TamerHunter Postado 16 horas atrás Compartilhar Postado 16 horas atrás Boa tarde, pessoal! Tenho uma calopsita de resgate (resgatada pelo meu pai), ela deixa fazer carinho(ela dentro da gaiola e só o dedo da pessoa fazendo carinhho nela), sobe no antebraço (dentro da gaiola), mas é bem agressiva com mão ou carinho dentro da gaiola (quando não ta xiando ou bicando, ela corre para o canto da gaiola). Lendo algumas ponstagens e videos, vi que elas vivem melhor com pelo menos +1 calopsita com elas e com isso comprei uma gaiola maior da Gaiopar e estou querendo comprar uma femea amansada. 1° para que a resgatada tenha uma qualidade de vida melhor e 2° para ver se com a convivência ela passa a ter menos receio e começe a aceitar subir na mão e coisas do tipo. Quais dicas vocês podem me dar para que a primeira calopsita não ateque a fêmea que irei comprar e aceite bem a nova companheira ? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
isabelc Postado 14 horas atrás Compartilhar Postado 14 horas atrás 1 hour ago, TamerHunter disse: Boa tarde, pessoal! Tenho uma calopsita de resgate (resgatada pelo meu pai), ela deixa fazer carinho(ela dentro da gaiola e só o dedo da pessoa fazendo carinhho nela), sobe no antebraço (dentro da gaiola), mas é bem agressiva com mão ou carinho dentro da gaiola (quando não ta xiando ou bicando, ela corre para o canto da gaiola). Lendo algumas ponstagens e videos, vi que elas vivem melhor com pelo menos +1 calopsita com elas e com isso comprei uma gaiola maior da Gaiopar e estou querendo comprar uma femea amansada. 1° para que a resgatada tenha uma qualidade de vida melhor e 2° para ver se com a convivência ela passa a ter menos receio e começe a aceitar subir na mão e coisas do tipo. Quais dicas vocês podem me dar para que a primeira calopsita não ateque a fêmea que irei comprar e aceite bem a nova companheira ? Poste uma foto inteira dela. Pode ajudar a descobrir o sexo. Além disso, as asas dela estão inteiras? A quanto tempo ela está com vocês? E o que você quer dizer com resgate? Sobre amansar: se ela se apegar a gaiola e passar muito tempo sem contato com pessoas, ela vai ficando cada vez mais arisca. O primeiro passo é esperar ela sair, e caso a gaiola não permita, tire ela (se ela bicar, o ideal é não tirar a mão, se não ela vai entender que bicando ela consegue o que quer) e a coloque em um lugar seguro, sem saídas nem objetos cortantes ou barulhos altos. É aí que o treino começa. Vc vai colocar o dedo na frente da barriguinha dela, ela vai fugir, resistir nas primeiras vezes, então cerque ela delicadamente com a outra mão por trás, de modo que ela precise subir no dedo. Uma vez no dedo, com a outra mão vai colocando o outro dedo na frente dela pra ela subir e assim por diante, tenha MUITA paciência e sempre repita esse "treino". Uma vez vi uma dica de um criador aqui no fórum dizendo que o método dele de acostumar uma calopsita é ficar grudado nela o máximo de tempo possível. Coloque na gaiola para comer e dormir e passe o máximo de tempo treinando ela a subir no dedo, oferecendo comida na sua mão, e conversando de forma gentil com ela. Se ela aceita carinho, já foi mansa em algum momento, ela só está assustada. Última coisa, esse chiado que você falou que ela faz, é como um sopro com bico entreaberto (aviso de bicada) ou é um chiado parecendo um chorinho? Sobre a segunda calopsita. Primeiro atenda as demandas dessa. Eles raramente são agressivos, a menos que disputem comida, brinquedos, ninho, etc. Mesmo assim nenhuma ave pode ser colocada com logo de cara, elas devem ficar separadas por no mínimo 40 dias. Qual alimentação dela? Quando conseguir, pegue uma toalhinha e pegue ela e toque na barriga e veja se você sente o ossinho do peito ou não. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
TamerHunter Postado 14 horas atrás Autor Compartilhar Postado 14 horas atrás (editado) 21 minutes ago, isabelc disse: Poste uma foto inteira dela. Pode ajudar a descobrir o sexo. Além disso, as asas dela estão inteiras? A quanto tempo ela está com vocês? E o que você quer dizer com resgate? Sobre amansar: se ela se apegar a gaiola e passar muito tempo sem contato com pessoas, ela vai ficando cada vez mais arisca. O primeiro passo é esperar ela sair, e caso a gaiola não permita, tire ela (se ela bicar, o ideal é não tirar a mão, se não ela vai entender que bicando ela consegue o que quer) e a coloque em um lugar seguro, sem saídas nem objetos cortantes ou barulhos altos. É aí que o treino começa. Vc vai colocar o dedo na frente da barriguinha dela, ela vai fugir, resistir nas primeiras vezes, então cerque ela delicadamente com a outra mão por trás, de modo que ela precise subir no dedo. Uma vez no dedo, com a outra mão vai colocando o outro dedo na frente dela pra ela subir e assim por diante, tenha MUITA paciência e sempre repita esse "treino". Uma vez vi uma dica de um criador aqui no fórum dizendo que o método