Jump to content

GENTE, CUIDADO COM FARINHADA


Ester Lacerda Correia

Posts Recomendados

Ester Lacerda Correia

Cheguei ontem aqui no site e vi muitas pessoas falando que oferecem semanalmente farinhada. Só aviso: Se você oferece ração de qualidade, uma quantidade balanceada de sementes e girassol, não é necessário oferecer tão frequentemente a farinhada. Aquela quirela não tem quase valor nutricional, é perigoso oferecer com frequência assim! Logo quando o meu macho chegou, viciou nessa farinhada, e eu oferecendo com frequencia. Quando vi ele tava virando uma pena de magro. Tive que fazer de tudo para ele comer papinha de novo. Eu mesma fiz de nutropica com legumes cozidos e passei a oferecer. Hj ele e minha fêmea TODO dia tem que me piar até eu oferecer a nutropica amolecida para eles! Sempre optem pela ração e alimentação balanceada de sementes, farinhada deve ser oferecida como petisco, assim como a pipoca sem sal e sem nada.

Tomem cuidado com sementes também! As vezes até as que não são a granel vem cheias de bichinhos. Quando comprarem observem bem. Separem o girassol e ofereça pouquissimo. Observem se tem aquelas ''teias'' e ovinhos. Tem o besourinho que fica no feijao, tem um minusculo também, então quando comprarem joguem numa assadeira ou bandeija grande e espalhem para observar. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bom dia e excelente 2016 Ester!

Pelo que entendi da sua postagem, parece que há um engano. A Farinhada a que os membros se referem são as farinhadas industrializadas e não essa quirela a que vc se refere. As farinhadas industrializadas de boas marcas ( Alcon, Nutrópica, Reino das Aves, Poitara, entre outras) já vêm com ovos, mel, proteínas, vitaminas, prebióticos e probióticos. Se a sua ave come somente sementes, é bom deixar a farinhada sempre presente na gaiola em comedouro exclusivo. Caso suas aves também comam ração extrusada, sementes, verduras e frutas, a farinhada pode ser administrada uma vez na semana, para evitar a hipervitaminose.

Sempre que possível, evite estas sementes a granel, pois mesmo que vc remova os "bichinhos" elas continuarão impróprias para o consumo das aves, pois provavelmente estarão contaminadas por fungos, além do risco de contaminação por urina de rato. Opte sempre por sementes em embalagens lacradas.

Me perdoe se entendi alguma coisa errada. Segue em anexo uma foto da caixa da farinhada que utilizo para meu casal de calopsitas. Veja na descrição da caixa como ela é completa. Há várias marcas de farinhada industrializada muito boas. Excelente 2016, muita Luz e Paz!

IMG_20160102_111932232.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

6 horas atrás, Eliezer Jr disse:

Bom dia e excelente 2016 Ester!

Pelo que entendi da sua postagem, parece que há um engano. A Farinhada a que os membros se referem são as farinhadas industrializadas e não essa quirela a que vc se refere. As farinhadas industrializadas de boas marcas ( Alcon, Nutrópica, Reino das Aves, Poitara, entre outras) já vêm com ovos, mel, proteínas, vitaminas, prebióticos e probióticos. Se a sua ave come somente sementes, é bom deixar a farinhada sempre presente na gaiola em comedouro exclusivo. Caso suas aves também comam ração extrusada, sementes, verduras e frutas, a farinhada pode ser administrada uma vez na semana, para evitar a hipervitaminose.

Sempre que possível, evite estas sementes a granel, pois mesmo que vc remova os "bichinhos" elas continuarão impróprias para o consumo das aves, pois provavelmente estarão contaminadas por fungos, além do risco de contaminação por urina de rato. Opte sempre por sementes em embalagens lacradas.

Me perdoe se entendi alguma coisa errada. Segue em anexo uma foto da caixa da farinhada que utilizo para meu casal de calopsitas. Veja na descrição da caixa como ela é completa. Há várias marcas de farinhada industrializada muito boas. Excelente 2016, muita Luz e Paz!

IMG_20160102_111932232.jpg

Disse tudo, a farinhada DEVE sim ser oferecida, principalmente no período de reprodução. Aqui em casa eu faço da seguinte forma: ofereço 2 vezes por semana em período de "manutenção", em muda de pena eu ofereço 3 vezes por semana e em reprodução eu ofereço entre 3 a 4 vezes por semana.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em primeiro lugar feliz 2016 pera vocês :D

A questão é de oferecer farinhada para as aves é bem controvérsia , tem pessoas que deixa a vontade na gaiola outras 2 a 3 vezes na semana ai fica a critério do dono da aves se ela come muito ou só belisca , eu ofereço todos os dias em épocas de muda de pena ou reprodução , e para manutenção 2 a 3 vezes , os meus comem moderadamente  pois alem da farinhada da nutropica ou da alcon  eles comem ração extrusada da megazoo  mp13 e mix de sementes da megazoo ou reino das aves calopsita ,   e adiciono organew  nas misturas, muita fruta e verduras de folhas verdes , água bonafonte tem menos sódio  e osso de siba 2 vezes na semana não ofereço todo dia pois da problemas renais .

Essas quirelas nunca ofereci para minhas aves  acho que não serve para nada .

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@BrunaJR, O Organew é um  Suplemento com aminoácidos, prebiótico, vitaminas, entre outros. Ele serve para aumentar o apetite, ajudar o pássaro a ganhar peso.

Sobre a farinhada, eu misturo em porções iguais colocando o Organew na dose desejada (não vou botar a dose porque já editaram o meu post, mas acho que pouco adianta porque você acha qualquer um no google).

--Farinhada de ovos;

--Nutrópica de frutas;

--Megazoo pm13;

--Mix de sementes da avitrin (tem muito girassol, então eu tiro um pouco) ou semelhante;

--Alcon club calopsitas

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Ester não uso e nem recomendo para ninguém fazer em casa , por mais que tenha cuidados  em manipular os ingredientes eles estragam rápido e pode até matar a ave , compro pronta é mais pratica e segura , 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.