Jump to content

Calopsitas com cloaca suja


Adilson Souza Cruz
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Olá boa tarde,  comprei um casal de calopsitas a uns 4 dias, quando o vendedor me trouxe fle me mostrou que elas estavam normal,  tudo limpinhas e com o papo  cheio. Hoje de manhã ao tirar o papel do fundo da gaiola para limpeza e trocar por um novo, notei que as fezes estavam meio brancas e maus líquidas do que o normal. Então olhei por baixo delas quando estavam no poleiro e vi que estavam com as cloacas esverdeadas, pous a duas são brancas reversas. 

O que pode ser? Seria pelo estress da troca de ambiente ou seria  diarréia por doença? Será que já estava assim e não percebi ou ficou assim aqui em casa?

Tenho mais 1 casal em outro viveiro que já tenho a 2 meses e estão nornais.

Agradeço se alguém puder me ajudar sou novo em criar calopsitas. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Adilson pode ser pela troca de ambiente pois elas ficam estresadas nessa faze , mais é melhor vc ficar atento se for filhotes mais ainda  calopsita são animais muito sencivel a qualquer mudança de ambiente , ela estão na papinha ainda quantos meses elas tem ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Fezes esbranquiçadas podem ser problemas hepaticos causados por bactérias ou vírus que comprometem o fígado. Observe elas nos próximos dias, caso continue essa coloração leve a um veterinário para que ele possa avaliar elas. Faça um exame parasitológico completo nelas, custa baratinho, em torno de R$ 27,00 no laboratório São Camilo. Todos os anos eu faço em minhas aves, pois ajuda a prevenir contra doenças silenciosas que não manifestam sintomas, como ocorre com a coccidiose.

Quanto a mutação, essa foto do perfil está muito pequena, mas tive a impressão que não são reversas e sim calopsitas cara branca. Muitos criadores para valorizar a venda falam que esse tipo de mutação igual as suas são reversas para cobrarem mais caro dos menos inexperientes. Depois poste uma foto delas de costa e outra de frente, assim dá para ter uma opnião mais concreta. As reversas possuem melanina somente nas asas e normalmente possuem um desenho simétrico identico em ambas as asas, quanto mais marcadas mais valorizadas. Não pode ocorrer de ter nenhuma manchinha em qualquer outra parte do corpo e pela foto para mim está parecendo que elas tem algumas manchas fora da asa.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Adilson as ultimas fezes parecem normais , mais as primeiras estão muito aguadas e esbranquiçadas  , a cloacas estão sujas não é bom sinal , eles devem estar com aluma doença , hepáticas ou coccidiose , faça os exames básicos de saúde vc pode fazer no laboratório são Camilo biotecnologia é barato e vc ficara mais tranquilo , se elas estiver alguma doença tera tempo de tratar antes que venham adoecer .

Elas estão em troca de penas ? reforce a alimentação delas com ração extrusada , farinhada e  um bom mix de sementes própria para calopsita probiótico organew , verduras de folhas verdes  escuras menos alface da diarreia , frutas sem sementes .e sempre água  trocada pelo menos 2 vezes ao dia mineral nunca de água de torneira é tão prejudicial quanto alimentação de ma qualidade 

E cuidado com vasilhas em baixo de poleiros elas defecam em cima depois bebem a água ou comem comida  com fezes  é acabam ficando doentes .

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Muita das vezes o papel de fundo branco acaba valorizando mais a situação do que ela realmente exige. As fezes estão normais com coloração verde escura e consistente, mas essa água em volta está um pouco em demasia. Tem que analisar o que elas estão comendo, pois alimentos ricos em água podem causar esse disturbio. Minhas aves quando comem pepino ou milho lavam o fundo da gaiola, algumas verduras também podem causar isso. Se fosse comigo eu faria um parasitológico completo para verificar se está tudo bem com elas, pelo menos esse exame é necessário fazer todos os anos. Como elas são novas com você aproveite e faça os exames de clamidia, salmonela e micoplasma que saem barato. Eu fiz esse final de anos e gastei 124,00 , pelo menos fico tranquila. Se for gastar com consulta pagaria em torno de 100 reais, então vale a pena fazer os exames e ficar tranquilo. Você pode fazer um único exame para as duas. 

