Jump to content

Calopsita machucada


Eliene

Posts Recomendados

Olá @Eliene, bom te garanto que o sangue não é por causa do acasalamento, rsrs, isso provavelmente foi um pânico noturno, calopsitas se assustam facilmente, por isso o bom é deixá las em lugar tranquilo á noite e de preferência a gaiola coberta com um pano fino, isso dá a elas a sensação de segurança e diminui bastante que elas sofram com o pânico.

O que vc deve fazer é limpar o ferimento com soro fisiológico e observar se a pena não se quebrou ao meio, se isso aconteceu vc vai ter que retirar o pedaço que ainda ficou para evitar que sangre ainda mais, lembre se calopsitas não podem perder muito sangue. Passe um antisséptico ou use um pó hemostático (desses usados por manicure) para parar o sangramento . Não se preocupe, se a pena não quebrou ao meio, é só limpar o sangue que logo logo ela estará bem novamente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Solicite para alguém segurar ela e abra as asas delicadamente, segure cada pena e faça movimentos lentos para cima e para baixo e para os lados. Você perceberá se ela está quebrada, sangrando ou se ela gemer, dai com o auxílio de uma pinça de sobrancelha segure forte próximo a raiz e arranque num puxão forte. Caso sangre muito segure forte com um chumaço de algodão até estancar o sangue, eu não indico pó hemostático de manicure pois ele arde demais e é judiar dela, a menos que você tenha pó hemostático usado para fins veterinários pois esse é indolor. Depois pode limpar as penas dela com um pano umedecido em água morna pois ameniza a sujeira e na troca de pena ela fica limpinha novamente.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Célia bom dia,

ela é um pouco arisca então com ajuda do meu marido eu peguei ela e limpei as penas mas não consegui entender da onde vinha o sangue, não tinha nenhuma pena quebrada nem nada, somente sujo de sangue.

Então observei esses dias e depois que limpei as manchas sumiram, mas continuo observando.

Muito obrigada pelas dicas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Continue observando ela e se for o caso faça nova vistoria nas asas dela. As vezes ficam tão ocultas que não conseguimos distinguir qual está com problema, ainda mais quando outras estão sujas de sangue. Eu já tive que repetir esse processo umas três vezes numa calopsita que eu tenho, pois eu não achava por nada a pena, dai fui por dedução arrancando as que eu achava ser o problema, dai deu certo. Não vá arrancar todas as penas dela para achar a que está com problema.¬¬

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...