Canja Posted January 8 Share Posted January 8 Oi pessoal, A minha calopsita colocou seis ovos em dezembro, e hoje de manhã encontrei um ovo novo no fundo da gaiola. Meu medo é que ela sofra de algum tipo de deficiência de cálcio ou similar. As aves ainda não estão acostumadas com o ambiente, e estão desconfiadas de mim. Ao que devo me atentar e fazer agora? Pelo que consigo ver, ela e o parceiro estão se alimentando normalmente. Hoje em particular, ele esta piando mais que o usual. Reparei que as fezes estão alteradas, mas não sei dizer qual deles está com problemas... -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Caso interesse, segue um pouco mais de contexto sobre as aves: Meus sogros tinham esse casal de calopsitas, mas não sabiam cuidar. Em dezembro as aves colocaram seis ovos no ninho e estávamos aguardando a choca. No dia 30 o casal descartou dois dos ovos, meu sogro os colocou de volta, e por isso elas começaram a separar os ovos dentro do ninho, mas sem descartar. Nem preciso dizer que sei que isso foi absurdo. Depois disso os antigos tutores desanimaram de manter os bichinhos, e eu me ofereci para ficar com eles. Pois bem, dia dois trouxemos eles para casa, com ninho e tudo. Infelizmente os ovos que restaram racharam ao longo na viagem, mas ainda faltavam alguns dias para o tempo deles "vencer". No dia seis eu decidi remover o ninho. Inspecionei os ovos e estavam todos vazios. Primeiro os olhei contra a luz, vazios. Então decidi quebrar para ter certeza. A consistência da casca por fora era normal, mas achei meio estranho o modo que quebraram... Não era uma casca tão dura quanto um ovo de galinha por exemplo... Enfim, acordo hoje no dia oito, e aqui está o novo ovo. Ela botou ele do poleiro, então caiu e quebrou. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nogueira Posted January 10 Share Posted January 10 Tira o ninho e separa eles por um tempo, dar um descanso de 45 a 60 dias antes de colocar p reproduzir novamente. As fêmeas em postura tem as fezes alteradas, são mais volumosas e com um pouca mais de líquido. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts