Jump to content

Alimentação do Filhote e Penas


Rodrigo Victor

Posts Recomendados

Boa noite, adquiri minha Calopsita Lutino há dois dias, filhote na papinha. Ela tá agora com 20 dias. A criadora (Experiência com calopsitas há 5 anos) me recomendou a dar a papinha 7Ml 4x ao dia, porém estou dando 5Ml a cada 5 horas. Só que dentro de duas horas o papo dela está com bem pouquinha coisa (Tamanho de 1 grão de feijão).

Gostaria de saber se quando está vazio já é pra dar a papinha de novo. E também queria saber se quando está vazio ela sente fome.

Outra coisa, ela tem 20 dias, tem poucas penas pelo corpo. Nas asas dela tá nascendo as penas agora, tem só aquela ponta grossa. O desenvolvimento das penas está normal?

De vez em quando ela botas as asas pra frente, logo após fica batendo as asas tentando voar.

Obrigado e boa noite

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olá, Rodrigo. Há tabelas na internet que ajudam com isso. Com essa idade ele deveria estar comendo algo em torno de 6-7 ml mesmo, 4x ao dia. O que me deixou curioso foi o porquê de você estar dando 5ml ao invés do recomendado. Ele não quer mais comer? O papo está ficando muito cheio? Quando os filhotes sentem fome eles dão uns piados pedindo comida e abrem o bico. Me parecem normal as penas..

Olha aqui uma tabela:

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Perceba que com 20 dias ainda são no mínimo 5ml de papinha, mas a partir do dia 21 já são 7ml. Então seria bom você dar um pouquinho mais (6-7ml)

Boa sorte! Poste fotos do seu Lutino depois para a gente ver ele melhor.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Estou dando 5Ml porque vi em um vídeo que filhotes com menos de 30 dias devem comer 5Ml de 5 em 5 horas. Mas ele pede mais quando só dou 5Ml. A partir de agora vou dar 7 - 9Ml. Obrigado pela tabela.

Mas minha maior dúvida é saber se quando o papo está vazio ou pouco cheio, já deve dar a papinha ou deve seguir a tabela de 7 a 9Ml a cada 4 horas.

Como funciona a questão do papo, por favor.

Agradeço a resposta.

8 minutos atrás, RodrigoVictor01 disse:

Estou dando 5Ml porque vi em um vídeo que filhotes com menos de 30 dias devem comer 5Ml de 5 em 5 horas. Mas ele pede mais quando só dou 5Ml. A partir de agora vou dar 7 - 9Ml. Obrigado pela tabela.

Mas minha maior dúvida é saber se quando o papo está vazio ou pouco cheio, já deve dar a papinha ou deve seguir a tabela de 7 a 9Ml a cada 4 horas.

Como funciona essa questão de dar papinha na hora certa ou quando o papo estiver vazio, mesmo antes da hora, já dar.

Agradeço a resposta.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olha, não sei se pode aumentar de 5 para 7ml de vez. Não sei. Em qualquer caso, acho que pode dar 6 amanhã e depois 7. Sobre a questão do papo, lembro que li em algum artigo aqui que só é para dar quando estiver vazio. Vou procurar o link aqui mesmo do fórum. 

 

). 

Sobre a quantidade, recomendo seguir a do link que acabei de mandar (é um pouco diferente, você vai notar).

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@RodrigoVictor01 vc tem que seguir esquema pra alimentar seu filhote, mantendo um horário e uma  mesma quantidade.

Segue a tabela que nosso amigo @Cacaulopsita colocou logo acima. 

Cuidado no preparo da papinha, ferva a água e os utensílios que usar no preparo, e cuidado na temperatura pra ñ estagnar o papo dele.

Sobre as penas, pelo seu relato deve estar um pouco atrasado o desenvolvimento, pois filhotes nessa idade já estão empenados. Mais isso é devido ter sido retirado logo dos pais, filhotes tratados na papa ñ tem mesmo desenvolvimento de filhotes tratados pelos pais.

Ñ deixe ele pegar corrente de ar, mantenha em um local quentinho, dentro de casa, pois pode adoecer.

Sobre bater as asas é normal, está esticando e treinando uns voos!! Qdo estiver totalmente empenado apare as penas de voo pra  ñ fugir.

Poste uma foto pra gente conhecer seu filhote!

 

 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.