Quanto a mutação para mim não é reversa e sim cara branca. Pelo que pude observar a pigmentação (melanina) está fora dos limites da asa, contornando e por baixo, as costas não deu para ver e uma reversa possui melanina somente nas asas e o restante do corpo é totalmente ausente de pigmentação. Próximo dos olhos também tive a impressão de ver um leve acinzentado. Independente de ser ou não elas são líndissimas:x, parabéns pela escolha e aquisição

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, salete fortes disse:

Adilson as ultimas fezes parecem normais , mais as primeiras estão muito aguadas e esbranquiçadas  , a cloacas estão sujas não é bom sinal , eles devem estar com aluma doença , hepáticas ou coccidiose , faça os exames básicos de saúde vc pode fazer no laboratório são Camilo biotecnologia é barato e vc ficara mais tranquilo , se elas estiver alguma doença tera tempo de tratar antes que venham adoecer .

Elas estão em troca de penas ? reforce a alimentação delas com ração extrusada , farinhada e  um bom mix de sementes própria para calopsita probiótico organew , verduras de folhas verdes  escuras menos alface da diarreia , frutas sem sementes .e sempre água  trocada pelo menos 2 vezes ao dia mineral nunca de água de torneira é tão prejudicial quanto alimentação de ma qualidade 

E cuidado com vasilhas em baixo de poleiros elas defecam em cima depois bebem a água ou comem comida  com fezes  é acabam ficando doentes .

Não estou trocando penas naum,  é porque são ariscas mesmo e ainda não se adap4aram comigo ainda e se batem na hora que vou tratar, mas ja percebi que estão se acostumando dia a dia comigo, bem devagar mesmo.

 

u Postar a foto tamanho normal e também as que tirei hoje das fezes e das cloacas deles.

 

16 horas atrás, Célia Maia disse:

Muita das vezes o papel de fundo branco acaba valorizando mais a situação do que ela realmente exige. As fezes estão normais com coloração verde escura e consistente, mas essa água em volta está um pouco em demasia. Tem que analisar o que elas estão comendo, pois alimentos ricos em água podem causar esse disturbio. Minhas aves quando comem pepino ou milho lavam o fundo da gaiola, algumas verduras também podem causar isso. Se fosse comigo eu faria um parasitológico completo para verificar se está tudo bem com elas, pelo menos esse exame é necessário fazer todos os anos. Como elas são novas com você aproveite e faça os exames de clamidia, salmonela e micoplasma que saem barato. Eu fiz esse final de anos e gastei 124,00 , pelo menos fico tranquila. Se for gastar com consulta pagaria em torno de 100 reais, então vale a pena fazer os exames e ficar tranquilo. Você pode fazer um único exame para as duas. 

Quanto a mutação para mim não é reversa e sim cara branca. Pelo que pude observar a pigmentação (melanina) está fora dos limites da asa, contornando e por baixo, as costas não deu para ver e uma reversa possui melanina somente nas asas e o restante do corpo é totalmente ausente de pigmentação. Próximo dos olhos também tive a impressão de ver um leve acinzentado. Independente de ser ou não elas são líndissimas:x, parabéns pela escolha e aquisição

Obrigado,  são muito belas mesmo. Questão da água em demasia pode ser o calor e  adaptação com o novo ambiente?  Andei dando Avitrin Complexo Vitamínico para elas, pode ser isso?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

O calor faz com que consumam mais água, outros fatores como alimentação, medicação, podem também fazer com que aumente o volume. Então, observe elas nos próximos dias para ver se mantem essa alteração nesse período de adaptação.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Estão melhores,  andei dando uns remédios de prevenção,  e agora ja estão começando a adaptar com o ambiente e também comigo. Obrigado pela ajuda a todos. 

A respeito da mutação não tenho muito experiência e faço muita confusão quanto as cores.  Estas duas minhas tive pesquisando na Internet e elas não seriam arlequins em vez de cara branca ou reversos?

Ps. Seria melhor criar um tópico sobre isso.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

A descrição das mutações variam muito de espécie para espécie, mas você pode classificar ao pé da letra como arlequim cara branca cinza, mas normalmente o comércio diz ser cara branca, pois simplifica na hora de classificar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...