Jump to content

Como cuidar da fêmea pós postura de ovos?

Posts Recomendados

Oi pessoal,

A minha calopsita colocou seis ovos em dezembro, e hoje de manhã encontrei um ovo novo no fundo da gaiola. Meu medo é que ela sofra de algum tipo de deficiência de cálcio ou similar. As aves ainda não estão acostumadas com o ambiente, e estão desconfiadas de mim.

Ao que devo me atentar e fazer agora? 

Pelo que consigo ver, ela e o parceiro estão se alimentando normalmente. Hoje em particular, ele esta piando mais que o usual. Reparei que as fezes estão alteradas, mas não sei dizer qual deles está com problemas...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caso interesse, segue um pouco mais de contexto sobre as aves:

Meus sogros tinham esse casal de calopsitas, mas não sabiam cuidar. Em dezembro as aves colocaram seis ovos no ninho e estávamos aguardando a choca. No dia 30 o casal descartou dois dos ovos, meu sogro os colocou de volta, e por isso elas começaram a separar os ovos dentro do ninho, mas sem descartar. Nem preciso dizer que sei que isso foi absurdo.

Depois disso os antigos tutores desanimaram de manter os bichinhos, e eu me ofereci para ficar com eles. Pois bem, dia dois trouxemos eles para casa, com ninho e tudo. Infelizmente os ovos que restaram racharam ao longo na viagem, mas ainda faltavam alguns dias para o tempo deles "vencer". No dia seis eu decidi remover o ninho. Inspecionei os ovos e estavam todos vazios.

Primeiro os olhei contra a luz, vazios. Então decidi quebrar para ter certeza. A consistência da casca por fora era normal, mas achei meio estranho o modo que quebraram... Não era uma casca tão dura quanto um ovo de galinha por exemplo...

Enfim, acordo hoje no dia oito, e aqui está o novo ovo. Ela botou ele do poleiro, então caiu e quebrou.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Tira o ninho e separa eles por um tempo, dar um descanso de 45 a 60 dias antes de colocar p reproduzir novamente.

As fêmeas em postura tem as fezes alteradas, são mais volumosas e com um pouca mais de líquido.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.