dele de acostumar uma calopsita é ficar grudado nela o máximo de tempo possível. Coloque na gaiola para comer e dormir e passe o máximo de tempo treinando ela a subir no dedo, oferecendo comida na sua mão, e conversando de forma gentil com ela. Se ela aceita carinho, já foi mansa em algum momento, ela só está assustada. Última coisa, esse chiado que você falou que ela faz, é como um sopro com bico entreaberto (aviso de bicada) ou é um chiado parecendo um chorinho? Sobre a segunda calopsita. Primeiro atenda as demandas dessa. Eles raramente são agressivos, a menos que disputem comida, brinquedos, ninho, etc. Mesmo assim nenhuma ave pode ser colocada com logo de cara, elas devem ficar separadas por no mínimo 40 dias. Qual alimentação dela? Quando conseguir, pegue uma toalhinha e pegue ela e toque na barriga e veja se você sente o ossinho do peito ou não. Sim, as asas dela estão completa; ela esta com a gente cerca de 3 meses; ela estava solta/perdida e meu pai trouxe ela para casa, procuramos o dono mas não encontramos no bairro e nem nos grupos do bairro de facebook; sobre a alimentação é aquele mix de semente e estou tentando introduzir a extrusada. A comida que ela mais gosta é gema de ovo. Posso dar canjiquinhha ? eu estou trabalhando de homeoffice desde o começo do ano então, sempre deixo a gaiola dela no meu quarto. A gaioa fica do meu lado como na foto(então ela trabalha comigo kk) e ela dorme no meu quarto tbm pq aqui não temos muitos comodos; ela deixa fazer carinho, outras ela me chama quando saio do quarto e como na foto ela ate dorme perto de mim enquanto trabalho(segunda foto), mas se vou tentar interagir com ela ou limpar a gaiola ela fica arisca. Essa semana estará chegando a gaiola nova e com isso estava pensando em pegar uma femea para ficar de casal. (achamos que é macho pq ele cantava muito, mas desde que ele começou a "sarrar" o poleiro ele parou de cantar como cantava) Editado 14 horas atrás por TamerHunter complementando informação Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
isabelc Postado 11 horas atrás Compartilhar Postado 11 horas atrás 2 horas atrás, TamerHunter disse: Sim, as asas dela estão completa; ela esta com a gente cerca de 3 meses; ela estava solta/perdida e meu pai trouxe ela para casa, procuramos o dono mas não encontramos no bairro e nem nos grupos do bairro de facebook; sobre a alimentação é aquele mix de semente e estou tentando introduzir a extrusada. A comida que ela mais gosta é gema de ovo. Posso dar canjiquinhha ? eu estou trabalhando de homeoffice desde o começo do ano então, sempre deixo a gaiola dela no meu quarto. A gaioa fica do meu lado como na foto(então ela trabalha comigo kk) e ela dorme no meu quarto tbm pq aqui não temos muitos comodos; ela deixa fazer carinho, outras ela me chama quando saio do quarto e como na foto ela ate dorme perto de mim enquanto trabalho(segunda foto), mas se vou tentar interagir com ela ou limpar a gaiola ela fica arisca. Essa semana estará chegando a gaiola nova e com isso estava pensando em pegar uma femea para ficar de casal. (achamos que é macho pq ele cantava muito, mas desde que ele começou a "sarrar" o poleiro ele parou de cantar como cantava) Se as asas estão completas, pode ter voado quilômetros de casa, uma pena. A mutação é cinza arlequim, não dá para saber o sexo visualmente. Isso que vc chama de cantar é piado alto ou ele mantém um assobio mais longo? Isso de sarrar o poleiro, ele fica com o rabo pra cima? Não, não é aconselhado dar nenhuma comida que não seja natural para calopsitas, tirando ração a extrusada. Mesmo que ela goste da gema, misture pelo menos um pouco de clara, porque é na clara que estão as proteínas e gema é gordurosa. Como já falei, enquanto ela ficar o tempo todo na gaiola, mais arisca ela vai ficar. Se você tem a intenção de amansar, e pode passar tempo com ela, pegue com uma toalhinha e faça o treino que falei. Fiz com uma calopsita arisca de 6 meses e ela aprendeu em um dia. Coloque calopsitas assobiando fiufiu e outros todo dia e veja se ele aprende. Sobre a fêmea, procure um bom criador, de preferência um que faça exame de sexagem nas aves (teste de dna para descobrir o sexo), não confie em palpites, principalmente se for sobre filhotes, nem em comportamento, tem fêmea barulhenta que não canta, mas pode confundir. Se vc quer ter certeza de que é uma fêmea, procure por uma calopsita adulta da mutação pérola, que tenha manchas brancas uniformes por todo o corpo. Aí é certeza que é fêmea, porque o macho perde o perolado depois de uns 6 meses ou +. Se o perolado não for uniforme, estiver meio apagado, ou tiver manchas brancas aleatórias pelo corpinho, pode se tratar de um macho arlequim pérola, que às vezes, mantêm o perolado mesmo adulto. Fotos abaixo. Fêmea pérola adulta e macho pérola arlequim, por isso ele ainda tem manchinhas. As da fêmea são mais uniformes Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.