Jump to content

DÚVIDAS


BIANCA SANTOS DE JESUS

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal ! 

Me chamo Bianca, e ainda estou aprendendo a manusear este site.. Rs
Bom, sou marinheira de primeira viagem e adquiri uma Calopsita BB, ela tem apenas 1 mês e 08 dias. 
Estou preocupada em relação a alimentação dela. Ela não quer de forma alguma comer a papinha, apenas ração. Inclusive passa o dia inteiro comendo a ração. Fico preocupada por ela ser bb e rejeitar a papinha. É normal esse tipo de coisa ? Como devo proceder ? 
Mas há todo momento estou tentando alimentava c a papinha p vê se ela come.. As vezes toma algo, tipo 1ml apenas. E fico com medo dela ficar fraquinha. 

Agradeço a quem puder me esclarecer. 

Abraços.

Link para compartilhar
Share on other sites

Seja bem vinda Bianca:D Dificilmente (digamos que nunca) uma calopsita com tão pouco tempo de vida (1 mês e oito dias)se alimenta sozinha, ainda mais de ração quando a preferência delas é sementes, ela deve estar com fome e fica somente mexendo na ração dando a impressão que está comendo, por isso ela fica o dia inteiro no pote. Você deverá tomar atitudes rápidas, pois caso contrário ela irá entrar em estágio de inanição/peito seco e irá morrer por falta de alimento. Quem vendeu para você foi muito irresponsável, pois já é dificil tratar quando temos experiência, agora imagina você que está começando agora e não conhece nada sobre elas.

Quando a ave rejeita a papinha por sonda via externa, temos que aplicar dentro do papo com a sonda a papinha. Então, você deverá aprender a aplicar a papinha e dar na marra para ela, mas não é tão simples assim, sugiro que você volte até quem vendeu para você e peça para explicar como você deve aplicar a papinha direto no papo via sonda, ou então, procure um petshop ou clínica veterinária e peça um auxílio para eles, mas tente achar alguém que saiba aplicar a papinha direto no papo para ensinar você ou caso não se sinta segura para fazer isso, volte e exija para quem vendeu para você ficar com ela alimentando até os 3 meses de vida quando elas começam a deixar em definitivo a papinha, em muitos dos casos temos que dar ainda 1 aplicação de papa por dia como reforço depois desse período. Vou encaminhar abaixo as dosagens que deverá seguir para alimentar ela.

Agora, você tem que ir fazendo paralelamente a transição da papinha para os alimentos sólidos, deixe no fundo da gaiola uma mistura de 60% de sementes, 20% de ração e 20% de farinhada, tudo misturado, ponha num pote largo para que ela possa visualizar os alimentos e conhecer eles melhor, eu costumo usar banheirinha de aves pequena, pois são bem práticas. Coloque outra vasilha com água ao lado para ela molhar a ração e sempre que tiver disponibilidade pegue ela e coloque na frente dessa mistura, pois ela irá se alimentar o dia inteiro da papinha, mas sempre mexerá nessa mistura e aos poucos começará a comer, a medida que ela vai ficando mais velha você vai diminuindo a papinha gradativamente, dai ela vai complementando com essa mistura, ao término do período de 3 meses mais ou menos, ela irá rejeitar a papinha em definitivo, dai você aplica somente uma papa por dia como reforço (siga a tabela) e separa cada alimento em um pote separado que dai ela mesma irá diversificar sua alimentação, dando sempre preferência as sementes.

Todos os dias coloque também uma verdura para ela ao lado, como catalônia, couve, brócolis, acelga, rúcula, almeirão, milho cru, pepino, berinjela etc., mesmo que ela nem toque, no final do dia joga fora e coloca novamente no dia seguinte um pequeno pedaço ou porção, dai com o tempo ela irá brincar com a comida e passará a comer sozinha. 

Corra agora e procure quem te ajude a alimentar ela, pois esse ano que passou várias pessoas me procuraram com filhotes como o seu achando que estavam comendo e quando falei isso tudo para eles e se deram conta já era tarde, os coitadinhos morreram, infelizmente nenhum deles sobreviveram.

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Você pode perceber que a quantidade que ela está se alimentando está longe da quantidade ideal para o tempo de vida dela e com certeza ela irá adoecer.

Editado por Célia Maia
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Célia, 

Bom dia! 

Notícia boa ! Lily está ótima. 
Devolvi ela por um tempo a pessoa que me vendeu, pois como conversado anteriormente, eu estava muito assustada e sem saber como cuidar.
Pegamos ela de volta este final de semana. Me expressei errada, quando falei que ela estava se alimentando de ração. Rs ! 
Eram sementes. Quando a pessoa é leiga no assunto, é assim mesmo. rsrs 

Enfim, graças a Deus elá está bem. Tirei algumas dúvidas com o veterinário. 
Já começou até comer miolo do pão. Está espertinha !

Muito obrigada pela ajuda. 
Mandarei fotos dela depois. 

Um beijo 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Que ótima notícia Bianca:P agora é adaptar ela a comer outros alimentos, pois isso é fundamental a saúde dela.

Se ela está comendo sementes, introduza a ração pois ela que irá fazer um balanceamento nutricional. Compre a ração da megazoo pm13 para calopsitas e periquitos e uma boa farinhada, eu indicaria a nutrópica de mel e ovo.

Faça uma mistura colocando 60% de sementes, 20% de ração e 20% de farinhada num pote largo (eu costumo usar banheirinha pequena) e deixe dessa forma por pelo menos um mês, assim ela passará a conhecer os alimentos e comerá de tudo, depois desse tempo separe cada um num pote e deixe disponível sempre do mesmo lado da gaiola, colocando a água no meio da ração e das sementes para ela umedecer os alimentos.

Ofereça todos os dias verduras, frutas e legumes mesmo que ela nem toque, pois um dia irá mexer por curiosidade e passara a se alimentar.

Agora é só curtir o seu bebê e observar bem ela, caso perceba algo de estranho não exite em procurar um veterinário.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...