Jump to content

Dúvidas sobre postura


Samara Lima
Ir para a solução Resolvido por Samara Lima,

Posts Recomendados

Bom dia!
Sou novata aqui no fórum, e gostaria de tirar duas dúvidas.

 

1. tenho um casal há nove anos e sempre na época de setembro ela pocria, sempre ocorre tudo certo, porém, em setembro de 2015 que era a época dela estar botando, ela não quis, o macho chegou a cruzar por várias vezes, preparou o ninho e nada dela entrar, entrava olhava e saia.
28/12/15 Há mais ou menos uma semana, ela esta com coacla toda inchada, a impressão que tenho é que deve ter ovinhos na barriga dela, agora ela está entrando mais vezes no ninho. E o macho está agressivo demais. A fêmea está se alimentando normalmente, as fezes estão normais.
Será que ela está com algum problema em botar? O ovo está preso?
 

2. Tenho um outro casal, que esta formado há um ano.
No começo a fêmea era sozinha e solta pela casa e em setembro de 2014 ela começou a botar em vários cantos da casa. Depois ela achou um cantinho e botou 6 ovos e ficou um bom tempo chocando. Deixei os ovos por 20 dias, conforme li em algum artigo que isso iria a satisfazer ela e depois os descartei, Mesmo assim ela começou a botar sem parar, fui em um pet shop a veterinária pediu para que eu deixasse na gaiola e tirasse ela de perto onde ela achava que era o ninho, mesmo assim ela continuou botando na gaiola, dei vitaminas recomendadas. em janeiro de 2015 arrumei um macho para ela, deixei eles se entenderem por 1 mês e meio, ela botou um ovo e parou e começaram a namorar... Depois coloquei o ninho, e ela boto os 6 ovinhos, passou os 20 dias e nada de nascer... eles abandonaram o ninho e depois retornaram, ela botou mais 6 ovos, e denovo não nasceu...  Desde então retirei o ninho e ela continua botando, dei suplementos para ambos e coloquei o ninho novamente, ela botou os 6 ovos e nada de nascer, tirei o ninho e ela continua botando. será que o macho deve ter algum problema ? ou ela que é tão obsecada em ser mãe não deixa o macho completar a cruza.
O que posso fazer neste caso?

 

Obrigada!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

no primeiro caso quando as calopsitas atingem uma idade ,mais avançada é normal que a quantidade de posturas diminua.

quanto ao caso da postura crônica tente deixar menos oferta de alimento e não deixe ela ficar saindo da gaiola, diminua o tempo de luz dela : tire o pano que cobre a gaiola 1 hora mais tarde e ponha denovo 1 hora mais cedo

e boa sorte com ela

quanto ao macho 

quando machos são muito novos os ovos não galam mesmo eles só começam a ficar férteis mais ou menos com 10 meses

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Bem, no primeiro caso então, digamos que é a idade avançada que está demorando mais para botar... então talvez haja esperança dela ter uma postura ainda, por isso a demora.

 

mas já no segundo caso ela e o macho tem idade de 5 anos, ele estava sozinho pq a outra companheira dele fugiu. E como esta que bota sem parar ficava solta resolvi colocá-los juntos.
a veterinária do pet shop disse que em alguns casos (por ele ser de cara branca) é mais difícil se relacionar e ter uma postura.
ele já estava com um outra fêmea branca, e ambos não se entenderam, se batiam e por isso estavam todos separados.
Então, tenho que diminuir a comida e o excesso de luz, para resolver o problema de parar de botar tanto?

Link para compartilhar
Share on other sites

Esta é a fêmea do primeiro caso, hã mais ou menos uma semana ela está assim, parece que tem ovinhos, e quando ela está parada comendo  ela baixa as asas ou quando está andando pela gaiola. Nunca nas outras posturas ela ficou assim.

ela está desde agosto suplementada para quando chegasse a época da postura.

oque pode estar acontecendo?

image.jpeg

image.jpeg

Estou preocupada com essa barriga dela. 

image.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

As fezes dela nao estão normais,  pois se reparar as penas ao redor da cloaca estao sujas; isso indica uma diarréia. o melhor a fazer mesmo eh ir em um vet especializado em aves! 

 

 

Quanto o segundo caso realmente jah ouvi de amigo que criava uma outra espécie de ave q diminuir o tempo de luz ajuda a parar a postura crônica.... 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Procurei ajuda de um veterinário especializado, como sou de interior, não possui nenhum que cuide de aves.
Consegui uma informação em uma avicultura para que eu coloque a calopsita em um pote e rode 8 vezes para que o ovo se solte e vire, fazendo com que ela consiga botar, e também  passar um óleo de azeite na coacla e depois colocá-la no vapor.
Será que resolve em algo?

Link para compartilhar
Share on other sites

A do vapor nao pode ser de agua quente pois queimaria a ave. Seria com vapor do chuveiro,  mas a intenção do vapor eh umedecer a regiao da cloaca p q facilite a expulsão do ovo. o oleo seria legal se conseguisse introduzir um pouco na cloaca p q faça o papel de um lubrificante. Vc jah tentou apalpar de leve a regiao pra ver se sente ovo? quanto a girar a ave nao sei se funciona pois o nome ovo atravessado eh soh a nomenclatura da situação,  mas o ovo nao esta efetivamente de lado( atravessado) o q acontece eh q a musculatura da cloaca da ave nao tem forca pra empurrar o ovo... e isso pode ser diversos motivos.... mas o comum eh a falta de cálcio. ele eh responsável por dar forca aos músculos. O azeite acho q seria i mais eficaz dessas dicas.... porém acho q nao custa tentar. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Foram quase 10 anos de alegrias com o Billy e a Mandy, 5 ninhadas. E é com muita tristeza que venho informar que a Mandy veio falecer, tudo que podia ser feito eu fiz, só não consegui um veterinário para melhor ampará-la.

Agradeço a todos que por meio deste fórum me ajudaram. Meu muito obrigada!!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...