Jump to content

Minha lutino tem mutação escondida? Meu cara branca é canela?

Gabrielle Iasinsthii
Ir para a solução Resolvido por Nogueira,

Posts Recomendados

img-7005.jpg.27ab5ec5afb9ae543bf5e5922f6fe70f.jpgimg-0678.jpg.2e58bf15d6deab253dfa351c21460f20.jpgOi, pessoal! Ganhei um casal de calopsitas há um ano e ainda estou aprendendo bastante sobre mutações, então queria pedir a ajuda de vocês.

Tenho uma fêmea lutino e um macho que acredito ser cara branca canela. Depois da última troca de penas, percebi que minha lutino começou a apresentar umas manchinhas nas penas, e fiquei na dúvida se isso pode indicar alguma mutação escondida ou se é algo normal da muda. Além disso, ela botou quatro ovinhos recentemente e eu tô muito curiosa pra saber quais seriam as possíveis mutações dos filhotes. Se alguém que entende mais de genética de calopsitas puder me dar uma luz, eu agradeço demais! 💛 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

• Solução

Ela é Ino pérola.

O macho e um cb canela, mas a posição da foto não dar p ver mais detalhes, me pareceu que o branco da face se estende para o peito, se for ele é arlequim canela cb.

Mas, sem saber se portam mais alguma coisa e levando em consideração que o macho é um cb canela, os prováveis filhotes seriam:

Machos cinza ancestrais( cara amarela)/canela/ino/cb/opalino (pérola).

Fêmeas canela/cb.

Se nascer algum filhote pérola, significa o macho tbm porta pérola, aí tbm pode vir macho pérola/cb/Ino.

Fêmeas pérola canela/cb

A mesma coisa para Ino.

Podem vir machos Ino/canela/cb/opalino.

Fêmeas Ino canela/cb.

Se nascer algum cb, fêmea portando cb, filhote macho tbm pode vir cb/Ino/pérola/canela

Fêmeas tbm podem vir cb canela.

Mas p ter certeza mesmo, só depois que nascerem, pq depende do que o casal porta, podem vir até mais combinações. se vc conhecer os pais ou até os avós desse seu casal ficaria mais fácil para tentar prever.

Aula rápida de genética:

Pérola, lutino e canela são sexo ligadas, para nascer um filhote macho, o pai tem que ser ou portar e a mãe tem que ser na cor.

Quando só o pai é na cor ou portador, só nascem filhotes fêmea. Quando só a mãe é na cor, ela passa para os filhotes machos, nascendo portadores

Essas mutações não podem ser portadas por fêmeas.

No caso do cara branca, ela e recessiva em relação ao ancestral, ou seja precisa que tanto o pai quanto a mãe sejam ou portem para passar p os filhotes. 

Fêmeas podem ser portadoras de cb, aí não sai filhotes auto sexado.

O sinal / significa portador.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Muito obrigada pela explicação tão detalhada e por esclarecer tudo com tanta paciência. Quando os filhotes nascerem eu vou postar as atualizações, assim dá para analisar com mais certeza o que cada um puxou do casal.

Sobre a parte branca do macho, ela realmente vai só até o pescoço, não se estende para o peito. Agradeço por compartilhar seu conhecimento comigo 🥰.

13 horas atrás, Nogueira disse:

Ela é Ino pérola.

O macho e um cb canela, mas a posição da foto não dar p ver mais detalhes, me pareceu que o branco da face se estende para o peito, se for ele é arlequim canela cb.

Mas, sem saber se portam mais alguma coisa e levando em consideração que o macho é um cb canela, os prováveis filhotes seriam:

Machos cinza ancestrais( cara amarela)/canela/ino/cb/opalino (pérola).

Fêmeas canela/cb.

Se nascer algum filhote pérola, significa o macho tbm porta pérola, aí tbm pode vir macho pérola/cb/Ino.

Fêmeas pérola canela/cb

A mesma coisa para Ino.

Podem vir machos Ino/canela/cb/opalino.

Fêmeas Ino canela/cb.

Se nascer algum cb, fêmea portando cb, filhote macho tbm pode vir cb/Ino/pérola/canela

Fêmeas tbm podem vir cb canela.

Mas p ter certeza mesmo, só depois que nascerem, pq depende do que o casal porta, podem vir até mais combinações. se vc conhecer os pais ou até os avós desse seu casal ficaria mais fácil para tentar prever.

Aula rápida de genética:

Pérola, lutino e canela são sexo ligadas, para nascer um filhote macho, o pai tem que ser ou portar e a mãe tem que ser na cor.

Quando só o pai é na cor ou portador, só nascem filhotes fêmea. Quando só a mãe é na cor, ela passa para os filhotes machos, nascendo portadores

Essas mutações não podem ser portadas por fêmeas.

No caso do cara branca, ela e recessiva em relação ao ancestral, ou seja precisa que tanto o pai quanto a mãe sejam ou portem para passar p os filhotes. 

Fêmeas podem ser portadoras de cb, aí não sai filhotes auto sexado.

O sinal / significa portador.

Muito obrigada pela explicação tão detalhada e por esclarecer tudo com tanta paciência. Quando os filhotes nascerem eu vou postar as atualizações, assim dá para analisar com mais certeza o que cada um puxou do casal.

Sobre a parte branca do macho, ela realmente vai só até o pescoço, não se estende para o peito. Agradeço por compartilhar seu conhecimento comigo 🥰.

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.