , no primeiro dia devoraram , ela é bem pequena é mais fácil de quebrar as da nutropica é mais dura acho que é por isso que eles não gostam   ,eu uso as vezes também a da alcon club top life ela é para filhotes já vem com probiótico , eles gostam bastante . tente comprar dessas marcas e misturar com a que vc tem .

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A ração não é fonte única de alimentação, ela é um complemento. Não devemos em hipotese alguma deixar de oferecer sementes, pois a semente é o alimento principal da ave. 

Para que ocorra um balanceamento nutricional, devemos oferecer sementes e ração ao mesmo tempo. As sementes são pobres em vitaminas e podem causar uma desnutrição, já a ração é muito rica em vitaminas e pode causar uma superdosagem de vitaminas se consumida em excesso.

A intenção de oferecer os dois alimentos ao mesmo tempo é que a ave irá comer em excesso as sementes, pois são o alimento preferido delas, já a ração irão comer somente um pouquinho, dai acontecerá o equilíbrio nutricional, pois o que importa não é a quantidade que ela irá comer de ração e sim o pouquinho que comer já estará nutrindo ela. Quantidade não é sinônimo de qualidade. 

Por isso eu coloco os potes um ao lado do outro, sementes de um lado e ração do outro. No meio delas eu coloco a água, assim a ave irá sempre comer as sementes, mas a ração estando próxima ela come um pouquinho várias vezes no dia, e a água serve para ela umedecer a ração ou beber logo após comer, pois como é muito seca a ração ela aprecia mais se tiver água ao lado.

Volte a dar as sementes para ela e deixe a ração ao lado. Inicialmente faça uma adaptação para ela se acostumar, misture um pouco de ração as sementes e mantenha por um mês mais ou menos, depois separe cada uma num potinho e deixe a vontade que ela embora você não veja com certeza irá comer alguns grãos várias vezes ao dia. 

Complemente com farinhada, mas não precisa deixar ao lado desses potes, pode ser em outro canto da gaiola, assim ela não comerá o tempo todo. Estou mandando uma foto de como eu posiciono os potes na gaiola para você ter uma idéia.

 

IMG_20151026_113323.jpg

IMG_20151026_113535.jpg

Editado por Célia Maia
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 1 month later...

Eu tenho uma a pouco tempo e estava deixando durante o dia do ração e a noite um pouco de semente. Estou fazendo errado então ne. Ela gosta muito e alpiste, tem alguma semente que seja melhor ou posso deixar uma vasilha e alpiste é uma e ração ?

Outra dúvida é quanto a quantidade. Devo deixar pa potinhos sempre cheios? Ou ter hora para dar comida?

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Tem que deixar a vontade ração extrusada e mistura de sementes , truque todos os dias de uma soprada para tirar as casquinha e repor com  mais  mistura de sementes  própria para calopsitas , no mercado já vem embaladas  essas sementes com a quantidade certa para elas , a ração extrusada vc  repõe  todos os dias um pouquinho , e uma vez na semana ou a cada 5 dias jogue tudo fora lave bom os potes  e coloque novas , a água tem que lavar os potes pelo menos 1 vez ao dia e trocar a água 2 vezes ao dia sempre água mineral nunca de água de torneira é um veneno para aves tem muito cloro é o organismo dela não toleram . a farinhada vc pode deixar  um potinho 3 vezes na semana e na época de muda de penas deixe todos os dias . não deixe alpiste sozinho deixe a mistura que vc compra pronta e sempre potinhos cheio eles comem muito pouco mas varias vezes ao dia então tem que deixar la os potes  a disposição .

Megazoo , nutropica e reino das aves são marcas muto boas de sementes .

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Tem várias marcas de sementes no mercado próprias pra calopsita e muito boas, eu uso a super cria da terra dos  pássaros.

A ração extrusada os meus gostam da alcon e a da poytara periquitos,  eu intercalo. Tem que ver o que a sua calopsita gosta mais.

Eu coloco cedo a comida, no meio do dia assopro e no fim da tarde coloco mais um pouquinho pra dormirem cheinhos. Não tem necessidade de encher os potes com comida, o ideal é colocar comida fresca todos os dias.

Calopsitas não são como cachorros que tem que controlar comida deles, VC tem que deixar comida sempre a disposição delas, pois comem o dia todo.

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.