Jump to content

PROCURAM-SE GOGO E CICI - Vila Buarque, São Paulo, SP, Brasil - 29 maio 2026

PheiChuu

Posts Recomendados

Nome da ave: GOGO e CICI 
Identificação (nº de anilha, cor da anilha): não têm anilhas; a Gogo tem unhas faltando nos pés 
Mutação: cara amarela arlequim perolada / cara amarela arlequim 
Data da fuga: 29/05/2026 
Local da fuga: Vila Buarque, São Paulo, SP 
Idade da ave: 5 e 1 anos 
Tempo de convivência: uns 8 meses 
Corte das asas: ( ) SIM (X) NÃO
Se sim, quais penas e asas foram aparadas:
Poste fotos da ave que possuam visualização de características que a identifique entre as demais, como padrão de marcação das penas, cor dos pés, olhos, bico ou anilha. 

Procurando conselhos: calopsitas fugidas continuam sendo vistas após mais de 2 semanas em uma área urbana densa

Perdi minhas duas calopsitas na manhã de 29 de maio de 2026 e estou procurando ideias de pessoas que tenham experiência em recuperar calopsitas fugidas que permanecem soltas por semanas.

Elas são um casal bastante unido (macho e fêmea) e estavam com voo completo quando escaparam. O macho assobia uma música característica, e eu tenho gravações das vocalizações de ambos.

Elas fugiram de um apartamento no 4º andar em São Paulo. Para quem não conhece a cidade: o bairro é bastante adensado, com muitos prédios residenciais (de 4 a mais de 15 andares), ruas estreitas, pátios internos, caixas d'água e antenas nos telhados, e relativamente poucos jardins particulares.

Linha do tempo:

• 29 de maio (manhã): fugiram de um apartamento no 4º andar.

• 30 de maio (~4h): foram vistas a cerca de 200–250 metros do local da fuga.

• 4 de junho (~7h): foram vistas a cerca de 90 metros do local da fuga.

• 13 de junho (~12h30): foram ouvidas a cerca de 450–500 metros do local da fuga.

• 13 de junho (~14h30): foram vistas a cerca de 160 metros do local da fuga, e provavelmente ainda estavam juntas.

Ou seja, após mais de duas semanas, elas aparentemente continuam se deslocando dentro de um raio de apenas algumas centenas de metros do ponto de fuga.

O que já tentei:

• Espalhei muitos cartazes e panfletos pela região;

• Conversei com moradores, porteiros, zeladores, comerciantes e trabalhadores que circulam diariamente pelo bairro;

• Avisei pet shops e clínicas veterinárias;

• Publiquei anúncios em grupos do Facebook e no Instagram;

• Contratei um carro de som para divulgar o desaparecimento;

• Fiz buscas reproduzindo gravações das vocalizações delas.

Neste momento, estou menos interessado em sugestões gerais sobre animais perdidos e mais interessado em entender o comportamento de calopsitas que conseguem sobreviver soltas por bastante tempo.

Minhas perguntas são:

1. Vocês já souberam de calopsitas que permaneceram por várias semanas em uma mesma pequena área urbana?

2. Quão previsível costuma ser a rotina diária delas depois de sobreviverem tanto tempo fora de casa?

3. É mais provável que estejam dormindo em árvores, em telhados ou em pátios internos escondidos entre prédios?

4. Alguém já conseguiu recuperar calopsitas após 2–3 semanas (ou mais) de fuga? O que acabou funcionando?

5. Como o macho assobia uma música bem característica e eu tenho gravações das vozes dos dois, qual seria a melhor maneira de usar essas gravações para tentar localizá-los?

Qualquer sugestão ou relato de experiência será muito bem-vindo. O fato de eles ainda terem sido vistos perto do local da fuga mais de duas semanas depois me dá esperança, mas estou tentando descobrir qual é a melhor estratégia para encontrá-los antes que alguém os recolha para dentro de casa ou que acabem se afastando de vez.

WhatsApp Image 2026-06-18 at 19.41.28.jpeg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olha, tive uma experiência um pouco parecida. Minha calopsita mais mansa com asas completas fugiu no começo de Março. Temporada de chuva forte na minha cidade. Moro em uma região com muita área de vegetação. Foi avistada a 1km do local de fuga e então nunca mais. Espalhei cartazes na cidade toda, postava em grupos do facebook várias vezes por dia, contatei áreas residenciais de toda a região, pet shop, veterinários, ONGs.. Por fim contratei um serviço de divulgação em rede social. Muita gente entrou em contato, nenhuma era a minha calopsita. 

A minha esperança é que alguém a tenha acolhido e esteja sendo o mais bem cuidada possível. Então eu te diria que se alguém conseguir pegá-los, eles estarão mais seguros e a chance de tê-los de volta é bem maior. 

Recomendações que me deram: 

coloque a gaiola deles no alto, em lugar seguro, com comida e água, onde foram avistados. 

saia chamando eles no início da manhã e fim de tarde, o horário que estão com fome. 

o criador que me vendeu a minha tinha uma rede e experiência em pegar calopsita no alto, recomendo vc ir atrás disso. 

por fim: minha calopsita foi avistada em uma casa que a dona alimentava pássaros silvestres com frutas, sementes, água fresca. 

Eles estão atrás de fonte de alimento e água, tente descobrir onde poderiam encontrar isso por aí. 

Se a minha estivesse por perto, eu colocaria bastante alimento (coisas q ela gostava, sementes, couve, milho, brócolis, etc) e vasilhas com água e, ao lado, a gaiola dela tb com comida e água, perto de onde foi avistada. 

Meu vizinho recuperou a dele que passou dias na copa de uma palmeira por meio de um assobio que ela respondia, logo antes de anoitecer. Ele me disse que por ela estar fraca e assustada, ele conseguiu pedir alguém pra subir lá e pegar ela. Se algum dos seus responde a algum som, nome, música, etc, pode ajudar. 

Não respondi a suas perguntas porque não tenho essas respostas exatas. Espero q minha resposta ajude em algo. Espero que consiga recuperá-los, não existe nada tão angustiante. Estou a disposição se puder ajudar. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.