Júlio César Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 Boa tarde amigos, tenho uma calopsita femea perola canela, porem ela está com diarreia a mais de 6 meses mais o comportamento dela é normal, chegou até ter um filhote. A unica coisa de anormal além da diarreía é que ela bebe muita agua. Gostaria de saber que tipo de exame eu poderia esta fazendo pra identificar a causa dessa diarreia, pois na minha cidade não tem veterinario especializado em aves e qual laboratorio vcs me aconselhariam. Obrigado! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Igor Salles Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 Você tem certeza que ele está com diarreia? Tem um macho então, né? Mas ele apresenta esses sintomas também? Se eles tiverem contato direto mas só a fêmea apresenta o problema, eu não faço ideia. Talvez membros mais experientes saibam. Se ela realmente estiver doente e o macho não, acho que esses exames pouco ajudarão, porque são mais voltados para doenças infecciosas. Eu vou dar uma procurada aqui, mas já vou marcando outros membros experientes. @Célia Maia @salete fortes. Sobre o laboratório, eu conheço a Unigen e a São Camilo. Boa sorte! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Júlio César Postado 4 de Janeiro de 2016 Autor Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 sim, ela tem um companheiro e as fezes dele estão normais. Tenho medo de ser alguma coisa relacionada ao rins ou figado ,pois ela bebe muita agua e acho que é por isso que tem diarreia. Ela tem uma vida normal, é super alerta, brincalhona. Tenho medo que isso possa causar algo mais grave a ela. Por isso gostaria de saber um exame mais especifico. Obrigado! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Igor Salles Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 Olha, a única coisa que consigo pensar é Diabetes por causa da água, mas estou chutando pois não sou veterinário, mas não consigo ver relação com a diarreia. Você tem certeza que o comportamento não mudou com o tempo? Poste fotos das fezes depois. Mas ainda assim, espere para mais membros, mas o ideal era levar no veterinário mesmo... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 Poste fotos das fezes para ter uma idéia de como está. Eu todo final de ano costumo fazer um parasitológico completo nas minhas aves, pois o parasitológico diagnóstica bactérias e parasitas nas fezes que podem causar doenças como coccidiose que é uma das causas possíveis de diarreia. O exame é muito barato, eu fiz no São Camilo no final do ano e paguei R$ 27,00 e você pode fazer um único exame para todas as suas aves. Procure vermifugar elas uma vez ao ano que é o suficiente para eliminar qualquer problema. Faça um exame parasitológico que analise coccidiose eimeria e isospora. As aves mesmo que não tenham contato com outras aves doentes podem se contaminar através de suas próprias fezes quando essas secam e emanam gases. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Igor Salles Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 Célia, mas se fosse infecciosa não ia contaminar o parceiro também? Eu achava que coccidiose passava de ave para ave. Poxa, vou ver isso de 27 reais agora hahahaha Eu fui ver de coccidiose há um mês e estava mais de cem reais. Vou ver esse exame. E outra coisa, esses gases começam a sair quando? Eu só troco o fundo diariamente, mesmo que esteja cheio de fezes. Precisa trocar com mais frequência? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 A coccidiose é contagiosa, mas como somente uma calopsita está manifestando possível sintoma de alguma doença, normalmente focalizamos nela. Mas quando temos várias aves juntas, quando uma manifesta qualquer sintoma e vamos fazer exame específico fazemos o exame por amostragem, ou seja, coletamos as fezes de todas as aves que estão juntas ou próximas a ela, pois as demais podoe é transmitida pelas fezes quando estas ressecam e emitem gases que são inalados pelas aves. A coccidiose e outras doenças são transmitidas pelas fezes quando essas ressecam e emitem gases que depois são inalados pela própria ave. Somente fazendo a troca dos papeis e higienizando os poleiros e toda a gaiola uma vez por dia já é o suficiente para evitar doenças. Quando isso ocorre é porque o dono não limpa durante vários dias a gaiola e chega até formar umas montanhas de caquinha dentro dela. Eu costumo limpar toda noite antes delas dormirem. Essa é a pegadinha dos laboratórios, eles fazem alguns mixes e não divulgam o conteúdo dele de forma explicita, dai as pessoas não se atentam a esses fatos, olham mais os exames individuais que é onde eles tiram o lucro. Não sei se todos os laboratórios possuem parasitológico com exames para eimeria e isospora, mas o São Camilo tem, eles analisam várias bactérias, protozoários e incluem o exame de coccidiose para eimeria e isospora. Esse final de ano eu fiz uma bateria de exames nas minhas aves para clamidia, salmonela, mycoplasma, parasitológico completo com coccidiose eimeria e isospora e gastei somente 124,00 para quase vinte aves das mais diversas. Sai mais barato a prevenção do que o tratamento depois que manifestam alguma doença. Lembrando sempre que se uma adoecer todas as outras terão que ser medicadas também, a menos que seja alguma doença que não tenha contágio como pneumonia. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Igor Salles Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 A tá, obrigado. Eu só não curti pq o máximo são 10 por dia hehehe eu to exagerando. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Felipe Silva Postado 4 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 Alguém pode me explica ou manda uma foto de como é uma calopsita com diarreia?? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Igor Salles Postado 4 de Janeiro de 2016 Solução Compartilhar Postado 4 de Janeiro de 2016 (editado) Felipe, a diarreia ocorre quando a parte verde não está sólida, mas molenga, ou com a cloaca suja. Se a cloaca está suja é porque está com diarreia. Vê o video da Brena: Calopsita com diarréia (esse é o nome do video, não posso botar link, procura calopsita com diarreia no google e vai achar o video dela) Editado 4 de Janeiro de 2016 por Cacaulopsita Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.