Jump to content

Calopsita mãe arranca pena da cabeça do filhote

Toni Barbar

Recommended Posts

Caros,

A calopsita mãe esta arrancando penas da cabeça/nuca dos filhotes. O pai não tenho certeza, vou ter que verificar melhor se está arrancando pena do corpo dos filhotes. O que fazer neste caso?

Infelizmente algumas calopsitas tem esse comportamento terrível. Bem, se o filhote já estiver grande e se alimentando sozinho, o mais correto é coloca-lo em outra gaiola. Agora se ele ainda é bb, você terá que observar se estão machucando demais o filhote. Se sim, ou você tenta passar um spray anti mutilação (na internet você encontra pra comprar) e vê se dá certo OU precisará retirar o filhote para dar papinha.

são vários fatores que faze, com os pais façam isso:  mudanças constantes de local...estressam as aves...falta de alimentação e nutrientes..filhotes que estão apáticos..

os pais tentam animar os filhotes e acabam por machuca´los...

dependendo da idade o melhor é separa-los e terminar na papinha...boa sorte..

Se estiverem arrancando as penas e ñ tiver machucados com sangue eu deixaria com os pais mesmo, pois alimentar filhotes na papa requer tempo e conhecimento, pois qualquer erro pode ser fatal.

Sobre as penas arrancadas nascem de novo. 

Se estão com papinho cheio eu deixaria.

Se estão com essa idade, vc já pode separar a fêmea e deixar que o pai termine de criá-los. Estão prestes a começar a comer sozinhos.

• 1 year later...

O meu o pai arrancava tb...coloquei ele em uma gaiola dentro do viveiro, assim o pai alimentava pela grade e não conseguia mais arrancar as penas. 

• 10 months later...

To com o msm problema o pai esta bicando os filhotes de 10 dias ... nao sei o que fazer estou na duvida se separo eles (tiro o pai ou a mae da gaiola ) ou tiro os filhotes e alimento com papinha ... alguém com alguma solução ?

Marcelo Bedani

Elas bicam mesmo, meu conselho é o seguinte se vc não tem pratica, tempo e paciência melhor deixar como está. Eu matei 2 filhotes dando a papinha e eles engasgaram. :$

Marcelo Bedani
Em 21/04/2015 at 09:03, Rosii disse:

Se estiverem arrancando as penas e ñ tiver machucados com sangue eu deixaria com os pais mesmo, pois alimentar filhotes na papa requer tempo e conhecimento, pois qualquer erro pode ser fatal.

Sobre as penas arrancadas nascem de novo. 

Se estão com papinho cheio eu deixaria.

É amelhor resposta, amei.:x

• 2 years later...

Olá gente 

Estou tendo problemas com a fêmea 

O filhote mais velho está com 23 dias O do meio 22 e o menor 19 dias 

O macho tá alimentando normal sem machucar a fêmea alimenta mais tira penas posso deixar o pai e ajuda na papa ? 

Edited by @cardosovania