Jump to content

Mudança de comportamento


Máira Lopes

Posts Recomendados

Olá pessoal 

Tenho duas calopsitas macho, Fred e Barney, que convivem juntas e bem, apesar de algumas briguinhas normais.

Estou com uma dúvida sobre a mudança de comportamento no Braney que tem esta levando o Fred a ficar mais quieto também. 

No sábado dia 25/12 viajei pela manhã por volta das 9 horas, os deixei na gaiola com comida e água fartas e já havia viajado antes para deixa - los o final de semana sozinhos e tinha ocorrido tudo bem. Mas dessa vez algo aconteceu, que não sei o que foi, que quando cheguei na segunda as 8 da manhã encontrei a gaiola com muitas penas caídas e percebi que eles haviam perdido muitas penas das assas, principalmente o Barney (não corto as assas deles). Os retirei da gaiola e logo pude perceber a dificuldade que o Fred teve em voar e o Barney não conseguiu voar. Pelo fato de eu não contar as assas deles isso conferia uma liberdade imensa para eles e voava o apartamento inteirinho.

Barney sempre foi mais sapeca do que Fred, e Fred sempre teve o hábito de seguir e imitar o que Barney faz.

Pois desde segunda - feira que percebo os dois muito quietos e sem querer sair da gaiola, saem quando eu pego, mas mesmo assim não ficam andando pela casa como faziam.

Minha dúvida é se essa mudança de comportamento é por estresse de algo que possa ter ocorrido enquanto estávamos fora e eles se debateram na gaiola ou pelo fato de perceber que nao consegue voar isso esta o deixando triste,ou ainda se essa perda rápida de penas pode ser por uma muda muito intensa que o Barney está passando? Até ontem ainda vi penas do rabo caindo, mas nada como a quantidade de penas que encontrei quando cheguei de viagem. A alimentação e fezes estão normais.

Estou preocupada com meus meninos, o que posso fazer para ajudá-los? 

 

Obs. Desculpa o texto imenso.

20151230_080709.mp4

Link para compartilhar
Share on other sites

Provavelmente foram os fogos de artifício dessa época. Isso os assusta e eles se debatem nas gaiolas. Nunca deixe suas aves sozinhas. Vc teve sorte de não ocorrer sangramento, algumas aves sangram até chegar a óbito! Deixe-as quietinhas ou com vc. Faça carinho, fale com elas. Coloque brinquedinhos. Elas precisam sair desse estágio de stress. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Stephenie,  obrigada ppr sua resposta.

 

Eu suspeitava que fosse estresse, mas ainda tinha dúvida se podia ser algo a mais, pois achei estranho porque na noite de.natal eu estava em casa e nao teve fogos, mas é certo que algo aconteceu que o deixou assim. 

Sobre eles ficarem sozinhos, eles estão relativamente acostumados, pois somos somente eu, meu marido e eles em casa e pelo menos um turno por dia eles ficam sozinhos enquanto estamos trabalhando, mas evito ao maximo deixa - los sozinhos. E já disse ao meu marido que na próxima viagem eles irão junto, mesmo que seja somente o fim de semana.

Agora vem novamente mais um momento estressante para eles, noite de ano novo e hoje eu tenho certeza que terão fogos e eu não esterei em casa, estou pensando em levá-lo comigo para a casa do meu irmão, apesar de tb ser estressante para eles, mas não corro o risco de deixa - los se debatendo sozinhos na gaiola por causa dos fogos. O que vc acha? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eles ficarem um turno sozinhos não tem problema algum. Os meus tb ficam. Agora por um período maior que um dia é complicado. O risco disso acontecer é enorme. Eu acho melhor vc deixar seus bebês em casa onde estão acostumados. Coloque eles em um ambiente onde vc note que pode "isolar" o barulho externo o melhor possível. Coloque uma luminária de tomada de 1w no ambiente (vc faz isso?) onde eles ficarem e faça um teste. Cubra a gaiola com um pano e veja como eles se comportam, se ficarão relativamente mais agitados ou mais calmos. Se ficarem mais calmos, faça isso a noite. Sempre deixando uma parte descoberta para que eles não sufoquem e para que a luz chegue na gaiola deles. O que os deixa assim é que além do susto, eles acordam e o ambiente está escuro aí não conseguem saber onde estão e se desesperam. Chamamos isso de pânico noturno. Só para vc ter uma idéia, os meus odeiam que eu cubra a gaiola. Eles dormem num quarto (que não dorme ngm) e eu não colocava essa luminária pq pra mim elas eram acostumadas. Numa certa noite elas tiveram o pânico. A sorte é que eu estava em casa e acordada. Elas se debatem demais na gaiola. A minha impressão foi que a gaiola havia caído no chão de tão alto que foi o barulho. No Natal elas ficaram com a minha sogra. Minha sogra deixou elas soltas o dia td no primeiro barulho de fogos de artifício, elas voaram. Mas uma minha tem todas as penas cortadas, então ela não voa, cai direto e bateu na mesa. Os canhões novos que estão nascendo sangraram. Agora ela está bem, mas ficou mto e stressada com isso!

Link para compartilhar
Share on other sites

Eles já dormem com um pano em cima da gaiola, e a luminária coloquei uma época que eles estavam com pânico noturno e depois descobri uma malditas baratas vindo do ralo  que estavam indo para a gaiola atrás da comida deles. Passei um bom tempo limpando a gaiola toda noite,  tirando toda a comida, colocando uma luminaria no ambiente que eles dormem e colocando veneno nos ralos. Depois que as batatas sumiram não coloquei mais a luminária. Mas pode. Ser uma boa solução para hoje a noite.

Aos poucos Barney está voltando ao normal, mas ainda tristonho quando tenta voar e não consegue.

Meu amores...

1451559545851.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...