Jump to content

Diarréia


Júlio César
Ir para a solução Resolvido por Igor Salles,

Posts Recomendados

Boa tarde amigos, tenho uma calopsita femea perola canela, porem ela está com diarreia a mais de  6 meses mais o comportamento dela é normal, chegou até ter um filhote. A unica coisa de anormal além da diarreía é que ela bebe muita agua.

Gostaria de saber que tipo de exame eu poderia esta fazendo pra identificar a causa dessa diarreia, pois na minha cidade não tem veterinario especializado em aves e qual laboratorio vcs me aconselhariam.

Obrigado!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Você tem certeza que ele está com diarreia? Tem um macho então, né? Mas ele apresenta esses sintomas também? Se eles tiverem contato direto mas só a fêmea apresenta o problema, eu não faço ideia. Talvez membros mais experientes saibam. Se ela realmente estiver doente e o macho não, acho que esses exames pouco ajudarão, porque são mais voltados para doenças infecciosas. Eu vou dar uma procurada aqui, mas já vou marcando outros membros experientes. @Célia Maia @salete fortes. Sobre o laboratório, eu conheço a Unigen e a São Camilo.

Boa sorte!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

sim, ela tem um companheiro e as fezes dele estão normais. Tenho medo de ser alguma coisa relacionada ao rins ou figado ,pois ela bebe muita agua e acho que é por isso que tem diarreia. Ela tem uma vida normal, é super alerta, brincalhona. Tenho medo que isso possa causar algo mais grave a ela. Por isso gostaria de saber um exame mais especifico. 

Obrigado!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olha, a única coisa que consigo pensar é Diabetes por causa da água, mas estou chutando pois não sou veterinário, mas não consigo ver relação com a diarreia. Você tem certeza que o comportamento não mudou com o tempo? Poste fotos das fezes depois. Mas ainda assim, espere para mais membros, mas o ideal era levar no veterinário mesmo... 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Poste fotos das fezes para ter uma idéia de como está. Eu todo final de ano costumo fazer um parasitológico completo nas minhas aves, pois o parasitológico diagnóstica bactérias e parasitas nas fezes que podem causar doenças como coccidiose que é uma das causas possíveis de diarreia. O exame é muito barato, eu fiz no São Camilo no final do ano e paguei R$ 27,00 e você pode fazer um único exame para todas as suas aves. Procure vermifugar elas uma vez ao ano que é o suficiente para eliminar qualquer problema. Faça um exame parasitológico que analise coccidiose eimeria e isospora. As aves mesmo que não tenham contato com outras aves doentes podem se contaminar através de suas próprias fezes quando essas secam e emanam gases.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Célia, mas se fosse infecciosa não ia contaminar o parceiro também? Eu achava que coccidiose passava de ave para ave. Poxa, vou ver isso de 27 reais agora hahahaha Eu fui ver de coccidiose há um mês e estava mais de cem reais. Vou ver esse exame. E outra coisa, esses gases começam a sair quando? Eu só troco o fundo diariamente, mesmo que esteja cheio de fezes. Precisa trocar com mais frequência?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A coccidiose é contagiosa, mas como somente uma calopsita está manifestando possível sintoma de alguma doença, normalmente focalizamos nela. Mas quando temos várias aves juntas, quando uma manifesta qualquer sintoma e vamos fazer exame específico fazemos o exame por amostragem, ou seja, coletamos as fezes de todas as aves que estão juntas ou próximas a ela, pois as demais podoe é transmitida pelas fezes quando estas ressecam e emitem gases que são inalados pelas aves. 

A coccidiose e outras doenças são transmitidas pelas fezes quando essas ressecam e emitem gases que depois são inalados pela própria ave. Somente fazendo a troca dos papeis e higienizando os poleiros e toda a gaiola uma vez por dia já é o suficiente para evitar doenças. Quando isso ocorre é porque o dono não limpa durante vários dias a gaiola e chega até formar umas montanhas de caquinha dentro dela. Eu costumo limpar toda noite antes delas dormirem.

Essa é a pegadinha dos laboratórios, eles fazem alguns mixes e não divulgam o conteúdo dele de forma explicita, dai as pessoas não se atentam a esses fatos, olham mais os exames individuais que é onde eles tiram o lucro.

Não sei se todos os laboratórios possuem parasitológico com exames para eimeria e isospora, mas o São Camilo tem, eles analisam várias bactérias, protozoários e incluem o exame de coccidiose para eimeria e isospora.

Esse final de ano eu fiz uma bateria de exames nas minhas aves para clamidia, salmonela, mycoplasma, parasitológico completo com coccidiose eimeria e isospora e gastei somente 124,00 para quase vinte aves das mais diversas. 

Sai mais barato a prevenção do que o tratamento depois que manifestam alguma doença. Lembrando sempre que se uma adoecer todas as outras terão que ser medicadas também, a menos que seja alguma doença que não tenha contágio como pneumonia.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • Solução

Felipe, a diarreia ocorre quando a parte verde não está sólida, mas molenga, ou com a cloaca suja. Se a cloaca está suja é porque está com diarreia. Vê o video da Brena: 

Calopsita com diarréia (esse é o nome do video, não posso botar link, procura calopsita com diarreia no google e vai achar o video dela)

Editado por Cacaulopsita
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.