Jump to content

o que uma calopsita pode comer?


isabelle

Posts Recomendados

O que calopsitas podem e não podem comer?

FRUTAS:  Maçãs (sem as sementes porque a semente de maçã contém um ácido que é tóxico para aves). Mamão (com as sementes), banana (com a casca), melancia (com as sementes), . Cuidado com produtos com agrotóxicos. Se usá-los  retire as cascas e as sementes das frutas.

ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS: Alface (provoca diarréia), Agrião (irrita as mucosas do estômago e do intestino. Principalmente os Psitacídeos toleram mal o agrião). Fermentados (pão, bolo, etc.).  Leite (as aves não possuem no organismo a enzima que processa o leite).

 

TÓXICOS PARA PÁSSAROS: Álcool , café, chocolate, pêssego, cereja,  figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaléia, begônia,cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, scheflera, abricó,eucalípto ,feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samambaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa.

 

PS: se tiver outras coisas que eles podem comer ponha ai para ajudar ;)

  • Gostei 5
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu simplificaria tudo isso dizendo, aves não são como seres humanos, devem comer as mesmas coisas que se estivessem na natureza, verduras (folhagens), legumes e frutas. Sempre penso da seguinte forma, como eu comeria e o que comeria? Faz mal para mim (ser humano)? Não faz, então para elas também não irá fazer mal. Alimentos industrializados nunca devemos dar pois não contém na natureza e até para nós faz mal. Industrializados somente sementes, ração e farinhada que é feito apropriadamente para elas. Nunca darmos alimentos que contenha condimentos ou tenha sido processados. A minha única controvérsia nessa história é que eu dou bolacha de água e sal para as minhas diariamente embora muitos dizem que faça mal, mas já consultei veterinário e ele disse não ter problema, então penso, a quase 10 anos elas comem todos os dias e nunca ficaram doentes, mal não faz.^_^

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Verduras frescas, frutas, ovo cozido, milho fresco isso faz parte da alimentação das calopsitas. Além de uma boa mistura de sementes, ração extrusada, farinhada, pedra de  cálcio,  osso de siba. 

Aí quer  variar, dar uns petiscos diferentes já se encontra muita novidade pra comprar, como barrinhas de sementes, frutas secas, sementes de abóbora, cereal próprios.

Queijo não deve dar.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu não aconselho a dar arroz. 

Vc da o arroz com óleo e temperos? Não se deve dar.

De ovo cozido amassado e coloque farinhada, é ótimo e os pais adoram. De milho fresco TB, só lavar bem lavado. Isso é muito bom pros  pais alimentarem os filhotes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em 16/01/2016 at 11:01, isabelle disse:

eu posso dar metade aquelas bolachas salgada que tem a forma de quadrado? para a minha calopsita?

A bolacha contêm sal e conservantes que fazem mal para as calopsitas, você pode dar a ela outros petiscos como pipoca sem sal e sem óleo.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Isabelle, o biscoito de água e sal não é recomendado pela quantidade de sódio, que tem uma proporção 4x maior do que nas rações extrusadas, aproximadamente (mas isso pode ser controlado pela quantidade oferecida, então o sódio não é mais um grande problema). No entanto, em relação aos conservantes, o bicarbonato de sódio também é usado em alimentos próprios para calopsitas. Os ingredientes da piraquê são: Farinha de trigo rica com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, malte, leite em pó, sal, fermento biológico e fermentos químicos: bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico. Muitos desses ingredientes são encontrados em rações extrusadas como as da megazoo. No caso, pode-se encontrar o bicarbonato de sódio em farinhadas para pássaros (age como conservante), o fosfato em diversas rações como complemento alimentar. Não sei se o fermento pode ser um problema, mas uma vez ou outra não há problema. Na dúvida veja a tabela de ingredientes, ela é que vai te falar tudo. 

Lembrando que há outros petiscos muito mais saudáveis para seu pássaro

Editado por Igor Salles
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 5 semanas atrás...

@isabelle Na minha opinião pode dar de bolacha de água e sal sem problemas para elas, pois o que irá fazer mal não é a bolacha e sim a quantidade que você for oferecer. Qualquer alimento dado em excesso poderá causar algum disturbio na ave.

As minhas calopsitas já fazem 10 anos que comem diariamente bolacha de água e até hoje nunca tiveram uma overdose de bolacha e nem problemas secundários por relação a isso. Sou moderada na oferta do alimento, tenho 10 calopsitas e todos os dias quebro duas bolachas de água e sal ao meio e prendo com pregador na portinha basculante do viveiro. Todas descem, comem um pouquinho e estão satisfeitas. No final do dia dessas duas bolachas ainda tem um restinho que não comeram. As outras aves que tenho também comem, dai eu pego uma bolacha e divido em quatro partes e ofereço uma dessas partes para elas. Percebe-se ai que elas não estão consumindo em excesso o alimento.

Quando a ave tem uma alimentação diversificada e com oferta constante, ela não come em excesso, é a mesma coisa do osso de siba que todos dizem que não pode deixar na gaiola, eu deixo direto e elas não comem, apenas dão umas bicadas todos os dias.

Conversei certa vez com meu veterinário que é especializado em aves sobre o assunto e ele me deu essa dica quanto ao osso de siba e até farinhada. Informou que quando elas comem demais é porque estão com deficiência no organismo e quando tem a oferta do alimento comem em demasia pois sabem que aquela é a "oportunidade" de comer, então comem tudo que pode. Quando elas tem disponível a vontade o alimento ou osso de siba/farinhada elas só comem quando tem vontade ou necessitam para repor os nutrientes no organismo.

Aqui em casa nada é controlado, deixo disponível a vontade, dai que fica dias e dias no viveiro e nem sempre comem, quanto a bolacha elas comem somente um pouquinho e muita das vezes até ignoram. 

Você encontrará relatos de todas as formas, mas na minha opinião e comprovado com as minhas aves isso é um mito que foi criado em torno do assunto.

Quanto a bolacha maizena não acredito ter problema por ela ter comido esse pouquinho, mas eu não daria, teria preferência pela de água e sal

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 10 months later...

Gente tenho uma calopsita de 4 meses

e to dando megazoo e sementes misturado.. to notando que ele não come a megazoo só sisca e joga tudo fora.. ja tentei dar ovo cozido ele nem quis chegar perto. E cenoura ele pica tudo e não come nada. O que eu faço pra ele começar a comer melhor?? Será que devo deixar sem a semente um dia e tentar dar só a ração megazoo?

Editado por Estela
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em 24/12/2016 at 10:44, Estela disse:

Gente tenho uma calopsita de 4 meses

e to dando megazoo e sementes misturado.. to notando que ele não come a megazoo só sisca e joga tudo fora.. ja tentei dar ovo cozido ele nem quis chegar perto. E cenoura ele pica tudo e não come nada. O que eu faço pra ele começar a comer melhor?? Será que devo deixar sem a semente um dia e tentar dar só a ração megazoo?

Tenta misturar a ração com as sementes.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.