Jump to content

Ajuda, estou preocupado


Rops

Posts Recomendados

Olá, primeiramente boa tarde. Bom, tenho uma calopsita macho linda, faz uns dois anos que comprei, ela é mansa, amiga e eu a amo. Porém na sexta ela começou a apresentar um problema que não sei explicar. Ela estava no ombro da minha mãe e a calopsita estava com uma sujeira no bico (Ou pena ou ração) e minha mãe estava tentando tirar e calopsita estava se opondo, então pedi pra minha mãe me dar a calopsita, assim tirei a sujeira, fui dar uma olhada na asa e ela bufou e começou a cambalear, como fosse desmaiar começou a fechar os olhinhos e o coração dela começou a disparar, ela ficou sem sustentação no meu dedo. Minha mãe pegou ela, fez uma concha com as mãos e começou a tentar a acalmar ela. Ela começou ficar um pouquinho mais calma com um tempinho e coração dela começou a dar uma normalizada, mas ficou molinha e cabisbaixa o dia todo (Isso nunca tinha acontecido com ela!) e a partir daí ela começou a ter diarreias. Antes de ocorrer esta crise que eu não sei qual é, ela se coçava (e ainda se coça) sem parar o tempo todo e começou a criar feridas em baixo da asa (ela esta cheia de peninhas novas), ficou feio. Então minha mãe pegou um anti inflamatório dela e aplicou em baixo da asa, deu até uma melhorada, mas não ficou 100%. Bom, no dia seguinte dessa crise tensa, fomos a uma petshop aqui perto, então compramos um inflamatório oral (q demos pra nela), vitaminas (ainda não dei) e um remédio para diarreia (p/ aves) que o vendedor nos sugeriu. Bom fomos para a casa e começamos a cuidar dela e ela começou a dar uma melhoradinha, mas vc via que não era aquela ave de antes, tb não sabia se era por causa da chuva, pq geralmente ela fica acolhida na gaiola em dias chuvosos. Bom, hj eu dei um pouco de atenção a ela de manhã, papariquei ela e tal. Fui almoçar com minha mãe, mas minha mãe acabou super rápido e ela foi para outro comido com a calopsita e estavam "bem" lá e eu demorei para sair da mesa, fiz os afazeres domésticos, escovei o dente, ou seja, demorei um pouco, e fui ver como a calopsita estava. Dei o dedo para ela, ela bufou (sabe qdo uma calopsita arisca bufa de medo? O som é o mesmo, mas sem agressividade) e ela começou a cambalear de novo (e a tensão voltou) e o coraçãozinho dela disparar. Minha mãe começou a me acusar de tudo, dizendo que tenho carga negativa, que a calopsita ficou assim por minha causa e tal. Então dei a calopsita para minha mãe e ela começou a acalmar de novo, mas esta super molinha... Bom eu não levei a um veterinário antes, pq moro uns 4 kms do Centro e não tenho carro, fiquei com mais medo de estressar o bicho no ônibus e não sei se veterinário de cão e gato cuida de aves, fiquei em duvida, além de estar chovendo muito nesses dias. Eu sei que vão me recomendar eu ir a um veterinário, mas gostaria de saber o que pode esta levando ela ter essas crises e o problema dela se coçar o tempo todo (esta relacionado ou não) e ficar com feridas. Quem puder me responder, agradeço, Rafael.

Link para compartilhar
Share on other sites

Rafael em primeiro lugar seja bem vindo :D Nossa    dificel de te dar um diagnostico , já que não somos veterinário , nunca passei por uma situação assim , em primeiro lugar o que ela come , continua com diarreia ,  esta emboladinha tremendo , quietinha ,respiração ofegante ?

Que medicação vc esta dando a ela ? o que me preocupa é esses crises que ela esta tendo pode ser intoxicação alimentar ou coração , alguma coisa que ela comeu diferente ?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Salete, minha calopsita esta comendo normalmente (pelo menos isso). Entrei em contato com um veterinario por telefone e me disse que pode se epilepsia em decorrência de uma virose, então me receitou avitrin Sufa, Avitrin antibiotico e Avitrin vitaminas e estou dando pra ela. Tb por conta própria troquei a ração dela por uma melhor (daquelas premium), ela parece que deu uma melhoradinha, mas só vou ficar satisfeito quando a ver cantando e mais resistente, vou aguardar. Qualquer coisa volto aqui a postar se ela tiver uma reação.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Só uma observação e resposta a sua pergunta que esqueci. Ela ficou com muito frio nesses dias, mas a temperatura abaixou mesmo por causa do excesso de chuva, então não sei se foi frio normal ou anormal. Como moro em um lugar frio no Brasil (Nova Friburgo/RJ) estava muito quente e houve uma brusca mudança de temperatura, após isso ela começou a apresentar essas crises (Não sei se foi coincidência ou não) A respiração alterada antes dela perder a sustentação (Não sei se eh respiracao alterada, mas ela "bufou"), a sensação q tive que ela iria apagar ou desmaiar. O coração dela disparou após isso (Não se se ocorre isso em ataque epilético ou convulsão na calopsita). Qto a ração que comprei é uma chamada zoofood (ela é boa? Sei que tem melhores e mais caras), estava dando daquelas rações que vende avulsa na petshop (isso pode ter influenciado né?)

Outra coisa a calopsita não para de comer... (será que posso deixar ela se alimentando direto?

Editado por Rops
Link para compartilhar
Share on other sites

Que bom que ela esta comendo sem para , pode deixar é sinal de que ela esta melhor e gostando das novas sementes , te aconselho nunca comprar essas misturas a granel pois podem estar contaminadas e ter fungos ou fezes de rato isso pode ter influenciado nesse ataque dela , se vc tiver condição  compre também ração extrusada e farinhada de ovo e mel ,  e misture organew  probiótico nas ração vai ajudar a melhorar a saúde de sua calopsita 

Continue dando os medicamentos que o veterinário indicou , nos horários certinho  observe se ela esta melhorando , se perceber que não vc tem que lavar a um veterinário para ele examinar e descobrir o que ela tem ,

Deixe ela na gaiola quietinha e com a gaiola pelo menos metade coberta , não deixe ela solta no chão frio faz muito mal e pode dar doenças respiratória , essas fungadinhas é normal quando eu me referi a respiração ofegante é quando a ave fica com o bico aberto e respira com dificuldade com se estivesse com as narinas entupidas .

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Rops Como está a sua ave? melhorou? Pelo seu relato ela pode estar com doença respiratória e vocês estão achando que seja outra coisa. Quanto a ficar comendo o dia inteiro é preocupante, pois para mim ela não está comendo e sim deve estar com algum problema respiratório onde a "garganta" está inflamada e não está permitindo que ela se alimente, como ela fica com fome fica o dia inteiro no pote mordiscando o alimento tentando comer, isso é característico de aves com doenças respiratórias.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...