Jump to content

Calopsita quase nao dorme


Kamille Graciene
Ir para a solução Resolvido por Luna,

Posts Recomendados

Bom dia!

Fiz um topico aqui há alguns dias e fui bem orientada. Agora preciso da ajuda de vcs com o seguinte:

Meu Elvis nao gosta de ficar preso, deixo ele solto o dia todo e a noite qndo coloco fecho a gaiola ele se debate muito, fica muito nervoso mesmo.  Entao deixo a gaiola aberta, e apago as luzes. Ele ate fica quietinho, mas parece q nao dorme quase nada.  As vezes sobe pra cima da gaiola e fica la olhando pro nada rs. Quando levanto a noite vejo q ele ta sempre acordado. Queria cobrir a gaiola com um pano, mas como ele nao gosta de ficar preso tenho medo q o pano assuste ele.

Fico preocupada pq acordo as 5 da manha para trabalhar e ele ja esta fora da gaiola.

Então,  como faço para ele dormir mais?  Posso trancá-lo na gaiola mesmo isso deixando ele nervoso?

Durante o dia ele cochila, mas queria q ele dormisse bem durante a noite :(

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ele age dessa forma pois está habituado e condicionado dessa forma. Todas as aves necessitam de um período de descanso tranquilo, isento de barulhos e claridade. Na verdade ele dorme, mas como deve estar em um local movimentado cada vez que fizerem um barulho ou movimento próximo ele irá abrir os olhos dando essa impressão que não dorme.

Continue deixando ele solto durante o dia para que fique cansado e queime energias, quando for a noite arrume a gaiola e escolha um canto da casa tranquilo para deixar ela, compre um tecido de TNT que possui micro furos e permite a ventilação e cubra totalmente a gaiola. 

Nos primeiros dias ele ficará muito agitado, mas irá se cansar e ver que não tem escolha e acabará dormindo. Deixe ele num local onde possa apagar a luz e tenha algum outro comodo que poderá deixar ela acesa por um período até que ele se aninhe em algum poleiro e se acalme, depois poderá apagar a luz. 

Os meus ficam na área externa da cozinha, eu alimento eles e depois que estão satisfeitos cubro o viveiro e apago a luz, mas costumo deixar a luz da cozinha acesa por um período de +/- 2 horas até que se acomodem e se acalmem, dai quando percebo que está tudo quieto e tranquilo apago a luz da cozinha, deixando somente uma luminária com uma lâmpada de 7W acesa onde estão para que não ocorra pânico noturno.

O horário que ele vai dormir quem determna é você, algumas pessoas colocam muito cedo para dormir e acordam eles cedo, já os meus dormem muito tarde, as vezes por volta das onze horas da noite, mas eu não acordo eles antes das nove horas da manhã, então vai de você estabelecer os horários que ele irá dormir, sempre respeitando uma média de pelo menos 8 a 12 horas de sono, que já é o suficiente, pois durante o dia eles dão vários outros cochilos.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Kamille Graciene também tive esse problema, igual a você, eu resolvi cobrindo a gaiola com um pano e cortando um quadrado do mesmo tamanho da porta da gaiola,como o pano era escuro e ainda a luz apagada ele meio que relaxava e dormia.

Antes de eu fazer isso ele só dormia de madrugada, Agora ele dorme do final da tarde até umas 05:00 ou 06:00 horas da manha e com isso ele fica mais calmo durante o dia

Editado por Felipe Silva
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendi.  Meu medo é q ele se machuque pq ele sempre se debate na gaiola qndo fecho. Essa noite mesmo tentei fechar, mas acabei deixando ele na varandinha da gaiola mesmo e so apaguei a luz. :(

Vou fazer dessa forma q vcs falaram mesmo q ele fique nervoso, pra ele aprender q tem q dormir na gaiola.

Obrigada pelas dicas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você pode meio que controla os horários como por exemplo ás 19 horas é hora de dormir e assim vai indo.

A minha calopsita também se batia na gaiola então comecei a controla os horários de dormir e nesses horários tentar deixar ele queto em um canto mais silencioso da casa e então ele foi se acostumando e começou a dormir, isso é bom pois as horas de sono deles são "sagradas".

E também de noite eu colocava uma câmera para ver como ele se comportava mais isso é opcional.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Solução

Os meus ficam a partir de 12h soltos quando da lá pelas 6:30h da noite no (horário de verão) eu coloco elas na gaiola , elas comem e depois ficam relaxadas ai coloco uma toalha por cima como a gaiola é grande só cobre metade, ai elas já sabem que é a hora de dormir já estão condicionada elas já sabem o horário de sair e o de dormir. A Célia comentou sobre o TNT eu nunca mais uso isso pois a minha amora morreu dia 31/12, fiz até um post sobre isso da uma olhada lá ( calopsita vomitando água pura).

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...