Jump to content

Casal estranho


rafamalafaia
Ir para a solução Resolvido por rafamalafaia,

Posts Recomendados

Olá!

Bom, eu ja tinha um calopsita macho há bastante tempo e recentemente ganhei uma femea de presente. Não sei a idade de nenhum dos dois. Assim que ganhei ela, ja coloquei o ninho na gaiola.

Os dois parecem se estranharem, não são muito amigos. O macho queria demonstrar que a gaiola era só dele, a comida era só dele e as vezes bicava ela. E ele quando muito raramente queria fazer carinho, ela bicava ele. Eu já estava me conformando que eles nunca dariam certo por causa dessas briguinhas. Aí, ultimamente, a femea praticamente tomou a gaiola só pra ela. Não deixa o macho chegar perto de jeito nenhum, se ele se aproxima ela bica muito ele. E ela fica entrando e saindo do ninho toda hora, muitas vezes no dia, as vezes ela fica no puleiro que tem do lado da entrada do ninho tipo tomando conta. 

Outra coisa estranha é que ela começou a tomar banho na banheira que tem na gaiola e fica la fazendo um barulhinho diferente. As vezes ela tambem fica com o rabo pra cima e fazendo o mesmo barulhinho. Eu não entendo o que esta acontecendo. Fora da gaiola os dois se dão bem, cada um na sua. Eu tive que colocar água e comida fora da gaiola pro macho poder comer.

Alguem sabe o que pode estar acontecendo? Eu olhei o ninho e lá está tipo com um "buraco" , como se ela tivesse feito pra chocar. Mas é estranho porque eles não se dão muito bem.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Rafa. Bem, acredito que a presença do ninho pode estar sendo prejudicial para a ave, pois você deveria aguardar a formação de um casal.

Existem calopsitas que cortejam e se dão super bem como casal. Existem outras que formam casal porém apresentam dificuldades de reprodução (as minhas por exemplo).

O barulho que a fêmea faz "empinando" o bumbum é aquilo que chamamos de "pedindo gala" ou seja, devido a presença do ninho sua fêmea tornou-se territorialista e está muito estimulada a reproduzir. Devemos lembrar que a reprodução é sempre um processo de stress para a ave. Se o macho não está conseguindo cruzar com ela (subir em cima dela) enquanto ela faz este barulhinho e ela está cada vez mais agressiva. Sujiro que você retire o ninho e aguarde um outro momento.

Lembrando que a abundância de alimentos na natureza, estimula as aves à reprodução, sendo assim, para fins reprodutivos, isto deverá ser reproduzido na gaiola.

Outra coisa: Aves em stress reprodutivo apresentam baixa de imunidade. Cuidado com sinais de doença neste período!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu estava até pensando em tirar o ninho, mas hoje ela passou o dia inteiro la dentro. Ai eu curiosa fui la olhar e ela saiu desesperada pra me bicar, aí eu vi que tem um ovinho.

Sinceramente, eu não sei como eles acasalaram. Eu estava aqui lembrando que no ano novo eu viajei e deixei eles dois na casa do meu namorado, lá tem 3 machos e 1 fêmea. Será que ela "engravidou" de outro lá e por isso não quer deixar o meu chegar perto? hahahahha Ou é gravidez psicológica? já pensei em tanta coisa

Editado por rafamalafaia
Link para compartilhar
Share on other sites

Ela entrou na postura devido a VC ter colocado o ninho. 

Elas botam mesmo sem ter macho.

O ideal é VC saber a idade deles, e se tiverem mais de um ano, aí sim estarão preparados pra reprodução.

Primeiro tem que deixar o casal se entender, pra depois colocar o ninho. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Pois é, eu não sabia disso. Eu achei o macho na rua, quase sendo comido pelos gatos e a fêmea eu ganhei do amigo do meu namorado que foi morar em outro Estado. Vou procurar saber pelo menos a idade da fêmea.

Quando ela terminar a postura então, vou retirar o ninho.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...