Jump to content

Ajuda: Filhotes morrendo um a um


Renan Morais

Posts Recomendados

Boa tarde! Vou tentar resumir a situação:

Tenho um casal de Calopsitas que na primeira ninhada apenas um filhote sobreviveu (eram 3), agora eles já estão na segunda ninhada, e está acontecendo o mesmo: filhotes morrendo um de cada vez. Cheguei a conclusão que os pais não estão dando conta de alimentar todos os filhotes, pois hoje (18) fui dar uma conferida e o maior e mais velho dos filhotes estava morto (com o papo extremamente vazio), ele tinha apenas 6 dias de vida. Reforcei a alimentação dos pais desde quando puseram o primeiro ovo, falta de comida não é...

Sou amador e não sei o que fazer, será que já posso tentar dar a papinha? Mesmo eles sendo tão novinhos?

Link para compartilhar
Share on other sites

Se os pais não alimentaram até agora, comece imediatamente. Compre uma papinha industrializada, eu gosto muito da alcon, mas tem a cc albium que também é muito boa. Existem outras mais caras como da megazoo ou nutrópica, fica a sua escolha a papinha de acordo com a sua região.

Compre uma seringa de 10 ml em farmácia ou seringa própria para alimentação de aves, que seria mais prática por conta da canula caso você saiba dar o alimento via sonda, senão é só encostar o bico da seringa no bico deles que eles acabam abrindo o bico para comer.

Prepare a papinha com água morna, não muito quente para não queimar o papo. Sempre depois de preparada coloque seu dedo devidamente higienizado na papa para sentir a temperatura. Siga a tabela abaixo que com certeza você irá conseguir salvar os filhotes que sobraram.

De qualquer forma mantenha eles juntos com os pais, somente separe se perceber que os pais estão maltratando ou batendo neles. Se os pais começarem a alimentar eles, sugiro que continue com a papinha em menor quantidade como reforço.

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas