Jump to content

Olhos pouco inchados e ouvidos expostos


leonardobrands
Ir para a solução Resolvido por leonardobrands,

Posts Recomendados

Boa tarde, tenho dois filhotes de aproximadamente 1 mês e 10 dias de vida do meu casal, os dois estão se desenvolvendo muito bem, já estão beliscando as sementes, dou papinha pra eles, porém um deles apesar de aparentar estar em ótimo estado, apresenta os olhos um pouco vermelhos em volta e agora os ouvidos estão expostos, sem penas por cima, o que pode ser?  Agradeço toda e qualquer ajuda, obrigado. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu pesquisei a respeito, e achei que pudesse ser o que li a respeito, tem alguns dias que estou usando colirio chamado gentamicina, mas não está resolvendo. Vou mandar uma foto dele com o irmão na gaiola, eles estão comendo e não parece doente esse que está com o problema no olho e agora no ouvido (o que acho ser problema). 

Agradecido pela resposta amigo.  

Segue as fotos :

IMG_20160110_233838844.jpg

IMG_20160110_233752735.jpg

IMG_20160110_233737896.jpg

IMG_20160110_234129869.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olha, está anormal. Eu recomendaria levar em um veterinário especializado em aves. Não recomendo usar remédios sem orientação veterinária. Colírios são remédios, e o gentamicina, se usado sem orientação, pode causar resistência bacteriana. E isso não se reduz aos pássaros: um dos maiores temores da medicina atual é o uso exagerado e sem necessidade de antibióticos. Antigamente havia um remédio muito bom para coccidiose (não lembro o nome), mas com o tempo as pessoas foram usando por conta própria. Resultado, o remédio não funciona mais hoje....  Além disso, colírios quando usados sem necessidade podem agravar ou causar um problema que nem havia antes. Eu fortemente recomendo você levar a um veterinário para averiguar uma possível outra doença. Pode ser clamidiose, pode ser conjuntivite sozinha, pode ser isso, pode ser aquilo....  

O meu Cacau é muito parecido com o seu hehehe

Abraços, e boa sorte!

Ah, você desconfia do que? Creio que o gentamicina já teria feito efeito....

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em 10/01/2016 at 17:34, leonardobrands disse:

Boa tarde, tenho dois filhotes de aproximadamente 1 mês e 10 dias de vida do meu casal, os dois estão se desenvolvendo muito bem, já estão beliscando as sementes, dou papinha pra eles, porém um deles apesar de aparentar estar em ótimo estado, apresenta os olhos um pouco vermelhos em volta e agora os ouvidos estão expostos, sem penas por cima, o que pode ser?  Agradeço toda e qualquer ajuda, obrigado. 

Eu < EU acho q pode ser clamidia pois falta de pena e olho inchado e vermelho sao sintomas da clamidia e é altamente contagiosa deve leva  a um veterinario rapido para sabe oq é pois se for clamidia mata rapido

Editado por pedro moura
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Obrigado pelas respostas, mas isso já ocorre há aproximadamente 2 semanas, e como eu disse, durante todo esse tempo, ele apesar dos sintomas, aparenta estar muitíssimo bem de saúde (como eu disse, aparenta). Vou levar no veterinário como última opção, pois aqui onde moro, é caro uma simples consulta com uma calopsita, e eu estou tendo muitos gastos com minha filha, mas vou levar se não tiver opção.  

Como última tentativa, acham válido a água boricada? Pois essa, mal acredito que não possa fazer, certo? 

Abraço 

Mais uma coisa, essa vasilha de metal que aparece na foto, que coloquei pra eles as sementes, pode ser prejudicial pelo material? 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

É complicado mesmo, mas não recomendo utilizar a água boricada pelo simples fato de conter uma série de conservantes na formulação, que podem provocar uma reação alérgica intensa. Você pode até tentar, mas o recomendado para esse fim é o  soro fisiológico estéril (esse é bem baratinho (R$2-3). O não estéril pode agravar o problema se desenvolver uma irritação,  mas acho que, se o gentamicina não fez efeito, a água boricada também não vai. Vai tirando fotos todos os dias, assim você pode acompanhar melhor o desenvolvimento, porque às vezes a gente nem percebe já que convive diariamente. 

Lembre-se que as calopsitas escondem os sintomas. Além do olho, você não percebeu nem uma outra mudança?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Não consegui visualizar nada de anormal, os olhos e os ouvidos estão um pouco expostos, mas devido as penas estarem muito desgrenhadas o que pode estar dando essa impressão, pois a tonalidade de pelo delas são rosadas mesmo. Quando filhotes elas tendem a ficar com as penas sujas devido a papinha e outras coisas que acabam deixando as penas com um aspecto feio e deixando amostras ouvidos e olhos. Tente limpar ela com um pano umedecido em água morna para ver se melhora. Se tiver ausência de pena pode ser uma das outras calopsitas que estão arrancando e se realmente persistir o problema leve ao veterinário. Você que está visualizando ela no dia a dia poderá ter uma noção exata se ela está com alguma modificação comportamental ou física, as fotos enganam e nem sempre demostram a realidade, pelo menos nesse momento eu acho que não tem problema. O soro fisiológico ajuda a limpar e melhorar a aparência.Talvez até pela própria pomada que está passando para os olhos pode ter causado essa sujeira nas penas próximas a essas regiões.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olha, eu acredito muito na anamnese que é dada. Se você está aqui falando sobre o olho dela, é porque notou algo que não havia antes (logicamente). Assim, para você não é normal, mesmo que fisiologicamente pareça. Uma analogia pode ser feita com a pressão arterial (sei que não tem nada a ver, mas ajuda a entender o que estou falando):  a princípio uma pressão de 13/09 é normal, certo? Não necessariamente. Se a pessoa sempre apresentou uma pressão fisiológica baixa (9/5) e apresenta uma de 13/09, é considerada uma pressão acima do normal. Mas se a pessoa sempre apresentou essa pressão, é normal. Por isso que é uma coisa que depende caso a caso. Pode não ser nada, pode ser... Para mim o mais importante é você estar a medicar sua ave sem nem saber o que ela tem e é o que Célia disse: você nem sabe se ela tem algo.

Boa sorte!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Se vc notou que o olho ñ está normal o ideal é levá-la em um vet. Elas ficam com o comportamento normal sim, mesmo estando doentes, e qdo a doença vai agravando aí começa aparecer os outros sintomas e a ave vai se debilitando. Por isso o ideal qdo percebe algo diferente é logo levar e tratar.

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

22 horas atrás, Cacaulopsita disse:

É complicado mesmo, mas não recomendo utilizar a água boricada pelo simples fato de conter uma série de conservantes na formulação, que podem provocar uma reação alérgica intensa. Você pode até tentar, mas o recomendado para esse fim é o  soro fisiológico estéril (esse é bem baratinho (R$2-3). O não estéril pode agravar o problema se desenvolver uma irritação,  mas acho que, se o gentamicina não fez efeito, a água boricada também não vai. Vai tirando fotos todos os dias, assim você pode acompanhar melhor o desenvolvimento, porque às vezes a gente nem percebe já que convive diariamente. 

Lembre-se que as calopsitas escondem os sintomas. Além do olho, você não percebeu nem uma outra mudança?

Não amigo, como disse, ele parece muito bem mesmo, tenta comer (1 mês e 1 semana de vida), se deixar ele voa longe, aparenta estar em ótimo estado, tirando esse detalhe.  Bom, quanto a água boricada, eu usei ontem, hoje me parece ter melhorado, mas pode ser impressão minha, em dois dias vou relatar aqui se realmente melhorou. 

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas. 

21 horas atrás, Célia Maia disse:

Não consegui visualizar nada de anormal, os olhos e os ouvidos estão um pouco expostos, mas devido as penas estarem muito desgrenhadas o que pode estar dando essa impressão, pois a tonalidade de pelo delas são rosadas mesmo. Quando filhotes elas tendem a ficar com as penas sujas devido a papinha e outras coisas que acabam deixando as penas com um aspecto feio e deixando amostras ouvidos e olhos. Tente limpar ela com um pano umedecido em água morna para ver se melhora. Se tiver ausência de pena pode ser uma das outras calopsitas que estão arrancando e se realmente persistir o problema leve ao veterinário. Você que está visualizando ela no dia a dia poderá ter uma noção exata se ela está com alguma modificação comportamental ou física, as fotos enganam e nem sempre demostram a realidade, pelo menos nesse momento eu acho que não tem problema. O soro fisiológico ajuda a limpar e melhorar a aparência.Talvez até pela própria pomada que está passando para os olhos pode ter causado essa sujeira nas penas próximas a essas regiões.

Na verdade não estou passando pomada, o gentamicina que passei por aproximadamente 4 dias, era colirio, líquido. Ele está em uma gaiola somente com o irmão dele, que aparece na última foto que postei, e nunca vi eles nem mexendo um com o outro, então acho que posso descartar a hipótese de um estar arrancando pena do outro. 

E sobre o problema, eu achei que era algo anormal por duas razões, a primeira que o irmão não está assim, a segunda é que eu reparei isso no decorrer dos dias, ou seja,  ele não estava assim é depois ficou. 

Vou usar o soro fisiológico e depois posto aqui o resultado, muito obrigado pela resposta. 

17 minutos atrás, Rosii disse:

Se vc notou que o olho ñ está normal o ideal é levá-la em um vet. Elas ficam com o comportamento normal sim, mesmo estando doentes, e qdo a doença vai agravando aí começa aparecer os outros sintomas e a ave vai se debilitando. Por isso o ideal qdo percebe algo diferente é logo levar e tratar.

 

Obrigado pela resposta, sei que o ideal é levar no veterinário, mas não vou levar nesse momento, não por negligência, muito menos por não me importar, amo os animais, ainda mais esses que são filhotes do meu casal,  me apeguei à eles só por estar cuidando, mas estou tendo muitos gastos com minha filha no momento e acho caro uma simples consulta por aqui.  Mas vou dar um jeito e levar caso não consiga resolver logo essa situação.  Obrigado pela resposta! 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

16 minutos atrás, Rosii disse:

Tente uma consulta em hospital veterinário, é mais acessível.

 

Tem um aqui da Universidade de Vila Velha, mas eles só consultam cães e gatos.  Mas vou procurar outros hospitais particulares.  Realmente os olhos dele aparentam estar sem a vermelhidão que estavam, como aparece nas fotos, desde ontem que comecei a passar a água boricada, em dois dias eu posto o resultado, se realmente estiver melhor.  Obrigado! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.