Gabrielle Iasinsthii Posted February 23 Share Posted February 23 Oi, pessoal! Ganhei um casal de calopsitas há um ano e ainda estou aprendendo bastante sobre mutações, então queria pedir a ajuda de vocês. Tenho uma fêmea lutino e um macho que acredito ser cara branca canela. Depois da última troca de penas, percebi que minha lutino começou a apresentar umas manchinhas nas penas, e fiquei na dúvida se isso pode indicar alguma mutação escondida ou se é algo normal da muda. Além disso, ela botou quatro ovinhos recentemente e eu tô muito curiosa pra saber quais seriam as possíveis mutações dos filhotes. Se alguém que entende mais de genética de calopsitas puder me dar uma luz, eu agradeço demais! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution Nogueira Posted February 24 Solution Share Posted February 24 Ela é Ino pérola. O macho e um cb canela, mas a posição da foto não dar p ver mais detalhes, me pareceu que o branco da face se estende para o peito, se for ele é arlequim canela cb. Mas, sem saber se portam mais alguma coisa e levando em consideração que o macho é um cb canela, os prováveis filhotes seriam: Machos cinza ancestrais( cara amarela)/canela/ino/cb/opalino (pérola). Fêmeas canela/cb. Se nascer algum filhote pérola, significa o macho tbm porta pérola, aí tbm pode vir macho pérola/cb/Ino. Fêmeas pérola canela/cb A mesma coisa para Ino. Podem vir machos Ino/canela/cb/opalino. Fêmeas Ino canela/cb. Se nascer algum cb, fêmea portando cb, filhote macho tbm pode vir cb/Ino/pérola/canela Fêmeas tbm podem vir cb canela. Mas p ter certeza mesmo, só depois que nascerem, pq depende do que o casal porta, podem vir até mais combinações. se vc conhecer os pais ou até os avós desse seu casal ficaria mais fácil para tentar prever. Aula rápida de genética: Pérola, lutino e canela são sexo ligadas, para nascer um filhote macho, o pai tem que ser ou portar e a mãe tem que ser na cor. Quando só o pai é na cor ou portador, só nascem filhotes fêmea. Quando só a mãe é na cor, ela passa para os filhotes machos, nascendo portadores Essas mutações não podem ser portadas por fêmeas. No caso do cara branca, ela e recessiva em relação ao ancestral, ou seja precisa que tanto o pai quanto a mãe sejam ou portem para passar p os filhotes. Fêmeas podem ser portadoras de cb, aí não sai filhotes auto sexado. O sinal / significa portador. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabrielle Iasinsthii Posted February 24 Author Share Posted February 24 Muito obrigada pela explicação tão detalhada e por esclarecer tudo com tanta paciência. Quando os filhotes nascerem eu vou postar as atualizações, assim dá para analisar com mais certeza o que cada um puxou do casal. Sobre a parte branca do macho, ela realmente vai só até o pescoço, não se estende para o peito. Agradeço por compartilhar seu conhecimento comigo . 13 horas atrás, Nogueira disse: Ela é Ino pérola. O macho e um cb canela, mas a posição da foto não dar p ver mais detalhes, me pareceu que o branco da face se estende para o peito, se for ele é arlequim canela cb. Mas, sem saber se portam mais alguma coisa e levando em consideração que o macho é um cb canela, os prováveis filhotes seriam: Machos cinza ancestrais( cara amarela)/canela/ino/cb/opalino (pérola). Fêmeas canela/cb. Se nascer algum filhote pérola, significa o macho tbm porta pérola, aí tbm pode vir macho pérola/cb/Ino. Fêmeas pérola canela/cb A mesma coisa para Ino. Podem vir machos Ino/canela/cb/opalino. Fêmeas Ino canela/cb. Se nascer algum cb, fêmea portando cb, filhote macho tbm pode vir cb/Ino/pérola/canela Fêmeas tbm podem vir cb canela. Mas p ter certeza mesmo, só depois que nascerem, pq depende do que o casal porta, podem vir até mais combinações. se vc conhecer os pais ou até os avós desse seu casal ficaria mais fácil para tentar prever. Aula rápida de genética: Pérola, lutino e canela são sexo ligadas, para nascer um filhote macho, o pai tem que ser ou portar e a mãe tem que ser na cor. Quando só o pai é na cor ou portador, só nascem filhotes fêmea. Quando só a mãe é na cor, ela passa para os filhotes machos, nascendo portadores Essas mutações não podem ser portadas por fêmeas. No caso do cara branca, ela e recessiva em relação ao ancestral, ou seja precisa que tanto o pai quanto a mãe sejam ou portem para passar p os filhotes. Fêmeas podem ser portadoras de cb, aí não sai filhotes auto sexado. O sinal / significa portador. Muito obrigada pela explicação tão detalhada e por esclarecer tudo com tanta paciência. Quando os filhotes nascerem eu vou postar as atualizações, assim dá para analisar com mais certeza o que cada um puxou do casal. Sobre a parte branca do macho, ela realmente vai só até o pescoço, não se estende para o peito. Agradeço por compartilhar seu conhecimento comigo . Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts